...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Saúde / Covid-19: 354 milhões de doses estão asseguradas em 2021, diz Pazuello

Covid-19: 354 milhões de doses estão asseguradas em 2021, diz Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante entrevista ao programa Brasil em Pauta.
© Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Vacinas serão produzidas pela Fiocruz e pelo Butantan


Publi­ca­do em 06/01/2021 — 21:04 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O minis­tro da Saú­de, Edu­ar­do Pazu­el­lo, afir­mou hoje (6), em pro­nun­ci­a­men­to em rede naci­o­nal de rádio e TV, que o Bra­sil tem asse­gu­ra­das, para este ano, 354 milhões de doses de vaci­nas con­tra a covid-19. Do total, 254 milhões serão pro­du­zi­das pela Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz), em par­ce­ria com a Astra­Ze­ne­ca, e 100 milhões pelo Butan­tan, em par­ce­ria com a empre­sa Sino­vac.

Pazu­el­lo anun­ci­ou tam­bém a edi­ção de uma medi­da pro­vi­só­ria que tra­ta de ações excep­ci­o­nais para aqui­si­ção de vaci­nas, insu­mos, bens e ser­vi­ços de logís­ti­ca.

O minis­tro infor­mou que o minis­té­rio está em pro­ces­so de nego­ci­a­ção com os labo­ra­tó­ri­os Gama­leya, da Rús­sia, Jans­sen, Pfi­zer e Moder­na, dos Esta­dos Uni­dos, e Barat Bio­te­ch, da Índia.

Segun­do Pazu­el­lo, estão dis­po­ní­veis atu­al­men­te cer­ca de 60 milhões de serin­gas e agu­lhas. “Ou seja, um núme­ro sufi­ci­en­te para ini­ci­ar a vaci­na­ção da popu­la­ção ain­da nes­te mês de janei­ro”, dis­se o minis­tro. “Temos, tam­bém, a garan­tia da Orga­ni­za­ção Pana­me­ri­ca­na de Saú­de [Opas] de que rece­be­re­mos mais 8 milhões de serin­gas e agu­lhas em feve­rei­ro, além de outras 30 milhões já requi­si­ta­das à Abi­mo [Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da Indús­tria de Arti­gos e Equi­pa­men­tos Médi­cos e Odon­to­ló­gi­cos], a asso­ci­a­ção dos pro­du­to­res de serin­gas”.

Pazu­el­lo des­ta­cou que o Bra­sil está pre­pa­ra­do logis­ti­ca­men­te para a ope­ra­ção de vaci­na­ção. “Hoje, o Minis­té­rio da Saú­de está pre­pa­ra­do e estru­tu­ra­do em ter­mos finan­cei­ros, orga­ni­za­ci­o­nais e logís­ti­cos para exe­cu­tar o Pla­no Naci­o­nal de Ope­ra­ci­o­na­li­za­ção da Vaci­na­ção con­tra a Covid-19”, dis­se.

Sobre a vaci­na da Pfi­zer, o minis­tro des­ta­cou os esfor­ços para resol­ver as “impo­si­ções que não encon­tram ampa­ro na legis­la­ção bra­si­lei­ra”, como a isen­ção de res­pon­sa­bi­li­za­ção civil por efei­tos cola­te­rais da vaci­na­ção e a cri­a­ção de um fun­do cau­ção para cus­te­ar pos­sí­veis ações judi­ci­ais. O minis­tro dis­se ain­da que em bre­ve o Bra­sil será expor­ta­dor de vaci­nas para a região.

Medida Provisória

Assi­na­da pelo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, a medi­da pro­vi­só­ria cita­da por Pazu­el­lo pre­vê que o Minis­té­rio da Saú­de será o res­pon­sá­vel por coor­de­nar a exe­cu­ção do Pla­no Naci­o­nal de Ope­ra­ci­o­na­li­za­ção de Vaci­na­ção con­tra a Covid-19. A nor­ma tam­bém pre­vê a con­tra­ta­ção de vaci­nas e de insu­mos, antes do regis­tro sani­tá­rio ou da auto­ri­za­ção tem­po­rá­ria de uso emer­gen­ci­al pela Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) e o trei­na­men­to de pro­fis­si­o­nais para imu­ni­zar a popu­la­ção. “Asse­gu­ro que todos os esta­dos e muni­cí­pi­os rece­be­rão a vaci­na de for­ma simul­tâ­nea, igua­li­tá­ria e pro­por­ci­o­nal à sua popu­la­ção”, des­ta­cou ao rea­fir­mar que a vaci­na será gra­tui­ta e não obri­ga­tó­ria.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

Agên­cia Bra­sil / EBC


 

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …