...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Educação / Covid-19: 54% dos estagiários exerceram atividades presencias

Covid-19: 54% dos estagiários exerceram atividades presencias

unb_cotas_2

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Pesquisa foi feita a pedido do CIEE e entrevistou 6,6 mil estagiários


Pub­li­ca­do em 17/06/2021 — 13:48 Por Flávia Albu­querque – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Durante o primeiro ano de pan­demia, 54% dos estag­iários brasileiros con­tin­uaram exercendo suas ativi­dades pres­en­cial­mente, den­tro dos pro­to­co­los de segu­rança, enquan­to 46% exe­cu­taram suas funções em tra­bal­ho remo­to. Dess­es, 16% afir­maram não ter feito nada porque o tra­bal­ho depen­dia da pre­sença na empre­sa.

Os dados fazem parte de um pesquisa fei­ta pelo Cen­tro de Inte­gração Empre­sa-Esco­la (CIEE) para apre­sen­tar um raio‑x do está­gio no Brasil, prin­ci­pal­mente com a chega­da da pan­demia de covid-19 e das par­al­isações e mudanças na dinâmi­ca de tra­bal­ho.

Segun­do o lev­an­ta­men­to, agre­ga­do ao 12º Prêmio CIEE Mel­hores Pro­gra­mas de Está­gio, 93% dos estu­dantes acred­i­tam que o está­gio é fun­da­men­tal para o desen­volvi­men­to profis­sion­al e 92% acred­i­tam que a exper­iên­cia é impor­tante para a obtenção de um bom emprego. A maio­r­ia dos entre­vis­ta­dos (63%) demon­strou alto nív­el de sat­is­fação com relação ao pro­gra­ma de está­gio que par­tic­i­pam. Quan­do ques­tion­a­dos sobre auxílio ou ori­en­tação em suas ativi­dades do está­gio, 93% dis­ser­am ser sem­pre aten­di­dos pelos cole­gas mais vel­hos.

Os par­tic­i­pantes da pesquisa tam­bém destacaram que na empre­sa em que estão apren­dem a ser bons profis­sion­ais (92%) e que têm aces­so aos equipa­men­tos e recur­sos necessários para realizar as ativi­dades pre­vis­tas no está­gio (91%). A maio­r­ia (91%) faz está­gio em empre­sas diver­sas onde há fun­cionários de difer­entes raças, gênero, ori­en­tações sex­u­ais e religiões e acred­i­ta que todos ten­ham as mes­mas opor­tu­nidades de cresci­men­to.

O lev­an­ta­men­to mostrou ain­da que a ren­da famil­iar média dos estag­iários está con­cen­tra­da entre as faixas de dois a três salários mín­i­mos. Grande parte dos estag­iários (70%) afir­ma que usa a bol­sa-auxílio para aju­dar no sus­ten­to da família e citam como prin­ci­pais despe­sas a men­sal­i­dade esco­lar, aju­da com a casa e cus­tos com ali­men­tação.

A média da bol­sa-auxílio é de R$ 895,22, maior do que na edição ante­ri­or da pesquisa quan­do o val­or era de R$ 703,54. O tem­po de duração do con­tra­to é de 16 meses. Quan­to aos bene­fí­cios, 83% recebem auxílio trans­porte, 44% têm reces­so remu­ner­a­do e 41% têm redução de jor­na­da em dias de pro­va.

Para o CEO do CIEE, Hum­ber­to Casagrande, esse diag­nós­ti­co mostra a importân­cia do está­gio na vida do estu­dante, seja no aspec­to finan­ceiro, profis­sion­al ou pes­soal. Segun­do ele, o CIEE atende 200 mil jovens e há 1,5 mil­hão aguardan­do por uma opor­tu­nidade de está­gio.

“Neste momen­to procu­ramos mel­ho­rar nos­so atendi­men­to aos can­didatos, facil­i­tan­do tam­bém para as empre­sas, e feito uma ver­dadeira pre­gação jun­to às 32 mil insti­tu­ições com as quais tra­bal­hamos. Mas isso não é sufi­ciente para ger­ar opor­tu­nidades para todos. O que podemos faz­er é divul­gar o nos­so tra­bal­ho, inve­stir na for­mação dos can­didatos”, disse.

A pesquisa foi fei­ta pelo Ibope Inteligên­cia de 3 de dezem­bro de 2020 a 4 de abril de 2021. Foram entre­vis­ta­dos pela inter­net 6.634 estag­iários, de 538 orga­ni­za­ções inscritas. Hou­ve respos­ta de estu­dantes que esta­giam em 467 orga­ni­za­ções. A maior parte dos que par­tic­i­param são estu­dantes do ensi­no supe­ri­or (89%) e de insti­tu­ições de ensi­no par­tic­u­lar (65%).  Pelo menos 64% faz está­gios em orga­ni­za­ções públi­cas, e den­tre ess­es, a maio­r­ia em enti­dades estad­u­ais e munic­i­pais.

Edição: Lílian Beral­do

 LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Encontro em Natal discute modelo de educação que não reprove estudante

Desafio foi lançado por representante do Unicef Lety­cia Bond — Envi­a­da Espe­cial Pub­li­ca­do em 11/12/2024 …