...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias / Covid-19: Alagoas estende Fase Vermelha a todo o estado

Covid-19: Alagoas estende Fase Vermelha a todo o estado

Comércio e atividades consideradas não essenciais fecham as portas durante lockdown no Distrito Federal.

© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

Medidas preveem restrição de circulação e funcionamento de comércio


Pub­li­ca­do em 16/03/2021 — 21:59 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­nador de Alagoas, Renan Fil­ho (MDB), assi­nou decre­to que deter­mi­na o retorno de todos os municí­pios do esta­do para a Fase Ver­mel­ha, a mais restri­ti­va no enfrenta­men­to à pan­demia de covid-19. De acor­do com Pro­to­co­lo de Dis­tan­ci­a­men­to Social Con­tro­la­do no esta­do, essas fas­es são clas­si­fi­cadas nas cores Ver­mel­ha, Laran­ja, Amarela, Azul e Verde, con­forme o a pio­ra ou mel­ho­ra no indi­cadores de con­t­a­m­i­nação e mortes. O anún­cio foi feito nes­ta terça-feira (16) pelo gov­er­nador, em cole­ti­va de impren­sa. A Fase Ver­mel­ha terá iní­cio nes­ta sex­ta-feira (19) e vai durar 14 dias.  

“Na Fase Ver­mel­ha, será implan­ta­da uma restrição de horário de cir­cu­lação. Nen­hum cidadão em Alagoas vai poder cir­cu­lar depois das 21h, se não estiv­er a des­ti­no de cumprir algu­ma neces­si­dade essen­cial para a sua família”, desta­cou o gov­er­nador. Esse toque de recol­her será entre 21h e 6h e quem des­cumprir poderá ser mul­ta­do.

“Será veda­do o aces­so a pra­ia, rios e lagos aos finais de sem­ana, sába­do e domin­go. Todos ess­es ambi­entes estarão fecha­dos para uso nesse perío­do de 14 dias”, acres­cen­tou.

Na Fase Ver­mel­ha, acad­e­mias, cen­tros de ginás­ti­ca, salões de beleza e igre­jas poderão fun­cionar com no máx­i­mo 30% da capaci­dade. O trans­porte inter­mu­nic­i­pal fica sus­pen­so. Esco­las e uni­ver­si­dades poderão fun­cionar em regime híbri­do (semi­pres­en­cial). Já bares e restau­rantes dev­erão fechar o atendi­men­to ao públi­co, poden­do ape­nas tra­bal­har com serviço de deliv­ery e entre­ga de comi­da.

O comér­cio em ger­al poderá abrir em horário reduzi­do. Segun­do o decre­to, nas áreas cen­trais das cidades, as lojas poderão abrir das 9h até às 17h. Nas áreas fora do cen­tro das cidades, o fun­ciona­men­to será das 10h às 18h. O obje­ti­vo é reduzir o fluxo de pes­soas no trans­porte públi­co. Aos sába­dos, domin­gos e segun­das-feiras, o comér­cio fica proibido de fun­cionar.

Ain­da de acor­do com Renan Fil­ho, na Fase Ver­mel­ha os shop­pings poderão fun­cionar, no horário entre 11h e 20h, mas ficam proibidos de abrir aos sába­dos, domin­gos e terças-feiras.

Antes da ampli­ação das restrições, ape­nas as regiões Agreste e Sertão do esta­do estavam na fase ver­mel­ha. As regiões met­ro­pol­i­tana de Maceió, Zona da Mata e Litoral estavam na Fase Laran­ja, menos restri­ti­va.

No bal­anço mais recente do Min­istério da Saúde, o esta­do de Alagoas con­tabi­liza 3.234 mortes pelo novo coro­n­avírus, com mais de 142,5 mil pes­soas infec­tadas des­de o iní­cio da pan­demia.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …