...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Saúde / Covid-19: Anvisa divulga novas orientações para farmácias e drogarias

Covid-19: Anvisa divulga novas orientações para farmácias e drogarias

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

Pub­li­ca­do em 12/01/2021 — 06:36 Por Agên­cia Brasil — Brasília


A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) divul­gou nova nota téc­ni­ca, com ori­en­tações que obje­ti­vam min­i­mizar os riscos de exposição ao novo coro­n­avírus (covid-19) para as equipes de profis­sion­ais que tra­bal­ham nas far­má­cias e drog­a­rias e aos clientes, a par­tir da adoção de princí­pios de pre­venção e con­t­role de infecções e dis­tan­ci­a­men­to social enquan­to durar a pan­demia.

De acor­do com o doc­u­men­to, divul­ga­do nes­sa segun­da-feira (11), as far­má­cias e drog­a­rias são esta­b­elec­i­men­tos que real­izam ativi­dades essen­ci­ais durante a pan­demia e, por isso, é fun­da­men­tal que cumpram medi­das rela­cionadas ao enfrenta­men­to da dis­sem­i­nação da covid-19.

Con­forme a nota da Anvisa, as far­má­cias e drog­a­rias, entre out­ras medi­das, devem esta­b­ele­cer bar­reiras, pref­er­en­cial­mente físi­cas, entre fun­cionários e usuários, como tam­bém entre os próprios usuários.

Recomen­da-se ain­da que o dis­tan­ci­a­men­to seja de no mín­i­mo 1 metro entre elas; e lim­i­tar o número de pes­soas no inte­ri­or do esta­b­elec­i­men­to para evi­tar aglom­er­ação no bal­cão de atendi­men­to ou nas áreas de paga­men­to.

Além dis­so, os esta­b­elec­i­men­tos podem definir estraté­gias para diminuir o tem­po que o usuário per­manece na fila; e estraté­gias para con­tro­lar o fluxo da entra­da de clientes no esta­b­elec­i­men­to. Se as condições climáti­cas per­mi­tirem, disponi­bi­lizar local exter­no para área de espera.

“As far­má­cias e drog­a­rias devem tam­bém disponi­bi­lizar insumos de pro­teção e pre­venção, tais como: sabonete líqui­do, preparações alcoóli­cas a  70%  e equipa­men­tos de pro­teção indi­vid­ual, para o atendi­men­to seguro e ade­qua­do, estando estes em fácil aces­so e sufi­cientes para os clientes e equipe”, ori­en­ta a Anvisa.

Edição: Aécio Ama­do

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Estudo detecta presença de metais na urina de crianças em Brumadinho

Percentual de arsênio passou de 42% em 2021 para 57% em 2023 Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do …