...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Saúde / Covid-19: começa hoje vacinação no DF para idosos de 76 a 78 anos

Covid-19: começa hoje vacinação no DF para idosos de 76 a 78 anos

Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

Capital federal tem cerca de 23 mil pessoas nessa faixa de idade


Pub­li­ca­do em 26/02/2021 — 06:00 Por Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Começa hoje (26), no Dis­tri­to Fed­er­al (DF), a cam­pan­ha de vaci­nação con­tra covid-19 para idosos de 76 a 78 anos. Essas pes­soas foram incluí­das no públi­co-alvo após a entre­ga de 25,5 mil dos­es da vaci­na Cov­ishield, desen­volvi­da pela uni­ver­si­dade de Oxford, em parce­ria com a far­ma­cêu­ti­ca britâni­ca AstraZeneca, e dis­tribuí­da no Brasil pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz).

De acor­do com a Sec­re­taria de Saúde do DF, existe ain­da a pre­visão do Min­istério da Saúde de enviar para o DF uma remes­sa de 11 mil dos­es da vaci­na Coro­n­aVac, pro­duzi­da pelo Insti­tu­to Butan­tan em parce­ria com a far­ma­cêu­ti­ca chi­ne­sa Sino­vac.

A esti­ma­ti­va é de que haja 23.061 pes­soas de 76 a 78 anos viven­do na cap­i­tal fed­er­al. Além dis­so, segun­do o gov­er­no local, con­tin­uarão sendo vaci­na­dos mem­bros do grupo pri­or­itário já incluí­do ante­ri­or­mente, além de cer­ca de 9 mil profis­sion­ais de saúde da rede pri­va­da que estão na lin­ha de frente e ain­da não foram imu­niza­dos.

Ago­ra, as pes­soas que fazem parte do públi­co-alvo poderão agen­dar a apli­cação da primeira dose pela inter­net, no site vacina.saude.df.gov.br. Até então, esse serviço só era per­mi­ti­do para a segun­da dose.

A vaci­nação con­tra a covid-19 ocorre em 42 pon­tos de vaci­nação, sendo 13 por dri­ve-thru. A lista e os horários de fun­ciona­men­tos das unidades para imu­niza­ção estão disponíveis na pági­na da Sec­re­taria de Saúde.

Com a ampli­ação, os gru­pos pri­or­itários a serem vaci­na­dos no DF pas­sam a ser com­pos­tos da seguinte maneira: pes­soas com 76 anos ou mais; idosos a par­tir de 60 anos, pes­soas com defi­ciên­cia que vivem em unidades de acol­hi­men­to e cuidadores que atu­am nes­sas insti­tu­ições; tra­bal­hadores da rede públi­ca de saúde, em todos os níveis de atenção; tra­bal­hadores dos hos­pi­tais pri­va­dos; povos indí­ge­nas que vivem em ter­ras indí­ge­nas, pacientes inter­na­dos em home care SES-DF (SAD-AC – de alta com­plex­i­dade, inter­na­dos em casa, que são assis­ti­dos com suporte de ven­ti­lação mecâni­ca) e pacientes inter­na­dos no Núcleo Region­al de Atendi­men­to Domi­cil­iar (AD2 e AD3 – inter­na­dos em casa e acom­pan­hados pelas equipes da Sec­re­taria de Saúde); tra­bal­hadores dos serviços de Atenção Pré-Hos­pi­ta­lar; res­gatis­tas do Cor­po de Bombeiros.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …