...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Saúde / Covid-19: começa hoje vacinação no DF para idosos de 76 a 78 anos

Covid-19: começa hoje vacinação no DF para idosos de 76 a 78 anos

Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.
© Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Capital federal tem cerca de 23 mil pessoas nessa faixa de idade


Publi­ca­do em 26/02/2021 — 06:00 Por Andreia Ver­dé­lio — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Come­ça hoje (26), no Dis­tri­to Fede­ral (DF), a cam­pa­nha de vaci­na­ção con­tra covid-19 para ido­sos de 76 a 78 anos. Essas pes­so­as foram incluí­das no públi­co-alvo após a entre­ga de 25,5 mil doses da vaci­na Covishi­eld, desen­vol­vi­da pela uni­ver­si­da­de de Oxford, em par­ce­ria com a far­ma­cêu­ti­ca bri­tâ­ni­ca Astra­Ze­ne­ca, e dis­tri­buí­da no Bra­sil pela Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz).

De acor­do com a Secre­ta­ria de Saú­de do DF, exis­te ain­da a pre­vi­são do Minis­té­rio da Saú­de de envi­ar para o DF uma remes­sa de 11 mil doses da vaci­na Coro­na­Vac, pro­du­zi­da pelo Ins­ti­tu­to Butan­tan em par­ce­ria com a far­ma­cêu­ti­ca chi­ne­sa Sino­vac.

A esti­ma­ti­va é de que haja 23.061 pes­so­as de 76 a 78 anos viven­do na capi­tal fede­ral. Além dis­so, segun­do o gover­no local, con­ti­nu­a­rão sen­do vaci­na­dos mem­bros do gru­po pri­o­ri­tá­rio já incluí­do ante­ri­or­men­te, além de cer­ca de 9 mil pro­fis­si­o­nais de saú­de da rede pri­va­da que estão na linha de fren­te e ain­da não foram imu­ni­za­dos.

Ago­ra, as pes­so­as que fazem par­te do públi­co-alvo pode­rão agen­dar a apli­ca­ção da pri­mei­ra dose pela inter­net, no site vacina.saude.df.gov.br. Até então, esse ser­vi­ço só era per­mi­ti­do para a segun­da dose.

A vaci­na­ção con­tra a covid-19 ocor­re em 42 pon­tos de vaci­na­ção, sen­do 13 por dri­ve-thru. A lis­ta e os horá­ri­os de fun­ci­o­na­men­tos das uni­da­des para imu­ni­za­ção estão dis­po­ní­veis na pági­na da Secre­ta­ria de Saú­de.

Com a ampli­a­ção, os gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os a serem vaci­na­dos no DF pas­sam a ser com­pos­tos da seguin­te manei­ra: pes­so­as com 76 anos ou mais; ido­sos a par­tir de 60 anos, pes­so­as com defi­ci­ên­cia que vivem em uni­da­des de aco­lhi­men­to e cui­da­do­res que atu­am nes­sas ins­ti­tui­ções; tra­ba­lha­do­res da rede públi­ca de saú­de, em todos os níveis de aten­ção; tra­ba­lha­do­res dos hos­pi­tais pri­va­dos; povos indí­ge­nas que vivem em ter­ras indí­ge­nas, paci­en­tes inter­na­dos em home care SES-DF (SAD-AC – de alta com­ple­xi­da­de, inter­na­dos em casa, que são assis­ti­dos com supor­te de ven­ti­la­ção mecâ­ni­ca) e paci­en­tes inter­na­dos no Núcleo Regi­o­nal de Aten­di­men­to Domi­ci­li­ar (AD2 e AD3 – inter­na­dos em casa e acom­pa­nha­dos pelas equi­pes da Secre­ta­ria de Saú­de); tra­ba­lha­do­res dos ser­vi­ços de Aten­ção Pré-Hos­pi­ta­lar; res­ga­tis­tas do Cor­po de Bom­bei­ros.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Repro­du­ção: © Pau­lo H. Carvalho/Agência Bra­sil Imunização continua para crianças de 10 e 11 anos …