...
domingo ,16 março 2025
Home / Meios de comunicação / Covid-19: ministro ressalta importância de tomar 2º dose de vacina

Covid-19: ministro ressalta importância de tomar 2º dose de vacina

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Marcelo Queiroga faz balanço do combate à covid-19 no A Voz do Brasil


Pub­li­ca­do em 23/12/2021 — 08:00 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O com­bate à pan­demia de covid-19 fez o Brasil dar saltos quan­ti­ta­tivos e qual­i­ta­tivos no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). A afir­mação é do min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, em entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil que vai ao ar na noite de hoje (23).

Segun­do ele, os leitos de unidade de ter­apia inten­si­va (UTI) antes da pan­demia eram cer­ca de 23 mil. Ago­ra, estão em 40 mil. De acor­do com o min­istro da Saúde, o grande desafio foi a cam­pan­ha de vaci­nação. “A escassez de dos­es deu lugar a uma das mais bem suce­di­das cam­pan­has de vaci­nação con­tra a covid-19 no mun­do”, disse.

O min­istro atribuí ao suces­so da cam­pan­ha a redução no número de casos e mortes por covid-19 no Brasil. “Em seis meses assis­ti­mos a uma redução de 90% no número de casos e 90% no número de mortes”. Queiroga lem­bra que, hoje, a média móv­el de mortes está em cer­ca de 130 casos. No ápice da pan­demia, esse índice chegou a 4 mil. Segun­do ele, o resul­ta­do foi obti­do graças a uma estraté­gia plane­ja­da des­de 2020.

O min­istro da Saúde esclarece aos mais de 20 mil­hões de brasileiros que ain­da não com­ple­taram o esque­ma vaci­nal que a imu­niza­ção com­ple­ta só ocorre após a segun­da dose e disse que o min­istério já está proven­do a dose de reforço. Segun­do ele, com a dose de reforço, aque­les que tomaram a vaci­na há mais de cin­co meses têm sua capaci­dade de respos­ta aumen­ta­da no caso de uma vari­ante ou de um novo sur­to de casos, evi­tan­do, assim, o aumen­to das hos­pi­tal­iza­ções e óbitos.

Durante a entre­vista, o min­istro tam­bém falou sobre o com­bate a doenças car­dio­vas­cu­lares, atenção bási­ca e o tra­bal­ho real­iza­do nas comu­nidades indí­ge­nas.

A Voz do Brasil

A par­tic­i­pação do tit­u­lar do Min­istério da Cidada­nia abre uma série de entre­vis­tas com min­istros que serão veic­u­ladas no pro­gra­ma A Voz do Brasil de hoje até o últi­mo dia do ano. Haverá trans­mis­são nor­mal do pro­gra­ma nos dias 24 e 31.

A Voz do Brasil é veic­u­la­da em todas as emis­so­ras de radiod­i­fusão brasileiras, entre as 19h e as 22h (do horário de Brasília), de segun­da a sex­ta-feira. O pro­gra­ma tam­bém pode ser acom­pan­hado pelas redes soci­ais e pelo canal da TV Brasil Gov no YouTube.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …