...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Covid-19: mortalidade de gestantes é mais que o dobro da média no país

Covid-19: mortalidade de gestantes é mais que o dobro da média no país

gestante

Repro­du­ção: © Ana Nascimento/MDS/Portal Bra­sil

Gestantes e puérperas registram taxa de letalidade de 7,2%


Publi­ca­do em 04/06/2021 — 19:31 Por Vla­di­mir Pla­to­now — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil* — Rio de Janei­ro

As ges­tan­tes e puér­pe­ras (mulhe­res que tive­ram filhos há até 45 dias) regis­tra uma taxa de leta­li­da­de de 7,2%, mais que o dobro da atu­al taxa de leta­li­da­de do país, que é de 2,8%. O dado faz par­te do últi­mo Bole­tim do Obser­va­tó­rio Covid-19, da Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz), divul­ga­do nes­ta sex­ta-fei­ra (4).

Segun­do o bole­tim, um estu­do sobre a pan­de­mia nas Amé­ri­cas, publi­ca­do em maio pela Orga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na da Saú­de (Opas), veri­fi­cou que, entre janei­ro e abril des­te ano, hou­ve um aumen­to rele­van­te de casos em ges­tan­tes e puér­pe­ras, e de óbi­tos mater­nos por covid-19 em 12 paí­ses.

Os espe­ci­a­lis­tas aler­tam ain­da que as ges­tan­tes podem evo­luir para for­mas gra­ves da covid-19, com des­com­pen­sa­ção res­pi­ra­tó­ria, em espe­ci­al, aque­las que estão em tor­no de 32 ou 33 sema­nas de ges­ta­ção. Em mui­tos casos, segun­do os cien­tis­tas, há neces­si­da­de de ante­ci­par o par­to.

Esse qua­dro aumen­ta a pre­o­cu­pa­ção em rela­ção à dis­po­ni­bi­li­da­de de lei­tos de UTI adul­to para essas mulhe­res e de lei­tos de UTI neo­na­tal para os recém-nas­ci­dos, que podem ser pre­ma­tu­ros. Os pes­qui­sa­do­res aler­tam que ambos pre­ci­sam de cui­da­dos espe­ci­a­li­za­dos e ime­di­a­tos. A par­tir de mea­dos de 2020, come­ça­ram a ser publi­ca­dos arti­gos sobre a mor­te de ges­tan­tes e puér­pe­ras por covid-19 no Bra­sil, aler­tan­do para a neces­si­da­de de pre­pa­ra­ção e orga­ni­za­ção de toda a rede de aten­ção em saú­de.

De acor­do como Obser­va­tó­rio Obs­té­tri­co Bra­si­lei­ro Covid-19, os óbi­tos mater­nos em 2021 supe­ra­ram o núme­ro noti­fi­ca­do em 2020. No ano de 2020, foram 544 óbi­tos em ges­tan­tes e puér­pe­ras por covid-19 no país, com média sema­nal de 12,1 óbi­tos, con­si­de­ran­do que a pan­de­mia se esten­deu por 45 sema­nas epi­de­mi­o­ló­gi­cas nes­se ano. Até 26 de maio de 2021, trans­cor­ri­das 20 sema­nas epi­de­mi­o­ló­gi­cas, foram regis­tra­dos 911 óbi­tos, com média sema­nal de 47,9 óbi­tos.

* Com infor­ma­ções da Fio­cruz

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …