...
domingo ,14 julho 2024
Home / Saúde / Covid-19: Rio começa a testar passageiros vindos da Índia

Covid-19: Rio começa a testar passageiros vindos da Índia

Movimento de aeronaves no Aeroporto Santos Dumont.
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Meta é evitar disseminação da variante indiana do novo coronavírus


Pub­li­ca­do em 01/06/2021 — 10:31 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) e a Sec­re­taria Estad­ual de Saúde do Rio de Janeiro começaram hoje (1º) a mon­i­torar, nos aero­por­tos da cap­i­tal, pas­sageiros que ten­ham pas­sa­do pela Índia. O obje­ti­vo é evi­tar a dis­sem­i­nação da vari­ante indi­ana do novo coro­n­avírus no esta­do, depois da con­fir­mação de um homem que, ten­do via­ja­do para aque­le país, ingres­sou no Rio con­t­a­m­i­na­do com a nova cepa.

O mon­i­tora­men­to envolverá vig­ilân­cia 24 horas e testes de antígeno para detec­tar a covid-19 em pas­sageiros que cheguem pelo Aero­por­to Inter­na­cional Tom Jobim/Galeão e pelo San­tos Dumont e que ten­ham pas­sa­do pela Índia.

Caso o teste seja pos­i­ti­vo, ess­es pas­sageiros serão iso­la­dos em um hotel do Rio, onde serão mon­i­tora­dos, e realizarão o teste RT-PCR. As amostras serão encam­in­hadas para sequen­ci­a­men­to genômi­co, para que se iden­ti­fique a vari­ante do coro­n­avírus.

O homem que testou pos­i­ti­vo para a vari­ante indi­ana é um morador de Cam­pos, no norte do esta­do, e está sendo mon­i­tora­do no Rio. As pes­soas que tiver­am con­ta­to com ele e que chegaram da Índia tam­bém estão sendo acom­pan­hadas pelas vig­ilân­cias munic­i­pal e estad­ual. Segun­do a Sec­re­taria Estad­ual, até o momen­to não hou­ve out­ra con­fir­mação de con­t­a­m­i­nação pela nova cepa.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado …