...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Covid-19: Rio de Janeiro busca 78 mil pessoas com vacinação em atraso

Covid-19: Rio de Janeiro busca 78 mil pessoas com vacinação em atraso

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Secretaria alerta que imunização só fica completa com duas doses


Pub­li­ca­do em 23/06/2021 — 08:40 Por Ake­mi Nita­hara e Vitor Abdala – Repórteres da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Cer­ca de 78 mil pes­soas que rece­ber­am a primeira dose da vaci­na con­tra a covid-19 no municí­pio do Rio de Janeiro não retornaram den­tro do pra­zo pre­vis­to para tomar a segun­da dose. A Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde (SMS) infor­mou que tem feito bus­ca ati­va dessas pes­soas para que com­pletem o esque­ma vaci­nal.

Em nota, a SMS reforça que somente com o esque­ma vaci­nal com­ple­to, de duas dos­es, é pos­sív­el garan­tir a eficá­cia da imu­niza­ção.

De acor­do com o painel de vaci­nação da prefeitu­ra, 2.785.177 pes­soas tomaram a primeira dose, o que rep­re­sen­ta 41,3% da pop­u­lação total do municí­pio e 52,8% da pop­u­lação adul­ta. A segun­da dose foi apli­ca­da em 975.961 pes­soas, o que equiv­ale a 14,5% da pop­u­lação total e 18,5% dos maiores de 18 anos.

A sec­re­taria desta­ca que as vaci­nas da AstraZeneca e da Pfiz­er têm inter­va­lo de 12 sem­anas entre as duas dos­es, enquan­to a Coro­n­aVac tem perío­do menor, de qua­tro sem­anas. Nem todas as pes­soas que tomaram a primeira dose estão com a segun­da em atra­so.

Seguin­do o cal­endário de vaci­nação, o municí­pio do Rio de Janeiro faz hoje (23) a repescagem para os profis­sion­ais da edu­cação que não con­seguiram ser imu­niza­dos nas sem­anas ante­ri­ores. Aman­hã podem com­pare­cer aos pos­tos de vaci­nação as mul­heres de 48 anos, na sex­ta-feira será a vez dos home­ns dessa idade e no sába­do ocorre a repescagem para pes­soas a par­tir dessa mes­ma idade.

Tam­bém nes­ta sem­ana, o municí­pio vaci­na as grávi­das e as mul­heres que tiver­am fil­ho há pouco tem­po. Inde­pen­den­te­mente da idade, elas poderão ser imu­nizadas em qual­quer dia da sem­ana. Esta fase do Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção (PNI) abrange as grávi­das e puér­peras sem comor­bidades para a covid-19. Elas rece­berão a vaci­na da Pfiz­er ou a Coro­n­aVac, já que o Min­istério da Saúde sus­pendeu a apli­cação da AstraZeneca/Fiocruz nesse grupo.

Na próx­i­ma sem­ana, dias 28, 29 e 30 de jun­ho, serão vaci­nadas as pes­soas com 47 anos. Em jul­ho serão con­tem­pladas as pes­soas entre 46 e 38 anos e em agos­to, entre 37 e 18 anos, sem­pre respei­tan­do o escalon­a­men­to por idade e sexo. Setem­bro começa com meni­nas de 17 anos no dia 1º e meni­nos de 17 anos no dia 2, seguin­do até o dia 15 de setem­bro, quan­do ocorre a repescagem para todos os ado­les­centes a par­tir de 12 anos.

Distribuição

A Sec­re­taria Estad­ual de Saúde con­clui hoje (23) a dis­tribuição de 1,06 mil­hão de dos­es da vaci­na AstraZeneca con­tra a covid-19, des­ti­nadas à apli­cação da segun­da dose.

Rio de Janeiro, Niterói e Vol­ta Redon­da já bus­caram seus imu­nizantes ontem. A dis­tribuição para os out­ros 89 municí­pios será fei­ta por cam­in­hões e vans ao lon­go des­ta quar­ta-feira.

A sec­re­taria pede à pop­u­lação que retorne aos pos­tos de saúde nos dias indi­ca­dos, rece­ba a segun­da dose e com­plete a eficá­cia da vaci­na.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …