...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Justiça / Covid-19: STF decide que União terá de elaborar plano para quilombolas

Covid-19: STF decide que União terá de elaborar plano para quilombolas

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
© Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

A decisão foi tomada ontem, por unanimidade, em plenário


Publi­ca­do em 24/02/2021 — 11:24 Por Feli­pe Pon­tes — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O ple­ná­rio do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) deter­mi­nou, por una­ni­mi­da­de, em jul­ga­men­to encer­ra­do ontem (23), que a União ela­bo­re no pra­zo de 30 dias um pla­no naci­o­nal de enfren­ta­men­to da pan­de­mia de covid-19 vol­ta­do espe­ci­al­men­te para a popu­la­ção qui­lom­bo­la.

Na mes­ma ação, os minis­tros deci­di­ram, por 9 votos a 2, sus­pen­der todos os pro­ces­sos judi­ci­ais do país que envol­vam a dis­pu­ta de pos­se e pro­pri­e­da­de ou que ques­ti­o­nem a titu­la­ção de de ter­ras qui­lom­bo­las. A medi­da que deve vigo­rar até o fim da pan­de­mia.

A deci­são foi toma­da em uma ação de des­cum­pri­men­to de pre­cei­to fun­da­men­tal (ADPF) aber­ta pela Coor­de­na­ção Naci­o­nal de Arti­cu­la­ção das Comu­ni­da­des Negras Rurais Qui­lom­bo­las (Conaq) e cin­co par­ti­dos — Rede, PSB, Psol, PT e PCdoB.. O jul­ga­men­to foi encer­ra­do na noi­te de ter­ça-fei­ra (23) no ple­ná­rio vir­tu­al, ambi­en­te em que os minis­tros tem um pra­zo para votar remo­ta­men­te por escri­to.

Por una­ni­mi­da­de, o Supre­mo deter­mi­nou ain­da que o gover­no cons­ti­tua em 72 horas um gru­po de tra­ba­lho para deba­ter, apro­var e moni­to­rar o pla­no de enfren­ta­men­to à covid-19 entre os qui­lom­bo­las, com a par­ti­ci­pa­ção da Conaq, do Minis­té­rio Públi­co Fede­ral (MPF), da Fun­da­ção Cul­tu­ral Pal­ma­res, do Con­se­lho Naci­o­nal de Direi­tos Huma­nos, da Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU) e das pró­pri­as comu­ni­da­des qui­lom­bo­las, entre outros.

Pelo mes­mo pra­zo, o ple­ná­rio do Supre­mo orde­nou a inclu­são no regis­tro dos casos de covid-19 do que­si­to raça/cor/etnia, “asse­gu­ra­das a noti­fi­ca­ção com­pul­só­ria dos con­fir­ma­dos e ampla e perió­di­ca publi­ci­da­de”, bem como o res­ta­be­le­ci­men­to de pla­ta­for­mas públi­cas de infor­ma­ção rela­ti­vas às comu­ni­da­des qui­lom­bo­las.

Na ação, a União pres­tou infor­ma­ções a res­pei­to do com­ba­te da pan­de­mia de covid-19 nas comu­ni­da­des qui­lom­bo­las, que foram incluí­das, por exem­plo, nos gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os de vaci­na­ção. Con­tu­do, o rela­tor do caso, minis­tro Mar­co Auré­lio Mel­lo, con­si­de­rou os dados insu­fi­ci­en­tes para demons­trar a ade­qua­da atu­a­ção do Esta­do.

“As notí­ci­as de medi­das pon­tu­ais ado­ta­das não sina­li­zam atu­a­ção abran­gen­te e coor­de­na­da do Exe­cu­ti­vo fede­ral. Ine­xis­te pla­ne­ja­men­to e des­ti­na­ção de recur­sos espe­cí­fi­cos às garan­ti­as de aces­so a cui­da­do médi­co, tes­ta­gem perió­di­ca e mate­ri­al de desin­fec­ção”, escre­veu o rela­tor ao orde­nar a ela­bo­ra­ção do pla­no.

Em rela­ção à sus­pen­são de pro­ces­so judi­ci­al, Mar­co Auré­lio se posi­ci­o­nou con­trá­rio, mas aca­bou ven­ci­do, jun­to com o minis­tro Nunes Mar­ques. Nes­se pon­to, pre­va­le­ceu o voto do minis­tro Edson Fachin. Ele des­ta­cou que medi­das de iso­la­men­to soci­al con­ti­nu­am sen­do reco­men­da­das pela Orga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de (OMS), ante uma vaci­na­ção ain­da inci­pi­en­te, moti­vo pelo qual a Jus­ti­ça deve evi­tar pos­sí­vel rein­te­gra­ções de pos­se.

“A manu­ten­ção da tra­mi­ta­ção de pro­ces­sos, com o ris­co de deter­mi­na­ções de rein­te­gra­ções de pos­se, agra­va a situ­a­ção das comu­ni­da­des qui­lom­bo­las, que podem se ver, repen­ti­na­men­te, aglo­me­ra­dos, desas­sis­ti­dos e sem con­di­ções míni­mas de higi­e­ne e iso­la­men­to para mini­mi­zar os ris­cos de con­tá­gio pelo coro­na­ví­rus”, escre­veu Fachin.

Em nota, a Conaq afir­mou que a deci­são foi uma “vitó­ria his­tó­ri­ca” para os qui­lom­bo­las e dis­se ago­ra espe­rar que os pra­zos esti­pu­la­dos sejam cum­pri­dos.

*Maté­ria atu­a­li­za­da às 12h23 para acrés­ci­mo de infor­ma­ções.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Repro­du­ção: © Antô­nio Cruz/ Agên­cia Brasil/Arquivo Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes …