...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Saúde / Cresce o número de brasileiros que não usam mais máscaras de proteção

Cresce o número de brasileiros que não usam mais máscaras de proteção

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

De abril a julho, quase dobra índice dos que deixaram de usar proteção


Pub­li­ca­do em 29/08/2022 — 15:36 Por Karine Melo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Uma em cada três pes­soas não mais usa más­cara de pro­teção facial em nen­hum local no Brasil, rev­ela pesquisa encomen­da­da pela Con­fed­er­ação Nacional da Indús­tria (CNI) e real­iza­da pelo Insti­tu­to FSB, que foi divul­ga­da nes­ta segun­da-feira (29). Segun­do a pesquisa, de abril a jul­ho, o índice dos que deixaram de usar a pro­teção quase dobrou, sain­do de 17% para 32%.

Entre os que con­tin­u­am com o hábito, adquiri­do depois do surg­i­men­to da pan­demia da covid-19, a adesão às más­caras con­tin­ua, prin­ci­pal­mente em locais fecha­dos. De abril a jul­ho deste ano, o per­centu­al de brasileiros que dis­ser­am usar más­caras ape­nas em locais fecha­dos man­teve-se estáv­el (de 53% para 52%) e o dos que usam a pro­teção tan­to em locais fecha­dos quan­to aber­tos caiu de 29% para 16%.

A tendên­cia de deixar de usar a pro­teção facial acom­pan­ha a per­cepção da pop­u­lação sobre a a obri­ga­to­riedade: do total de entre­vis­ta­dos, ape­nas 6% dis­ser­am que, em sua cidade, o uso de más­caras con­tin­ua obri­gatório em lugares fecha­dos e aber­tos con­tra 37% que dis­ser­am que o uso é obri­gatório.

“Diante de um cenário de menor gravi­dade da pan­demia, com alta cober­tu­ra vaci­nal da nos­sa pop­u­lação e redução dos casos, as ativi­dades econômi­cas estão retor­nan­do ao rit­mo nor­mal e o mer­ca­do de tra­bal­ho começa a se recu­per­ar. Mas é impor­tante que a pop­u­lação con­tin­ue aten­ta aos índices de covid-19 e, sem­pre que pre­ciso, man­ten­ha os cuida­dos necessários para evi­tar uma nova onda, por todos os seus impactos na sociedade”, desta­ca o pres­i­dente da CNI, Rob­son Bra­ga de Andrade.

Adesão voluntária

Mes­mo sem obri­ga­to­riedade, no trans­porte públi­co, a maio­r­ia, 55%, con­tin­ua usan­do o equipa­men­to de pro­teção.

Uma boa adesão tam­bém foi reg­istra­da em super­me­r­ca­dos, ambi­ente em que 49% dos entre­vis­ta­dos dis­ser­am usar o acessório.

Família

Quan­do o foco é onde as pes­soas menos usam más­caras, 75% dos entre­vis­ta­dos dis­ser­am que dis­pen­sam a pro­teção em encon­tros com ami­gos e par­entes. O uso tam­bém é dis­pen­sa­do em espaços de com­pras, como comér­cio de rua (34%) e shop­ping cen­ters (33%). Já no ambi­ente de tra­bal­ho 31% con­tin­u­am a usá-las.

A CNI real­iza pesquisa sobre a situ­ação da pan­demia de covid-19 no Brasil e o com­por­ta­men­to da pop­u­lação des­de o iní­cio de 2020. Para a pesquisa divul­ga­da hoje, as entre­vis­tas foram real­izadas de 23 a 26 de jul­ho. O Insti­tu­to FSB ouviu pres­en­cial­mente 2.008 cidadãos, nas 27 unidades da fed­er­ação. A margem de erro é de 2 pon­tos per­centu­ais para mais ou menos.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anvisa manda retirar do mercado duas marcas de suplemento alimentar

Produtos são proteínas em pó da marca Proteus/Whey Isolate Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia …