...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Escritor foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, contra a ditadura


Publicado em 06/04/2024 — 17:06 Por Daniella Almeida e Rafael Cardoso — Repórteres da Agência Brasil — Brasília e Rio de Janeiro

ouvir:

O escritor Ziral­do mor­reu neste sába­do (6) aos 91 anos. A morte foi con­fir­ma­da pela família do desen­hista. Em nota ofi­cial divul­ga­da pela família, ele mor­reu de causas nat­u­rais, no aparta­men­to onde mora­va, no bair­ro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por vol­ta das 14h30h. Ele tin­ha três fil­hos.

Acla­ma­do pelo tra­bal­ho literário infan­til, Ziral­do rece­beu difer­entes pre­mi­ações, como o “Nobel” Inter­na­cional de Humor no 32º Salão Inter­na­cional de Car­i­cat­uras de Brux­e­las e tam­bém o prêmio Merghantealler, da impren­sa livre da Améri­ca Lati­na, ambos em 1969. Lev­ou ain­da o Prêmio Jabu­ti de Lit­er­atu­ra, em 1980, com O Meni­no Maluquin­ho, e nova­mente em 2012, com Os Meni­nos do Espaço.

Exposição leva visitantes ao mundo mágico do quadrinista e escritor Ziraldo. Na foto o escritor Ziraldo. Foto: Mundo Zira/Divulgação
Repro­dução: Exposição leva vis­i­tantes ao mun­do mági­co do quadrin­ista e escritor Ziral­do — Mun­do Zira/Divulgação

Mineiro

Ziral­do Alves Pin­to, nasceu em Caratin­ga, Minas Gerais, em 1932. Aos 7 anos de idade, em 1939, Ziral­do apre­sen­tou seu primeiro desen­ho no jor­nal Fol­ha de Minas. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde fez car­reira.

Ape­sar da for­mação em Dire­ito, pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais,  con­stru­iu uma car­reira impor­tante como desen­hista, escritor, apre­sen­ta­dor e jor­nal­ista. Na déca­da de 1950, tra­bal­hou em uma col­u­na de humor no jor­nal Fol­ha da Man­hã, atu­al Fol­ha de São Paulo. Depois iria para a revista O Cruzeiro e para o Jor­nal do Brasil.

Na déca­da de 1960, pub­li­cou a primeira revista em quadrin­hos de suces­so, a Tur­ma do Per­erê, que seria can­ce­la­da pouco tem­po depois do golpe mil­i­tar de 1964. Voltaria ain­da em edições pela Abril e Edi­to­ra Pri­mor nas décadas seguintes.

Política

Ziral­do se desta­cou por usar a arte como for­ma de resistên­cia à ditadu­ra mil­i­tar. Ele fun­dou e dirigiu o famoso per­iódi­co O Pasquim, que fez oposição ao regime. O tra­bal­ho inco­modaria os mil­itares, a pon­to de ele ter sido pre­so logo depois da pro­mul­gação do AI‑5, doc­u­men­to pelo qual foi inten­si­fi­ca­da a cen­sura e a repressão do gov­er­no aos opos­i­tores. Foi con­sid­er­a­do um “ele­men­to perigoso” pelo regime mil­i­tar.

O desen­hista con­tin­uar­ia atu­ante politi­ca­mente, sendo fil­i­a­do ao Par­tido Comu­nista Brasileiro (PCB) e depois ao Par­tido Social­is­mo e Liber­dade (PSOL). Tam­bém declararia apoio a can­didatos do Par­tido dos Tra­bal­hadores (PT) em eleições pres­i­den­ci­ais.

 


Repro­dução: Ziral­do — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Personagem

Sua mais con­heci­da cri­ação, o Meni­no Maluquin­ho, nasceu nos anos 1980 e foi inspi­ra­do no fil­ho do escritor. O per­son­agem deu origem ao livro infan­til campeão de ven­das e ao filme de grande suces­so nos cin­e­mas do país. O livro foi traduzi­do para o inglês, espan­hol, bas­co, alemão e o ital­iano e teve adap­tações para o cin­e­ma, teatro e tele­visão. Out­ros livros de destaque foram Flicts (1969) e O Bich­in­ho da Maçã (1982).

Com tan­tos per­son­agens mar­cantes de histórias infan­tis, Ziral­do parou de pro­duzir tex­tos e desen­hos em setem­bro de 2018, quan­do sofreu um aci­dente vas­cu­lar cere­bral (AVC). Seu estú­dio, onde tra­bal­hou durante 70 anos, insta­l­a­do no bair­ro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo trans­for­ma­do no Insti­tu­to Ziral­do.

Na TV Brasil, os 26 episó­dios do pro­gra­ma Um Meni­no muito Maluquin­ho foram apre­sen­ta­dos ao lon­go de 2006. O car­tunista e escritor ain­da apre­sen­tou o ABC do Ziral­do durante cin­co tem­po­radas. Foram 189 episó­dios onde o tema era sem­pre incen­ti­var jovens e cri­anças ao hábito da leitu­ra.

Exposição leva visitantes ao mundo mágico do quadrinista e escritor Ziraldo. Na foto o escritor Ziraldo. Foto: Mundo Zira/Divulgação
Repro­dução: Ziral­do morre aos 91 anos — Mun­do Zira/Divulgação

Uma mostra inter­a­ti­va sobre os desen­hos de Ziral­do está atual­mente em car­taz no Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Com o nome “Mun­do Zira — Ziral­do Inter­a­ti­vo”, a exposição hom­e­nageia a tra­jetória do mul­ti­artista e tem pre­visão de encer­ra­men­to no dia 13 de maio desse ano.

Matéria atu­al­iza­da às 17h42

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …