...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Noticias / Crianças de comunidades do Rio terão Páscoa recheada de chocolate

Crianças de comunidades do Rio terão Páscoa recheada de chocolate

Repro­dução: © Ana Carla/Voz das Comu­nidades

Elas ganharão mais de 20 mil ovos de chocolate


Pub­li­ca­do em 08/04/2023 — 09:17 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Voz das Comu­nidades real­iza neste sába­do (8), a par­tir das 10h, no Rio de Janeiro, sua déci­ma ter­ceira ação de Pás­coa, inti­t­u­la­da “PAZ­coa das Comu­nidades”.

A meta é dis­tribuir pelo menos 20 mil choco­lates para cri­anças dos Com­plex­os do Alemão e Pen­ha e Vidi­gal. A ONG foi fun­da­da pelo ativista Rene Sil­va, nasci­do e cri­a­do no Mor­ro do Adeus, uma das fave­las per­ten­centes ao Com­plexo do Alemão. Em 2005, então com 11 anos de idade, Rene criou o jor­nal Voz das Comu­nidades, para apre­sen­tar os prob­le­mas e reivin­dicar mel­ho­rias para a pop­u­lação.

A ação “PAZ­coa das Comu­nidades” con­ta com a par­tic­i­pação de oiten­ta vol­un­tários da ONG e visa levar ale­gria e esper­ança para as fave­las, na véspera do domin­go de Pás­coa.

“Muitas famílias aqui den­tro das fave­las pas­sam por difi­cul­dades finan­ceiras e não con­seguem com­prar um choco­late. O que vemos há 13 anos é que um gesto sim­ples pode trans­for­mar a Pás­coa de uma cri­ança. Mais que ovos, caixas de bom­bons ou bar­ras de choco­late, esta­mos levan­do esper­ança, ale­gria e man­ten­do a tradição para essa cri­ança­da”, disse Rene  à Agên­cia Brasil. Além de levar sol­i­dariedade, o ato bus­ca destacar que existe esper­ança de um futuro mel­hor para as famílias.

A man­i­cure Luciene de Souza Rocha está par­tic­i­pan­do pela primeira vez da ação. Ela tem dois fil­hos: uma ado­les­cente de 16 anos e um bebê de dois anos e qua­tro meses. “Vai ser muito bom porque nem sem­pre eu con­si­go ter aces­so a din­heiro para a cri­ança. Meu mari­do está desem­pre­ga­do. Está bem difí­cil. Esse é o primeiro ano que meu fil­ho entende de Pás­coa. Para mim, vai ser mar­avil­hosa essa aju­da”, admi­tiu.

Infância

Vol­un­tária há 13 anos, des­de a cri­ação da “PAZ­coa das Comu­nidades”, a bio­médi­ca Fer­nan­da Pontes afir­mou  que essa é uma ini­cia­ti­va ímpar para a comu­nidade, “porque há muitas pes­soas que, no meio dessa ação, a gente tem a dimen­são de que [elas] não têm aces­so à Pás­coa, a ovos de Pás­coa, cri­anças que crescem sem essa ilusão. Porque essa data aca­ba sendo uma ilusão cri­a­da pelo comér­cio, lig­a­da ao coel­hin­ho, ao ovo de choco­late. E a gente lida com cri­anças que não sabi­am dis­so e que per­gun­tam: o que é isso, tia?”.

Segun­do Fer­nan­da, a ini­cia­ti­va da ONG “é muito legal, porque leva esper­ança. É uma opor­tu­nidade de a cri­ança viv­er a infân­cia dela, como out­ras cri­anças. Eu estou muito feliz por ser vol­un­tária do Voz”, afir­mou Fer­nan­da, que tem um espaço de bio­me­tria estéti­ca na comu­nidade Nova Brasília.

Rio de Janeiro (RJ) - Voz das Comunidades promovem a PAZcoa das Comunidades. Foto: Ana Carla/Voz das Comunidades
Repro­dução: A Pás­coa rep­re­sen­ta a ale­gria para mil­hares de cri­anças  — Ana Carla/Voz das Comu­nidades

A ONG Voz das Comu­nidades ain­da está acei­tan­do doações para a com­pra de ovos de choco­late. Este ano, a novi­dade é que elas podem ser feitas pelo aplica­ti­vo do iFood, que se tornou par­ceiro da ação, na aba “Doações”. Todo o val­or arrecada­do será repas­sa­do para a ação. Os dados para doar são: PIX: CNPJ 21.317.767/0001–19; PICPAY: @vozdacomunidade; PAYPAL: [email protected]; iFood.

Na edição de 2022 da ação, foram dis­tribuí­dos 25 mil ovos de Pás­coa, extrap­olan­do a meta estip­u­la­da de 20 mil pro­du­tos. A expec­ta­ti­va é que a esti­ma­ti­va seja nova­mente super­a­da este ano.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …