...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Cultura / Crianças se divertem com brincadeiras tradicionais guarani

Crianças se divertem com brincadeiras tradicionais guarani

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Dia das Crianças foi comemorado no Museu das Culturas Indígenas


Pub­li­ca­do em 12/10/2023 — 17:47 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

O Museu das Cul­turas Indí­ge­nas, na zona oeste da cap­i­tal paulista, cele­brou o Dia das Cri­anças, nes­ta quin­ta-feira (12), ofer­e­cen­do a opor­tu­nidade de con­hecer brin­cadeiras tradi­cionais guarani mbya.

Pela man­hã, as ativi­dades começaram no pátio, em frente ao pré­dio onde fun­ciona o museu. Porém, dev­i­do à chu­va, a pro­gra­mação foi trans­feri­da para o espaço con­heci­do como Sala da Jiboia, que tem um grande pufe em for­ma­to de cobra.

O edu­cador Jusceli­no Per­al­ta expli­ca que ten­tou traz­er brin­cadeiras que fogem ao cotid­i­ano das cri­anças da cidade. Entre as pro­postas esta­va o tiro ao alvo com arco e flecha. O indí­ge­na expli­ca que nas comu­nidades, essa brin­cadeira é uma for­ma de preparação para as ativi­dades da vida adul­ta. “Para ele ter a visão e a mira de como se faz com o arco e flecha”, desta­cou.

Tam­bém fez suces­so com as cri­anças a brin­cadeira de arran­car man­dio­ca. Um dos par­tic­i­pantes se segu­ra em algo firme, como um tron­co de árvore, sen­ta­do no chão. Então, os seguintes, tam­bém sen­ta­dos, fazem uma fila em que se segu­ram pela cin­tu­ra. O obje­ti­vo é que o “dono da roça” con­si­ga arran­car todos os par­tic­i­pantes da posição.

Essa brin­cadeira tam­bém se rela­ciona dire­ta­mente com as ativi­dades cotid­i­anas dos guara­nis. “Tem que ter força, porque a man­dio­ca, quan­do a gente vai na roça, a gente sofre para arran­car”, con­ta.

Para o edu­cador, momen­tos como ess­es são impor­tantes para com­bat­er pre­con­ceitos em relação aos povos indí­ge­nas. “É uma opor­tu­nidade para que a gente tra­ga nos­sa cul­tura para pes­soas de fora, que não con­hecem, né? Que não sabem que exis­tem povos indí­ge­nas em São Paulo. Porque, hoje em dia, tem pes­soas que falam que os indí­ge­nas já não são mais indí­ge­nas porque usam celu­lar, porque andam de tênis, porque têm roupas. Mas mes­mo assim a gente ain­da for­t­alece a nos­sa cul­tura, a nos­sa tradição, os nos­sos cân­ti­cos, danças e brin­cadeiras tradi­cionais”.

São Paulo SP 12/10/2023 . Brincadeiras guaranis para crianças no Museu das Culturas Indígenas. Brincadeiras da cultura Guarani Mbya . Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: São Paulo SP 12/10/2023 . Brin­cadeiras guara­nis para cri­anças no Museu das Cul­turas Indí­ge­nas. Brin­cadeiras da cul­tura Guarani Mbya . Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: setembro amarelo e alfabetização são destaques

Repro­dução: ©Divul­gação Confira as principais datas da semana entre 8 e 14 de setembro de …