...
quarta-feira ,27 março 2024
Home / Noticias / Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia Passageiros, funcionários e tripulação devem usar máscaras

Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia Passageiros, funcionários e tripulação devem usar máscaras

906345-rio_carnaval_rodoviaria_-0099_0

© Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Passageiros, funcionários e tripulação devem usar máscaras


Publicado em 23/12/2020 — 06:45 Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Em tem­pos de pan­de­mia de covid-19, os cui­da­dos devem ser redo­bra­dos por pas­sa­gei­ros de avião e de ôni­bus nes­tas fes­tas de fim de ano. A Agên­cia Naci­o­nal de Avi­a­ção Civil (Anac) infor­mou que, entre as medi­das sani­tá­ri­as que devem ser segui­das em aero­por­tos e aero­na­ves, está o uso per­ma­nen­te de más­ca­ras de pro­te­ção faci­al por pas­sa­gei­ros, fun­ci­o­ná­ri­os e tri­pu­la­ção.

A agên­cia regu­la­do­ra tam­bém deter­mi­nou a orga­ni­za­ção cri­te­ri­o­sa do pro­ce­di­men­to de embar­que de pas­sa­gei­ros e espe­ci­al­men­te desem­bar­que da aero­na­ve até o solo, ori­en­tan­do para que per­ma­ne­çam sen­ta­dos na aero­na­ve no pou­so e infor­ma­dos que o desem­bar­que será rea­li­za­do por filas, ini­ci­an­do pelos assen­tos situ­a­dos mais à fren­te do avião.

Admi­nis­tra­do­ra de 48 aero­por­tos bra­si­lei­ros, incluin­do Con­go­nhas (SP) e San­tos Dumont (RJ), a Empre­sa Bra­si­lei­ra de Infra­es­tru­tu­ra Aero­por­tuá­ria (Infra­e­ro) esta­be­le­ceu uma série de medi­das para evi­tar a trans­mis­são pelo novo coro­na­ví­rus. Entre as reco­men­da­ções estão dar pre­fe­rên­cia aos canais digi­tais para rea­li­za­ção de check-in (apli­ca­ti­vos das empre­sas aére­as ou web check-in e evi­tar o manu­seio de car­tões de embar­que impres­sos dan­do pre­fe­rên­cia para os bilhe­tes em for­ma­to digi­tal.

Outras ori­en­ta­ções são man­ter o dis­tan­ci­a­men­to entre as pes­so­as no aero­por­to – com sina­li­za­ção por meio de ade­si­vos de mesa, piso e assen­tos, espe­ci­al­men­te em locais como check-in, canais de ins­pe­ção, por­tões e pon­tes de embar­que, estei­ras de baga­gem, áre­as de ali­men­ta­ção, entre outros locais com flu­xo de pas­sa­gei­ros, e orga­ni­za­ção, jun­to com as empre­sas aére­as, de espa­ça­men­to entre os pas­sa­gei­ros nos embar­que e desem­bar­ques de pas­sa­gei­ros.

As com­pa­nhi­as aére­as Gol e Latam infor­ma­ram que as aero­na­ves são equi­pa­das com o sis­te­ma de fil­tro de ar de alta efi­ci­ên­cia HEPA, capa­zes de remo­ver 99,97% das par­tí­cu­las, incluin­do vírus e bac­té­ri­as, gra­ças à reno­va­ção do ar a cada 3 minu­tos, garan­tin­do um ambi­en­te higi­e­ni­za­do.  As empre­sas tam­bém dis­se­ram que o álco­ol gel está dis­po­ní­vel nos voos e é ofe­re­ci­do um ser­vi­ço de bor­do com menos inte­ra­ção entre a tri­pu­la­ção e os pas­sa­gei­ros.

Viagens de ônibus

A Agên­cia Naci­o­nal de Trans­por­tes Ter­res­tres (ANTT) infor­mou que as empre­sas ope­ra­do­ras de ser­vi­ços de trans­por­te cole­ti­vo rodo­viá­rio inte­res­ta­du­al de pas­sa­gei­ros deve­rão obser­var as medi­das deter­mi­na­das pela Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) de ações para lim­pe­za e desin­fec­ção dos veí­cu­los, em espe­ci­al aque­las sobre o con­tro­le de qua­li­da­de dos ambi­en­tes cli­ma­ti­za­dos e con­tro­le de veto­res.

“Res­sal­ta-se que em veí­cu­los sem sis­te­ma de cli­ma­ti­za­ção, reco­men­da-se que as jane­las per­ma­ne­çam aber­tas duran­te a via­gem, caben­do tam­bém às trans­por­ta­do­ras ado­tar estra­té­gi­as de modo a mini­mi­zar o con­ta­to entre os pas­sa­gei­ros no veí­cu­lo”, diz a ANTT.

A agên­cia tam­bém ori­en­ta aos pas­sa­gei­ros que, se esti­ve­rem com sin­to­mas de gri­pe, espe­ci­al­men­te com febre, evi­tem via­jar. Para quem for ido­so, deve-se evi­tar a uti­li­za­ção do trans­por­te públi­co em horá­ri­os de pico.

A ANTT ain­da aler­tou sobre os peri­gos de uti­li­zar o trans­por­te clan­des­ti­no inte­res­ta­du­al de pas­sa­gei­ros com ris­co de infec­ção pelo novo coro­na­ví­rus a que os pas­sa­gei­ros que optam pelos ôni­bus e vans pira­tas ficam expos­tos pela não ado­ção das deter­mi­na­ções vigen­tes de higi­e­ni­za­ção dos veí­cu­los.

Edi­ção: Lili­a­ne Fari­as

Você pode Gostar de:

Brasília- DF 24-03-2024. Chiquinho Brazão deputado Federal. Foto Câmara dos Deputados.

Saiba quem são os suspeitos de mandar executar Marielle Franco

Repro­du­ção: © Repro­du­ção Mídi­as Socias/X Nomes dos três presos na operação constam da delação de …