...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias / Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia Passageiros, funcionários e tripulação devem usar máscaras

Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia Passageiros, funcionários e tripulação devem usar máscaras

906345-rio_carnaval_rodoviaria_-0099_0

© Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil (Repro­dução)

Passageiros, funcionários e tripulação devem usar máscaras


Publicado em 23/12/2020 — 06:45 Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Em tem­pos de pan­demia de covid-19, os cuida­dos devem ser redo­bra­dos por pas­sageiros de avião e de ônibus nes­tas fes­tas de fim de ano. A Agên­cia Nacional de Avi­ação Civ­il (Anac) infor­mou que, entre as medi­das san­itárias que devem ser seguidas em aero­por­tos e aeron­aves, está o uso per­ma­nente de más­caras de pro­teção facial por pas­sageiros, fun­cionários e trip­u­lação.

A agên­cia reg­u­lado­ra tam­bém deter­mi­nou a orga­ni­za­ção cri­te­riosa do pro­ced­i­men­to de embar­que de pas­sageiros e espe­cial­mente desem­bar­que da aeron­ave até o solo, ori­en­tan­do para que per­maneçam sen­ta­dos na aeron­ave no pouso e infor­ma­dos que o desem­bar­que será real­iza­do por filas, ini­cian­do pelos assen­tos situ­a­dos mais à frente do avião.

Admin­istrado­ra de 48 aero­por­tos brasileiros, incluin­do Con­gonhas (SP) e San­tos Dumont (RJ), a Empre­sa Brasileira de Infraestru­tu­ra Aero­por­tuária (Infraero) esta­b­ele­ceu uma série de medi­das para evi­tar a trans­mis­são pelo novo coro­n­avírus. Entre as recomen­dações estão dar prefer­ên­cia aos canais dig­i­tais para real­iza­ção de check-in (aplica­tivos das empre­sas aéreas ou web check-in e evi­tar o manu­seio de cartões de embar­que impres­sos dan­do prefer­ên­cia para os bil­hetes em for­ma­to dig­i­tal.

Out­ras ori­en­tações são man­ter o dis­tan­ci­a­men­to entre as pes­soas no aero­por­to – com sinal­iza­ção por meio de ade­sivos de mesa, piso e assen­tos, espe­cial­mente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embar­que, esteiras de bagagem, áreas de ali­men­tação, entre out­ros locais com fluxo de pas­sageiros, e orga­ni­za­ção, jun­to com as empre­sas aéreas, de espaça­men­to entre os pas­sageiros nos embar­que e desem­bar­ques de pas­sageiros.

As com­pan­hias aéreas Gol e Latam infor­maram que as aeron­aves são equipadas com o sis­tema de fil­tro de ar de alta efi­ciên­cia HEPA, capazes de remover 99,97% das partícu­las, incluin­do vírus e bac­térias, graças à ren­o­vação do ar a cada 3 min­u­tos, garan­ti­n­do um ambi­ente higi­en­iza­do.  As empre­sas tam­bém dis­ser­am que o álcool gel está disponív­el nos voos e é ofer­e­ci­do um serviço de bor­do com menos inter­ação entre a trip­u­lação e os pas­sageiros.

Viagens de ônibus

A Agên­cia Nacional de Trans­portes Ter­restres (ANTT) infor­mou que as empre­sas oper­ado­ras de serviços de trans­porte cole­ti­vo rodoviário inter­estad­ual de pas­sageiros dev­erão obser­var as medi­das deter­mi­nadas pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) de ações para limpeza e desin­fecção dos veícu­los, em espe­cial aque­las sobre o con­t­role de qual­i­dade dos ambi­entes clima­ti­za­dos e con­t­role de vetores.

“Ressalta-se que em veícu­los sem sis­tema de clima­ti­za­ção, recomen­da-se que as janelas per­maneçam aber­tas durante a viagem, caben­do tam­bém às trans­porta­do­ras ado­tar estraté­gias de modo a min­i­mizar o con­ta­to entre os pas­sageiros no veícu­lo”, diz a ANTT.

A agên­cia tam­bém ori­en­ta aos pas­sageiros que, se estiverem com sin­tomas de gripe, espe­cial­mente com febre, evitem via­jar. Para quem for idoso, deve-se evi­tar a uti­liza­ção do trans­porte públi­co em horários de pico.

A ANTT ain­da aler­tou sobre os peri­gos de uti­lizar o trans­porte clan­des­ti­no inter­estad­ual de pas­sageiros com risco de infecção pelo novo coro­n­avírus a que os pas­sageiros que optam pelos ônibus e vans piratas ficam expos­tos pela não adoção das deter­mi­nações vigentes de higi­en­iza­ção dos veícu­los.

Edição: Lil­iane Farias

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …