...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Culinária afetiva é tema de edição inédita do Xodó de Cozinha

Culinária afetiva é tema de edição inédita do Xodó de Cozinha

Chef Regina Tchelly mostra como aproveitar quiabo, maxixe e jiló

EBC
Pub­li­ca­do em 08/03/2025 — 08:00
Brasília
Xodó de Cozinha com David Bispo e Nathalia Nunes.
Repro­dução: © Divulgação/TV Brasil

A próx­i­ma edição inédi­ta do Xodó de Coz­in­ha, que a TV Brasil exibe neste sába­do (8), às 13h, traz um bate-papo sobre culinária afe­ti­va e a trans­mis­são de saberes na coz­in­ha.

Durante o pro­gra­ma, a chef Regi­na Tchelly recebe David Bis­po, pro­pri­etário do Bar do David, no Rio de Janeiro, e Nathalia Nunes, nutri­cionista do pro­je­to Favela Orgâni­ca.

Ao lon­go da atração da emis­so­ra públi­ca, a apre­sen­ta­do­ra fala daque­las receitas que, só de sen­tir o cheiro, já se trans­porta para uma época da vida, sente-se a pre­sença de uma pes­soa ou lem­bra-se das emoções da infân­cia e da juven­tude.

Regi­na Tchelly expli­ca que a culinária afe­ti­va é, na maio­r­ia das vezes, trans­mi­ti­da pelas mul­heres, de ger­ação em ger­ação.

Enquan­to con­ver­sa com os con­vi­da­dos do pro­gra­ma, Regi­na mostra como aproveitar com­ple­ta­mente o quiabo, o max­ixe e o jiló, ali­men­tos pre­sentes em pratos clás­si­cos de difer­entes regiões do país e que têm lugar cati­vo nos corações dos brasileiros.

Ao lado de David e Nathalia, a chef prepara faro­fa de max­ixe e jiló, ceviche de jiló e max­ixe, e chan­til­ly de quiabo.

O con­teú­do orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca pri­or­iza a ali­men­tação saudáv­el, nutri­ti­va, de baixo cus­to e com uso inte­gral dos ali­men­tos.

O Xodó de Coz­in­ha pode ser acom­pan­hado no YouTube do canal e fica disponív­el no app TV Brasil Play.

Sobre o Xodó de Cozinha

Apre­sen­ta­do pela chef Regi­na Tchelly na TV Brasil, o pro­gra­ma Xodó de Coz­in­ha bus­ca incen­ti­var a ali­men­tação saudáv­el e de baixo cus­to. A tem­po­ra­da de estreia tem 26 episó­dios.

Cada edição con­ta com um con­vi­da­do espe­cial para preparar receitas com um ali­men­to especí­fi­co e con­ver­sar sobre um tema.

A pro­dução recebe per­son­al­i­dades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidar­ta Ribeiro, entre out­ros.

Com seu afe­to e caris­ma, a chef Regi­na Tchelly tem uma lin­guagem bas­tante car­ac­terís­ti­ca para cati­var o públi­co e os entre­vis­ta­dos da nova atração tele­vi­si­va.

“Os con­vi­da­dos são incríveis e fico feliz de estar reuni­da com tan­ta gente que está fazen­do acon­te­cer, mostran­do que é pos­sív­el com­er bem, de for­ma saudáv­el e acessív­el”, con­ta.

Os assun­tos dis­cu­ti­dos na pro­dução giram em torno de questões como sus­tentabil­i­dade, com­bate à fome, sazon­al­i­dade dos ali­men­tos, ger­ação de ren­da, empreende­doris­mo e edu­cação finan­ceira.

Além dis­so, o pro­gra­ma val­oriza a cul­tura tradi­cional e afe­ti­va, além de abor­dar pratos que evo­cam memórias e her­anças culinárias.

A atração é grava­da na coz­in­ha do pro­je­to Favela Orgâni­ca, ini­cia­ti­va ide­al­iza­da por Regi­na Tchelly que há 13 anos pro­move a culinária saudáv­el nas comu­nidades Babilô­nia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro.

Copro­dução real­iza­da pela TV Brasil com a Kro­ma­ki, o Xodó de Coz­in­ha tem direção de Pedro Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgâni­ca já rece­beu diver­sos prêmios, nacionais e inter­na­cionais, por suas ações que visam pro­mover a segu­rança ali­men­tar, capac­i­tação profis­sion­al e uma mudança na cul­tura de con­sumo e des­perdí­cio de ali­men­tos.

Chef de coz­in­ha, empreende­do­ra social e fun­dado­ra do pro­je­to, Regi­na é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …