...
domingo ,21 julho 2024
Home / Cultura / Cultura Viva é tema do Caminhos da Reportagem desta segunda-feira

Cultura Viva é tema do Caminhos da Reportagem desta segunda-feira

Repro­dução: © Frame TV Brasil

Programa vai ao ar às 23h na TV Brasil


Publicado em 08/07/2024 — 07:25 Por TV Brasil — Brasília

ouvir:

A Políti­ca Nacional de Cul­tura Viva com­ple­tou no sába­do (6) duas décadas. A con­cretiza­ção dessa políti­ca se deu com os Pon­tos de Cul­tura, recon­heci­dos como gru­pos que desen­volvem ativi­dades cul­tur­ais em suas comu­nidades. O pro­gra­ma aju­dou a for­t­ale­cer essas práti­cas, sendo con­sid­er­a­da a primeira políti­ca de base comu­nitária do Sis­tema Nacional da Cul­tura. O Cam­in­hos da Reportagem de hoje traz o panora­ma do Cul­tura Viva e mostra como o pro­gra­ma tem sido impor­tante para a cul­tura nas mais difer­entes regiões.

A edição vai ao ar nes­ta segun­da-feira (8), às 23h, na TV Brasil, e fica disponív­el tam­bém no app TV Brasil Play.

São 5.166 Pon­tos de Cul­tura espal­ha­dos pelo Brasil. Somente na Grande São Paulo são 340. Um deles é o São Mateus em Movi­men­to, no extremo leste da cap­i­tal paulista. O bair­ro de São Mateus já foi con­sid­er­a­do um dos mais vio­len­tos da cidade e o pro­je­to bus­ca traz­er uma alter­na­ti­va de cul­tura para as cri­anças e ado­les­centes. O Pon­to de Cul­tura ofer­ece ofic­i­nas de instru­men­tos musi­cais e de graf­fi­ti, aulas de reforço esco­lar e out­ras ativi­dades.

Nasci­do em 1986, o grupo de rap De Menos Crime é uma das refer­ên­cias da região e tem no Pon­to de Cul­tura um apoio para man­ter seu tra­bal­ho. “O São Mateus em Movi­men­to serve de estru­tu­ra para a gente estar plane­jan­do o que faz­er no futuro e dan­do assistên­cia para os manos que vêm de fora. Através da cul­tura a gente colo­ca a con­sciên­cia e faz a união da comu­nidade”, diz o rap­per Mago Abel­ha.

Brasília (DF) 08/07/2024 - Experiência do Ponto de Cultura Aquarela, em Campinas (SP), ajudou a servir de base para o programa Cultura Viva Frame TV Brasil
Repro­dução: Brasília — Exper­iên­cia do Pon­to de Cul­tura Aquarela, em Camp­inas (SP), aju­dou a servir de base para o pro­gra­ma Cul­tura Viva — Frame TV Brasil

Em Camp­inas, no inte­ri­or paulista, o Pon­to de Cul­tura Aquarela é out­ro local de encon­tro e tro­ca de saberes. O coor­de­nador do local é Mar­cos Bryt­to, que expli­ca que tudo começou com sua mãe, Maria de Oliveira, que fun­dou uma coop­er­a­ti­va de cos­tureiras e deu iní­cio a aulas de alfa­bet­i­za­ção no local. “A gente tin­ha duas tur­mas de alfa­bet­i­za­ção, com quase 40 pes­soas fre­quen­tan­do a casa diari­a­mente, e 15 cos­tureiras fazen­do uma coop­er­a­ti­va de cos­turas aqui”, con­ta.

Fun­da­da há mais de 30 anos como Casa de Cul­tura, com apoio da prefeitu­ra do municí­pio, a enti­dade foi uma das exper­iên­cias que aju­dou a servir de base para a for­mu­lação do Pro­gra­ma Cul­tura Viva. Hoje o Pon­to de Cul­tura ofer­ece ofic­i­nas de arte­sana­to, feiras solidárias, for­mação para pro­fes­sores e diver­sas ativi­dades cul­tur­ais, como con­tação de histórias, apre­sen­tações de teatro e de músi­ca.

Brasília (DF) 08/07/2024 - Mateus em Movimento promove cultura a crianças e adolescente da periferia de São Paulo Frame TV Brasil
Repro­dução: Brasília — Mateus em Movi­men­to pro­move cul­tura a cri­anças e ado­les­cente da per­ife­ria de São Paulo — Frame TV Brasil

Do inte­ri­or de São Paulo, a nos­sa equipe de reportagem seguiu para o Ceará a fim de mostrar a força dos Pon­tos de Cul­tura pelo inte­ri­or do país. A região do Cariri, no Ceará, é um celeiro de cul­tura pop­u­lar. No Cra­to, há quase sete décadas o Mestre Aldenir é brin­cante do Reisa­do, man­i­fes­tação pop­u­lar que cel­e­bra o nasci­men­to do meni­no Jesus e a chega­da dos reis magos, na tradição católi­ca.

A fil­ha de Aldenir, Maria Vera da Sil­va, foi edu­ca­da na cul­tura des­de cri­ança. “Eu esta­va com dez anos de idade, ele me tra­ja­va de rain­ha, aí nós íamos brin­car no Natal, dia de ano, Dia de Reis. Des­de esse tem­po que eu peguei esse gos­to, até hoje, estou com 66 anos e estou com a ener­gia boa para brin­car até mais longe, se Deus quis­er”, con­ta ela. A fes­ta está no sangue da família, e já chega aos bis­ne­tos de Mestre Aldenir, que aos 90 anos ensi­na a eles e a out­ras cri­anças a sua arte.

A for­ma de olhar para a cri­ação cul­tur­al nos ter­ritórios foi o difer­en­cial para o Cul­tura Viva. “Toda políti­ca públi­ca é sem­pre pen­sa­da de cima para baixo, a par­tir do critério da fal­ta, da carên­cia. Com o Cul­tura Viva e o Pon­to de Cul­tura é o opos­to dis­so. A gente tra­bal­ha a par­tir do critério da potên­cia, da capaci­dade de trans­for­mação que existe nas comu­nidades”, diz Célio Turi­no, que coor­de­nou a cri­ação do pro­gra­ma, a par­tir de 2004.

Brasília (DF) 08/07/2024 - Reisado de Mestre Aldenir, no Crato (CE), é passado de geração em geração. Frame TV Brasil
Repro­dução: Brasília — Reisa­do de Mestre Aldenir, no Cra­to (CE), é pas­sa­do de ger­ação em ger­ação — Frame TV Brasil

A min­is­tra da Cul­tura, Mar­gareth Menezes, ressalta o lega­do do pro­gra­ma: “O Cul­tura Viva dá a pos­si­bil­i­dade de solid­i­ficar as ações cul­tur­ais de gru­pos, tan­to tradi­cionais como as novas man­i­fes­tações cul­tur­ais, como a cul­tura urbana, o hip-hop. Essa é a função do min­istério neste momen­to, é colab­o­rar para que todos sejam acol­hi­dos den­tro das políti­cas públi­cas.”

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: Mês de julho celebra mulheres negras e a luta antirracista

Repro­dução: © Fun­dação Cul­tur­al Pal­mares — Gov­er­no Fed­er­al Confira datas, fatos e as principais efemérides …