...
domingo ,23 março 2025
Home / Noticias / Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira em Belém

Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira em Belém

Repro­dução: @ Arte / Agên­cia Brasil

Países receberão propostas construídas nos Diálogos Amazônicos


Pub­li­ca­do em 08/08/2023 — 06:45 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

banner_cúpula_amazônia

Começa nes­ta terça-feira (8) a Cúpu­la da Amazô­nia, even­to que reunirá chefes de Esta­do de país­es amazôni­cos para dis­cu­tir ini­cia­ti­vas para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el na região. Além do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, a cidade de Belém rece­berá os pres­i­dentes da Bolívia, Colôm­bia, Guiana, do Peru e da Venezuela. Equador e Suri­name, por questões inter­nas dos dois país­es, enviarão rep­re­sen­tantes.

Um dos obje­tivos da Cúpu­la da Amazô­nia, que ter­mi­nará na quar­ta-feira (9), é for­t­ale­cer a Orga­ni­za­ção do Trata­do de Coop­er­ação Amazôni­ca (OTCA), orga­ni­za­ção inter­na­cional sedi­a­da em Brasília.

A cúpu­la tem iní­cio após a real­iza­ção dos Diál­o­gos Amazôni­cos, even­to que reuniu rep­re­sen­tantes de enti­dades, movi­men­tos soci­ais, acad­e­mia, cen­tros de pesquisa e agên­cias gov­er­na­men­tais do Brasil e demais país­es amazôni­cos com o obje­ti­vo de for­mu­lar sug­estões para a recon­strução de políti­cas públi­cas sus­ten­táveis para a região. O resul­ta­do dess­es debates será apre­sen­ta­do na for­ma de pro­postas aos chefes de Esta­do durante a cúpu­la.

A ideia é que os país­es acol­ham algu­mas das pro­postas rece­bidas no encon­tro. Mas cada um tem autono­mia para acol­her as sug­estões que enten­der mel­hor para si. No caso do Brasil, o gov­er­no já anun­ciou que cri­ará condições para a sociedade civ­il acom­pan­har o anda­men­to das políti­cas públi­cas que forem ado­tadas.

O min­istro da Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia da Repúbli­ca, Már­cio Macê­do, disse à Agên­cia Brasil que há, por parte do gov­er­no brasileiro, inter­esse políti­co em cri­ar mecan­is­mos que, com transparên­cia, per­mi­tam o acom­pan­hamen­to, por parte da sociedade civ­il orga­ni­za­da, da imple­men­tação das pro­postas, bem como para even­tu­ais atu­al­iza­ções que se façam necessárias.

“O acom­pan­hamen­to do con­jun­to de pro­postas do Diál­o­gos Amazôni­cos, no âmbito do Brasil, será feito pela Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia da Repúbli­ca, mas tem tam­bém vários instru­men­tos. Por exem­p­lo, o PPA [Plano Pluri­an­u­al] que está sendo con­struí­do. Tem pro­postas daqui que podem ser incor­po­radas ao PPA”, afir­mou o min­istro das Relações Insti­tu­cionais, Alexan­dre Padil­ha, durante os even­tos dos Diál­o­gos Amazôni­cos.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …