...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês

Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 12:04
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 11/10/2024 - Bandeiras de países-membros do BRICS. Foto: BRICS/Divulgação
Repro­dução: © Brics/Divulgação

O Rio de Janeiro foi ofi­cial­mente con­fir­ma­do como sede da Cúpu­la dos Líderes do Brics em 2025. O encon­tro será nos dias 6 e 7 de jul­ho. O anún­cio foi feito após reunião do prefeito Eduar­do Paes, com o min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira, e rep­re­sen­tantes do gov­er­no fed­er­al, neste sába­do (15), no Palá­cio da Cidade, em Botafo­go.

Em 1º de janeiro deste ano, o Brasil assum­iu a presidên­cia rota­ti­va do Brics, grupo de coop­er­ação inter­na­cional for­ma­do por país­es em desen­volvi­men­to, com­pos­to atual­mente por Brasil, Rús­sia, Índia, Chi­na, África do Sul, Arábia Sau­di­ta, Egi­to, Etiópia, Emi­ra­dos Árabes Unidos e Irã.

Para a prefeitu­ra, a escol­ha do Rio de Janeiro como sede da cúpu­la reforça a cidade como um impor­tante cen­tro estratégi­co para even­tos inter­na­cionais. Chefes de Esta­do, min­istros e rep­re­sen­tantes de gov­er­nos locais, além de mem­bros da sociedade civ­il dos país­es-mem­bros do Brics, estarão reunidos na cúpu­la. O even­to ocorre ape­nas um ano após a cidade sedi­ar a Cúpu­la do G20, con­sol­i­dan­do ain­da mais o Rio como um polo de diplo­ma­cia inter­na­cional.

A Cúpu­la dos Líderes do Brics con­tribuirá para o for­t­alec­i­men­to das relações inter­na­cionais, pro­moven­do inter­câm­bios cul­tur­ais, com­er­ci­ais e turís­ti­cos entre o Brasil, os país­es do Brics e o resto do mun­do, segun­do o Exec­u­ti­vo munic­i­pal.

Em suas redes soci­ais, o prefeito Eduar­do Paes pub­li­cou vídeo ao lado do chancel­er Mau­ro Viera comen­tan­do a escol­ha. “A gente se sente muito orgul­hoso de rep­re­sen­tar todos os brasileiros com as belezas da nos­sa cidade, com seus desafios, ninguém é ingên­uo, inocente aqui. Mas é uma cidade muito espe­cial, que a gente tem muito orgul­ho. Rio mais uma vez cap­i­tal do mun­do, com G20 no ano pas­sa­do, ago­ra Brics e quem sabe eu não con­si­go a assi­natu­ra do decre­to pres­i­den­cial de Rio cap­i­tal hon­orária do Brasil”, disse.

“Rece­ber­e­mos os chefes de Esta­do dos 20 país­es que inte­gram o Brics nas cat­e­go­rias de mem­bros plenos e par­ceiros em que vamos tomar decisões impor­tantes para o desen­volvi­men­to dess­es país­es, para a coop­er­ação e para a mel­ho­ria das condições de vida dos habi­tantes dess­es país­es. Mais uma vez o Rio de Janeiro será pal­co de uma impor­tan­tís­si­ma reunião inter­na­cional”, acres­cen­tou o chancel­er Mau­ro Vieira.

A prefeitu­ra do Rio criou o Comitê Rio Brics, que será respon­sáv­el pela elab­o­ração do “Cal­endário Brics Rio”, reunin­do as ini­cia­ti­vas e ativi­dades até o final de 2025. O comitê tam­bém par­tic­i­pará de fóruns e comis­sões orga­ni­za­dos por diver­sas esferas do gov­er­no e da sociedade civ­il, nacionais e inter­na­cionais, abor­dan­do questões do grupo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …