...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

Encontro reúne 19 chefes de Estado e de Governo no Rio

Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/11/2024 — 06:00
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 30/10/2024 -Fachada e entorno do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), que vai receber a Cúpula do G20, no Parque do Flamengo. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A par­tir des­ta segun­da-feira (18), os olhos do mun­do estarão volta­dos para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpu­la de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores econo­mias do plan­e­ta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil pas­sará a presidên­cia do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Esta­do e de Gov­er­no estão na cidade para debaterem um doc­u­men­to que chegue a um con­sen­so entre os três eixos que mar­caram a presidên­cia brasileira no G20 ao lon­go de um ano. A úni­ca ausên­cia será a do pres­i­dente rus­so, Vladimir Putin, que será rep­re­sen­ta­do pelo min­istro das Relações Exte­ri­ores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidên­cia brasileira no G20 é o com­bate à fome, à pobreza e à desigual­dade. O segun­do é o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el, o enfrenta­men­to às mudanças climáti­cas e a tran­sição energéti­ca. O ter­ceiro eixo é a refor­ma da gov­er­nança glob­al para resolver con­fli­tos.

Na área econômi­ca, a prin­ci­pal ban­deira brasileira é a tax­ação glob­al dos super-ricos, que aju­daria a finan­ciar o com­bate à desigual­dade e o enfrenta­men­to das mudanças climáti­cas. Basea­da nas ideias do econ­o­mista francês Gabriel Zuc­man, a pro­pos­ta pre­vê um impos­to mín­i­mo de 2% sobre a ren­da dos bil­ionários do mun­do, que arrecadaria entre US$ 200 bil­hões e US$ 250 bil­hões anual­mente e divide os país­es.

Ape­sar de ter a adesão de diver­sas nações, a ideia enfrenta a resistên­cia de alguns país­es desen­volvi­dos, entre os quais os Esta­dos Unidos e a Ale­man­ha, e tam­bém da Argenti­na. Entre os país­es que apoiam estão França, Espan­ha, Colôm­bia, Bél­gi­ca e África do Sul, que assumirá a presidên­cia rota­ti­va do blo­co depois do Brasil. A União Africana man­i­festou apoio des­de a apre­sen­tação da pro­pos­ta em fevereiro.

De quin­ta-feira (14) a sába­do (16), a presidên­cia brasileira do G20 recol­heu as con­tribuições da sociedade civ­il durante o G20 Social. Ini­cia­ti­va cri­a­da pelo Brasil que reuniu orga­ni­za­ções soci­ais, acadêmi­cos e enti­dades que redi­gi­ram um doc­u­men­to a ser anex­a­do ao comu­ni­ca­do final da reunião de cúpu­la.

 

Rio de Janeiro (RJ), 16/11/2024 – O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva durante ato de entrega do documento final da cúpula do G20 Social, no Boulevard Olímpico na zona portuária da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: O pres­i­dente do Brasil, Luís Iná­cio Lula da Sil­va durante ato de entre­ga do doc­u­men­to final da cúpu­la do G20 Social, no Boule­vard Olímpi­co na zona por­tuária da cap­i­tal flu­mi­nense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Programação

No primeiro dia da reunião de cúpu­la, estão pre­vis­tas a recepção dos líderes pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e da primeira-dama Jan­ja Lula da Sil­va, e o lança­men­to da Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza. À tarde, haverá uma sessão sobre a refor­ma da gov­er­nança glob­al. À noite, Lula e Jan­ja darão um jan­tar ofi­cial aos pres­i­dentes e primeiros-min­istros.

Na terça-feira (19), a pro­gra­mação começa com uma sessão sobre desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e tran­sições energéti­cas, pela man­hã. À tarde, haverá a sessão de encer­ra­men­to e a trans­mis­são da presidên­cia do G20 para a África do Sul. Após a cer­imô­nia, haverá um almoço ofi­cial, segui­do de uma série de reuniões bilat­erais entre os chefes de Esta­do e de Gov­er­no.

Os dois dias de debates ocor­rerão no Museu de Arte Mod­er­na (MAM) do Rio de Janeiro, no Ater­ro do Fla­men­go. Sob um forte esque­ma de segu­rança, parte da cidade estará inter­di­ta­da à cir­cu­lação de pedestres e de veícu­los.

Rio de Janeiro (RJ), 15/11/2024 - Forças de segurança reforçam policiamento no Rio durante o G20. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: Forças de segu­rança reforçam poli­ci­a­men­to no Rio durante o G20. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Confira a programação prevista para a Cúpula do G20

18 de novem­bro (segun­da-feira)

  • 08h40 — Cumpri­men­tos aos líderes do G20
  • 10h — Lança­men­to da Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza e 1ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Com­bate à Fome e à Pobreza
  • 14H30 — 2ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Refor­ma das Insti­tu­ições de Gov­er­nança Glob­al

19 de novem­bro (terça-feira)

  • 10h — 3ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el e Tran­sição Energéti­ca
  • 12h30 — Sessão de encer­ra­men­to da Cúpu­la de Líderes do G20 e cer­imô­nia de trans­mis­são da presidên­cia do G20 do Brasil para a África do Sul
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …