...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Política / Cúpula do P20 debate sustentabilidade e enfrentamento de desigualdades

Cúpula do P20 debate sustentabilidade e enfrentamento de desigualdades

Presidentes da Câmara e do Senado participaram da abertura do encontro

Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 07/11/2024 — 15:43
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF) 07/11/2024 Abertura oficial da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), sediada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal no plenário, Ulysses Guimarães.Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Repro­dução: © Lula Marques/ Agên­cia Brasil

Par­la­mentares dos país­es que com­põem o G20 par­tic­i­pam, em Brasília, das reuniões do P20, que reúne líderes de par­la­men­tos das maiores econo­mias do mun­do. A 10ª Cúpu­la de Pres­i­dentes dos Par­la­men­tos do G20 foi aber­ta na man­hã des­ta quin­ta-feira (7) com rep­re­sen­tantes de par­la­men­tos das 19 maiores econo­mias do mun­do, mais a União Europeia e a União Africana.

Com o tema “Par­la­men­tos por um Mun­do Jus­to e um Plan­e­ta Sus­ten­táv­el”, o obje­ti­vo do encon­tro é iden­ti­ficar estraté­gias para impactar pos­i­ti­va­mente a vida das pop­u­lações dos seus país­es e da comu­nidade inter­na­cional. As reuniões do P20 são real­izadas anual­mente, antes do encon­tro do G20, que reúne os chefes de Esta­do e de gov­er­no das maiores econo­mias mundi­ais.

Em seu dis­cur­so de aber­tu­ra, o pres­i­dente do Sena­do, Rodri­go Pacheco (PSD-MG), disse que não é pos­sív­el dis­cu­tir o com­bate à fome e o enfrenta­men­to das desigual­dades sem bus­car saí­das para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el, a tran­sição energéti­ca e as mudanças climáti­cas.

“O Par­la­men­to deve ter ver­dadeiro com­pro­mis­so com a imple­men­tação dos obje­tivos de desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e com a pro­moção da igual­dade. Não podemos mais aceitar que mil­hões de pes­soas sobre­vivam mis­er­av­el­mente, excluí­das do bem-estar social. É pre­ciso asse­gu­rar opor­tu­nidades iguais para todos.”

O pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira (PP-AL), pediu esforço dos par­tic­i­pantes nas nego­ci­ações de paz para reduzir as crises human­itárias e migratórias e ressaltou a importân­cia do diál­o­go para a ren­o­vação da gov­er­nança glob­al.

“Como rep­re­sen­tantes dos seus povos, os par­la­men­tos devem aumen­tar sua mobi­liza­ção em torno de acor­dos inter­na­cionais dire­ciona­dos à paz, ao maior equi­líbrio das relações com­er­ci­ais, à segu­rança ali­men­tar, à coop­er­ação cien­tí­fi­ca e tec­nológ­i­ca, à sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal e à pros­peri­dade para todos. Nesse sen­ti­do, a ren­o­vação do mul­ti­lat­er­al­is­mo pro­pos­ta pelo Pacto para o Futuro, ado­ta­do em setem­bro na ONU, somente será alcança­da se hou­ver grande envolvi­men­to dos par­la­men­tos na con­strução de pro­postas que remod­elem a gov­er­nança glob­al”, disse Lira.

Brasília (DF) 07/11/2024 Abertura oficial da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), sediada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal no plenário, Ulysses Guimarães. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Repro­dução: Aber­tu­ra ofi­cial da 10ª Cúpu­la de Pres­i­dentes dos Par­la­men­tos do G20 (P20) — Lula Marques/ Agên­cia Brasil

A pres­i­dente da União Inter­par­la­men­tar no P20, Tulia Ack­son, que tam­bém pre­side o Par­la­men­to da Tanzâ­nia, lem­brou que os país­es estão cada vez mais dis­tantes de con­seguir via­bi­lizar o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el plane­ja­do para 2030, segun­do a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU).

“Como par­la­mentares esta­mos numa posição úni­ca para ser­mos campeões da  pre­venção, mit­i­gação e ação. Podemos traduzir ess­es com­pro­mis­sos inter­na­cionais em real­i­dades nacionais. Para que nos­sos gov­er­nos sejam cobra­dos em ter­mos de políti­ca e pro­gra­mas que refletem as neces­si­dades dos nos­sos cidadãos do nos­so plan­e­ta”, disse a par­la­men­tar.

No final da reunião do P20, está pre­vista a adoção de uma Declar­ação Con­jun­ta, que será entregue à Cúpu­la de Líderes do G20, mar­ca­da para os dias 18 e 19 de novem­bro, no Rio de Janeiro, com a pre­sença das lid­er­anças dos 19 país­es-mem­bros, da União Africana e da União Europeia.

Igualdade de gênero

Na quar­ta-feira (6), durante o Fórum Par­la­men­tar do G20, as ban­cadas fem­i­ni­nas do Sena­do e da Câmara dos Dep­uta­dos entre­garam um doc­u­men­to chama­do Car­ta de Alagoas, com recomen­dações da 1ª Reunião de Mul­heres Par­la­mentares do P20, real­iza­da em jul­ho em Maceió.

Entre as recomen­dações estão medi­das como incluir os dire­itos das mul­heres nas políti­cas e nos orça­men­tos públi­cos dos país­es do G20, amplian­do o finan­cia­men­to públi­co para pro­mover a igual­dade; denun­ciar a vio­lên­cia políti­ca, com sug­estão de ações para com­bat­er essa práti­ca; e ado­tar medi­das que val­orizem o tra­bal­ho não remu­ner­a­do de cuida­dos e domés­ti­co das mul­heres.

O Fórum Par­la­men­tar do G20 é um even­to preparatório para a 10ª Cúpu­la do P20.

*Com infor­mações da Agên­cia Sena­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sede do PT em Diadema é depredada

Diretório foi invadido e objetos foram furtados Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …