...
terça-feira ,5 dezembro 2023
Home / Saúde / Curso de formação do Mais Médicos conta com 1 mil profissionais

Curso de formação do Mais Médicos conta com 1 mil profissionais

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Ministra Nísia Trindade abriu o 28º ciclo do programa


Pub­li­ca­do em 14/08/2023 — 21:40 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde abriu, nes­ta segun­da-feira (14), o cur­so de acol­hi­men­to e avali­ação dos profis­sion­ais do 28° ciclo do Pro­gra­ma Mais Médi­cos. O even­to foi real­iza­do em Brasília e con­tou com a par­tic­i­pação de 1 mil médi­cos, que serão capac­i­ta­dos e envi­a­dos para diver­sos municí­pios do país.

Durante o cur­so, os médi­cos terão aulas sobre atu­ação gen­er­al­ista na atenção primária à saúde, atribuições do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), pro­to­co­los clíni­cos definidos pelo min­istério, leg­is­lação e éti­ca médi­ca.

Durante a cer­imô­nia de aber­tu­ra do cur­so, a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, desta­cou que os profis­sion­ais vão tra­bal­har em áreas remo­tas do país e lugares de difí­cil fix­ação de médi­cos.

“O nos­so grande foco é o aces­so de qual­i­dade para nos­sa pop­u­lação, sobre­tu­do aque­la pop­u­lação em situ­ação de maior vul­ner­a­bil­i­dade, seja nas áreas remo­tas, em relação aos grandes cen­tros, seja em relação às per­ife­rias das nos­sas cidades”, afir­mou.

A min­is­tra tam­bém disse que pre­tende tra­bal­har com o Min­istério da Edu­cação pela “val­i­dação jus­ta” de diplo­mas de profis­sion­ais que se for­maram no exte­ri­or.

“Isso é um com­pro­mis­so nos­so. É respeito à tra­jetória de vocês, que, por difer­entes razões, muitas vezes pela difi­cul­dade de aces­so a um cur­so de med­i­c­i­na no Brasil, fiz­er­am seus cur­sos na Bolívia, o maior número dos aqui pre­sente”, com­ple­tou.

Além da Bolívia, profis­sion­ais for­ma­dos na Colôm­bia, Argenti­na, Cuba e na Rús­sia par­tic­i­pam do 28° ciclo.

O Pro­gra­ma Mais Médi­cos foi cri­a­do em 2013 pela ex-pres­i­dente Dil­ma Rouss­eff e retoma­do neste ano pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va. Durante o gov­er­no do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, o pro­gra­ma foi sub­sti­tuí­do pelo Médi­cos Pelo Brasil.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil Objetivo é elevar nível de informação sobre essas doenças Pub­li­ca­do …