...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Educação / Curso de jornalismo pós-cultura digital tem inscrições até dia 27

Curso de jornalismo pós-cultura digital tem inscrições até dia 27

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Iniciativa resulta de parceria entre UFRJ e Rede de Jornalistas Pretos


Pub­li­ca­do em 18/03/2023 — 11:20 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O cur­so gra­tu­ito Cidada­nia e Comu­ni­cação: Diver­si­dade, Inclusão e Novos For­matos no Jor­nal­is­mo Pós-Cul­tura Dig­i­tal, ofer­e­ci­do pelo cole­ti­vo Rede de Jor­nal­is­tas Pre­tos, em parce­ria com a Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições aber­tas até o próx­i­mo dia 27. As inscrições podem ser feitas neste link.

Gra­tu­ito, o cur­so será real­iza­do vir­tual­mente, com aulas ao vivo, sem­pre às sex­tas-feiras, das 16h às 18h, a par­tir do dia 14 de abril.

As pro­fes­so­ras Mar­celle Cha­gas, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense, e Ivana Bentes, da Esco­la de Comu­ni­cação UFRJ, serão as coor­de­nado­ras do cur­so, que deve ter­mi­nar em 21 de jul­ho. Os alunos que tiverem 75% de pre­sença rece­berão cer­ti­fi­ca­do de exten­são emi­ti­do pela UFRJ.

O obje­ti­vo é alcançar todas as pes­soas que têm inter­esse no tema, além dos grad­uan­dos da própria uni­ver­si­dade. Por isso, não é necessário ter vín­cu­lo com a UFRJ para par­tic­i­par.

Diversidade

Em entre­vista à Agên­cia Brasil, Ivana Bentes desta­cou que, com as redes soci­ais, o jor­nal­is­mo tem muda­do muito. “Há grande diver­si­dade de gru­pos soci­ais, e o cur­so quer tam­bém situ­ar um pouco essas novas questões.” Os par­tic­i­pantes vão apren­der mais sobre diver­si­dade, inclusão e novos for­matos no jor­nal­is­mo pós-cul­tura dig­i­tal. Os temas são lig­a­dos à questão iden­titária da diver­si­dade, envol­ven­do o hor­i­zonte de con­teú­dos que se tornaram mais sen­síveis.

Ivana disse que, sendo uma ativi­dade de exten­são, o cur­so con­sti­tui uma por­ta aber­ta para qual­quer pes­soa abor­dar assun­tos dis­cu­ti­dos no meio uni­ver­sitário., inde­pen­den­te­mente de grad­u­ação ou de ter opor­tu­nidade de entrar em uma uni­ver­si­dade. “Aí, a gente abre para todo mun­do”.

Este será o primeiro cur­so real­iza­do em parce­ria entre a Rede JP e a UFRJ e, segun­do a pro­fes­so­ra, traduz a pre­ocu­pação dos profis­sion­ais jovens den­tro da pau­ta mais tradi­cional de comu­ni­cação dos cur­sos de jor­nal­is­mo. “É impor­tante faz­er essa dis­cussão. O cur­so vai traz­er con­vi­da­dos para falar. É um cur­so bas­tante diver­so em ter­mos de pon­tos de vista e apre­sen­tação de pro­postas”, afir­mou Ivana.

As aulas serão trans­mi­ti­das ao vivo, mas ficarão gravadas para aces­so pos­te­ri­or pelos inter­es­sa­dos. Na opinião de Ivana, é fun­da­men­tal os con­teú­dos ficarem grava­dos de modo que o aces­so seja pos­sív­el a qual­quer momen­to e para que sir­vam de base para debates em esco­las públi­cas e out­ras uni­ver­si­dades. “É uma dire­triz impor­tante para a UFRJ faz­er o con­teú­do chegar para todo mun­do. E a gente se ded­i­ca a pro­duzir con­teú­do de qual­i­dade e difundir e difundir.”

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …