...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Mulher / Damares Alves anuncia Plano de Enfrentamento ao Feminicídio para março

Damares Alves anuncia Plano de Enfrentamento ao Feminicídio para março

A ministra da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participa do lançamento da campanha para detecção precoce do câncer de mama
© Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

Ministra participa do programa Brasil em Pauta na TV Brasil


Publi­ca­do em 21/02/2021 — 08:33 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A minis­tra da Mulher, da Famí­lia e dos Direi­tos Huma­nos, Dama­res Alves, falou no pro­gra­ma Bra­sil em Pau­ta na TV Bra­sil sobre as prin­ci­pais rea­li­za­ções da pas­ta no ano de 2021 e as pre­vi­sões para este ano. Entre as novi­da­des estão a inten­si­fi­ca­ção do com­ba­te à vio­lên­cia con­tra a mulher, com a implan­ta­ção do Pla­no de Enfren­ta­men­to ao Femi­ni­cí­dio, pre­vis­ta para o iní­cio de mar­ço. De acor­do com Dama­res Alves, só no ano pas­sa­do, o Ligue 180 regis­trou aumen­to de 39% no núme­ro de denún­ci­as de vio­lên­cia con­tra mulher.

Segun­do a minis­tra, tam­bém faz par­te do com­ba­te à vio­lên­cia domés­ti­ca a ampli­a­ção da rede de Casas da Mulher Bra­si­lei­ra, lugar que reú­ne diver­sos ser­vi­ços de pro­te­ção como dele­ga­cia, psi­có­lo­gos e aco­lhi­men­to para quem foi víti­ma de vio­lên­cia. De acor­do com Dama­res, hoje o Bra­sil pos­sui ape­nas 7 espa­ços como esse e a meta é cri­ar 27 novos cen­tros ain­da este ano. A minis­tra fez um ape­lo às mulhe­res víti­mas de vio­lên­cia: “Nos pro­cu­rem. Nós vamos até vocês”.

Balanço

Dama­res Alves tam­bém fez um balan­ço das ações desen­vol­vi­das pela pas­ta nos últi­mos meses, em espe­ci­al, duran­te a pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus. O gover­no entre­gou ces­tas bási­cas e kits de higi­e­ne para indí­ge­nas, qui­lom­bo­las e comu­ni­da­des tra­di­ci­o­nais. O obje­ti­vo era evi­tar que esses povos saís­sem do iso­la­men­to. “O nos­so minis­té­rio dis­tri­buiu, dire­ta­men­te, em tor­no de 450 mil ces­tas bási­cas bene­fi­ci­an­do inú­me­ras famí­li­as indí­ge­nas”.

Outra medi­da impor­tan­te foi a cri­a­ção, em 2020, de novos canais de denún­cia como What­sApp (pelo núme­ro 61- 99656–5008), Tele­gram (bas­ta ape­nas digi­tar Direi­toshu­ma­nos­bra­sil­bot) e um apli­ca­ti­vo que inclu­si­ve fun­ci­o­na com víde­o­cha­ma­da em qual­quer lugar do mun­do.

A entre­vis­ta com­ple­ta você con­fe­re às 19h30, no pro­gra­ma Bra­sil em Pau­ta,  na TV Bra­sil.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

SUS incorpora teste para detecção de HPV em mulheres

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Decisão está publicada no Diário Oficial de hoje Publicado em …