...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Esportes / De técnico novo, seleção estreia nas Eliminatórias para a Copa de 2026

De técnico novo, seleção estreia nas Eliminatórias para a Copa de 2026

Repro­dução: © Vitor_Silva

Partida em Belém, às 21h45, terá transmissão da Rádio Nacional


Pub­li­ca­do em 08/09/2023 — 07:00 Por Igor San­tos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Nes­ta sex­ta-feira (8), o Brasil abre sua par­tic­i­pação nas Elim­i­natórias para a Copa do Mun­do de 2026 diante da Bolívia, no está­dio Mangueirão, em Belém, às 21h45 (horário de Brasília). O começo da cam­in­ha­da é tam­bém o primeiro com­pro­mis­so de Fer­nan­do Diniz como téc­ni­co interi­no da seleção des­de que foi anun­ci­a­do para o car­go, em jul­ho. A estreia do Brasil terá trans­mis­são ao vivo da Rádio Nacional. A jor­na­da será aber­ta às 21h30, com nar­ração de André Luiz Mendes, comen­tários de Waldir Luiz e reportagem de Bruno Mendes.

Fernando Diniz.Treino da Seleção Brasileira no Estádio Mangueirão, Belém do Pará
Repro­dução: Anun­ci­a­do pela CBF em jul­ho, o téc­ni­co interi­no coman­dará pela primeira vez a seleção brasileira mas­culi­na à beira do cam­po na noite des­ta sex­ta (8), na estreia con­tra a Bolívia, pelas Elim­i­natórias Sul-Amer­i­canas. — Vitor Silva/CBF/Direitos Reser­va­dos

Os 23 con­vo­ca­dos pelo coman­dante do Flu­mi­nense começaram a se apre­sen­tar para os treinos em Belém na últi­ma segun­da-feira (4). O últi­mo a chegar foi o ata­cante Gabriel Jesus, do Arse­nal, chama­do após a descon­vo­cação de Antony, do Man­ches­ter Unit­ed, inves­ti­ga­do por agressões à ex-namora­da Gabriela Cav­allin.

A expec­ta­ti­va é que Diniz leve a cam­po a seguinte for­mação: Eder­son, Dani­lo, Mar­quin­hos, Gabriel Mag­a­l­hães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães, Ney­mar e Rodry­go; Raphin­ha e Richarli­son.

Fora das primeiras lis­tas depois da Copa de 2022, feitas por Ramon Menezes, Ney­mar, ago­ra atuan­do no Al-Hilal, da Arábia Sau­di­ta, tem a chance de faz­er história no Mangueirão. Se mar­car, chega a 78 gols pelo Brasil, ultra­pas­sa Pelé e se tor­na de for­ma iso­la­da o maior artil­heiro da história da seleção, de acor­do com as con­tas da FIFA. Vale lem­brar que, para a CBF, que con­tabi­liza out­ros gols em amis­tosos, Pelé mar­cou 95 gols com a camisa verde e amarela.

Já se sabe que Ney­mar, assim como Pelé, usará a 10 nes­ta sex­ta-feira (8). A CBF divul­gou a numer­ação para os dois próx­i­mos jogos da seleção pelas Elim­i­natórias.

Out­ro pon­to de inter­esse é ver como o esti­lo de Diniz será colo­ca­do em práti­ca na seleção. Con­trata­do para faz­er a ponte para o próx­i­mo téc­ni­co que deve assumir a par­tir de 2024 — espec­u­la-se o nome do ital­iano Car­lo Ancelot­ti, do Real Madrid — Diniz, que tem um ano de con­tra­to, é con­heci­do por ser adep­to da manutenção da posse de bola des­de o cam­po de defe­sa e pela pre­ocu­pação com o lado estéti­co do jogo, pen­san­do em praticar um fute­bol vis­toso. Nove atle­tas do grupo atu­al já foram treina­dos por ele em algum momen­to da car­reira. Out­ros ain­da estão sendo apre­sen­ta­dos aos con­ceitos do treinador, como o volante Casemiro, que foi o capitão da seleção nos últi­mos jogos.

“Nós sabe­mos que cada treinador tem sua filosofia, suas qual­i­dades, sua for­ma de jog­ar. O Fer­nan­do Diniz está nos mostran­do vídeos, está nos dizen­do como gos­ta de ver o time jog­ar. Já temos uma base que veio da Copa do Mun­do. Não vai ser prob­le­ma essa adap­tação”, acred­i­ta Casemiro.

Depois da Bolívia, o Brasil enfrentará o Peru, em Lima, na próx­i­ma terça-feira (12), às 23h de Brasília. Com o aumen­to do número de par­tic­i­pantes para 48 seleções na próx­i­ma Copa, ago­ra as Elim­i­natórias Sul-Amer­i­canas fornecem seis vagas dire­tas e a pos­si­bil­i­dade de mais uma na repescagem.

Como de cos­tume, são dez país­es na dis­pu­ta (Argenti­na, Bolívia, Brasil, Chile, Colôm­bia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) que se enfrentam em turno e returno, total­izan­do 18 par­tidas para cada equipe. A últi­ma roda­da está pre­vista para acon­te­cer em 9 de setem­bro de 2025. As seis primeiras rodadas serão dis­putadas ain­da em 2023.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio

Lula assinou acordo para aquisição da área de fundo da Caixa Econômica Agên­cia Brasil Pub­li­ca­da …