...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias / Decretos da reforma ministerial são publicados no Diário Oficial

Decretos da reforma ministerial são publicados no Diário Oficial

Brasília 60 Anos - Esplanada dos Ministérios

© Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

Governo oficializa troca de comando em seis ministérios


Publi­ca­do em 30/03/2021 — 09:04 Por Andreia Ver­dé­lio – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Diá­rio Ofi­ci­al da União traz hoje (30) a publi­ca­ção dos decre­tos que ofi­ci­a­li­zam as mudan­ças no coman­do de seis pas­tas do pri­mei­ro esca­lão do gover­no fede­ral. A refor­ma minis­te­ri­al foi anun­ci­a­da ontem (29) pelo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro e inclui tro­cas na Casa Civil e na Secre­ta­ria de Gover­no, ambas liga­das à Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca, no Minis­té­rio da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca (MJSP), no Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res, no Minis­té­rio da Defe­sa e na Advo­ca­cia-Geral da União (AGU).

A Casa Civil será coman­da­da pelo gene­ral Luiz Edu­ar­do Ramos, em subs­ti­tui­ção ao tam­bém gene­ral Wal­ter Bra­ga Net­to. Ramos, que até então ocu­pa­va a Secre­ta­ria de Gover­no, será subs­ti­tuí­do pela depu­ta­da fede­ral Flá­via Arru­da (PL-DF), que faz par­te da base de apoio do gover­no no Con­gres­so. Já Bra­ga Net­to será des­lo­ca­do para o coman­do do Minis­té­rio da Defe­sa no lugar do gene­ral Fer­nan­do Aze­ve­do e Sil­va, que anun­ci­ou ontem sua demis­são do car­go.

Na AGU, o gover­no anun­ci­ou o retor­no de André Men­don­ça como advo­ga­do-geral, dei­xan­do então o coman­do do Minis­té­rio da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca. Ele entra no lugar de José Levi, que infor­mou mais cedo sobre sua saí­da do car­go. Men­don­ça vol­ta a ocu­par o mes­mo car­go em que este­ve até abril de 2020, quan­do subs­ti­tuiu o ex-minis­tro Ser­gio Moro no coman­do do MJSP. Em seu lugar no minis­té­rio, assu­mi­rá o dele­ga­do da Polí­cia Fede­ral Ander­son Gus­ta­vo Tor­res, atu­al secre­tá­rio de Segu­ran­ça Públi­ca do Dis­tri­to Fede­ral.

Tam­bém foi con­fir­ma­da a mudan­ça no Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res, com a saí­da de Ernes­to Araú­jo. A atu­a­ção do chan­ce­ler vinha sen­do ques­ti­o­na­da pelo Con­gres­so Naci­o­nal. Par­la­men­ta­res gover­nis­tas e de opo­si­ção tan­to da Câma­ra quan­to do Sena­do pres­si­o­na­ram pela saí­da do minis­tro da pas­ta, espe­ci­al­men­te por cau­sa das rela­ções do Bra­sil com a Chi­na e na con­du­ção diplo­má­ti­ca para o enfren­ta­men­to à pan­de­mia de covid-19. Gover­na­do­res tam­bém se mani­fes­ta­ram favo­ra­vel­men­te.

Ernes­to Araú­jo esta­va no coman­do do Ita­ma­raty des­de o iní­cio do gover­no Bol­so­na­ro e, em seu lugar, assu­me o diplo­ma­ta Car­los Alber­to Fran­ça, atu­al­men­te asses­sor espe­ci­al de Bol­so­na­ro, mas que até pou­cos meses atrás ocu­pa­va o car­go de che­fe do ceri­mo­ni­al da Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca. Fran­ça foi pro­mo­vi­do a minis­tro de pri­mei­ra clas­se (embai­xa­dor) em 2019, o últi­mo pos­to da car­rei­ra diplo­má­ti­ca. No exte­ri­or, atu­ou como minis­tro-con­se­lhei­ro na Embai­xa­da do Bra­sil na Bolí­via e tam­bém ser­viu em repre­sen­ta­ções diplo­má­ti­cas em Washing­ton (EUA) e Assun­ção (Para­guai).

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Para Pacheco, caso Marielle é marco no combate ao crime organizado

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil “Cumprimento todas as autoridades envolvidas”, disse em cerimônia Publicado …