...
sexta-feira ,17 janeiro 2025
Home / Noticias / Defesa Civil Alerta entra em operação nos estados do Sul e Sudeste

Defesa Civil Alerta entra em operação nos estados do Sul e Sudeste

Aviso para população com cobertura 4G ou 5G e com risco de alagamento

Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/12/2024 — 12:40
Brasília
São Paulo-SP, 09/01/2024, Forte chuva atingiu a capital paulista na tarde desta terça-feira. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O novo sis­tema de aler­tas de desas­tres de grande peri­go da Defe­sa Civ­il Nacional entrou em oper­ação nes­ta quar­ta-feira (4) nos esta­dos das regiões Sul e Sud­este. O Defe­sa Civ­il Aler­ta uti­liza a rede de tele­fo­nia celu­lar para emi­tir aler­tas gra­tu­itos, com men­sagem de tex­to e avi­so sonoro, sus­penden­do qual­quer con­teú­do em uso na tela do apar­el­ho, incluin­do os que estão no modo silen­cioso.

Os aler­tas são dis­para­dos para a pop­u­lação em área com cober­tu­ra de rede 4G ou 5G e com risco imi­nente de alaga­men­tos, enx­ur­radas, desliza­men­tos de ter­ra, ven­davais, chu­vas de grani­zo e out­ras situ­ações. As pes­soas não pre­cisam faz­er cadas­tro prévio para rece­ber as infor­mações de auto­pro­teção, ele será automáti­co.

O con­teú­do dos aler­tas é de respon­s­abil­i­dade da Defe­sas Civis de esta­dos e municí­pios. Assim em uma deter­mi­na­da situ­ação de pre­visão críti­ca de desas­tre, seja ele hidrológi­co, mete­o­rológi­co, geológi­co, entre out­ros, ess­es órgãos poderão enviar o Defe­sa Civ­il Aler­ta para a pop­u­lação que estiv­er na área de risco poten­cial.

De acor­do com o Min­istério da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al, o obje­ti­vo da tec­nolo­gia é com­ple­men­tar as out­ras fer­ra­men­tas de aler­tas de emergên­cia disponíveis para pre­venção e diminuir os impactos cau­sa­dos por desas­tres, avisan­do e ori­en­tan­do as pes­soas que este­jam em local­i­dades com risco imi­nente. A fer­ra­men­ta foi cri­a­da em parce­ria com o Min­istério das Comu­ni­cações, a Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel) e qua­tro grandes oper­ado­ras de tele­fo­nia móv­el (Algar, Claro, Tim e Vivo).

O Defe­sa Civ­il Aler­ta é para casos de desas­tres de grande peri­go. Para os desas­tres de menor inten­si­dade, com menor com­pro­me­ti­men­to da segu­rança das pes­soas, os demais mecan­is­mos, como SMS, TV por assi­natu­ra, What­sApp e Google, per­manecem vigentes.

No últi­mo fim de sem­ana, um aler­ta demon­stração foi envi­a­do para 36 municí­pios do Rio Grande do Sul e, tam­bém, para a cidade de Belo Hor­i­zonte (MG) como for­ma de mostrar a fun­cional­i­dade da fer­ra­men­ta para a pop­u­lação. Em agos­to deste ano, em pro­je­to-pilo­to, o Defe­sa Civ­il Aler­ta foi tes­ta­do em 11 municí­pios brasileiros durante 30 dias.

“Um mês após o iní­cio do pro­je­to-pilo­to, a pop­u­lação das 11 cidades aprovou o novo sis­tema de envio de aler­tas da Defe­sa Civ­il Nacional. Em pesquisa real­iza­da nos municí­pios, 87% das pes­soas que respon­der­am ao ques­tionário sobre a novi­dade avaliaram a fer­ra­men­ta de for­ma pos­i­ti­va”, infor­mou o Min­istério da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …