...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Defesa Civil de SP prevê fortes chuvas até terça-feira em todo estado

Defesa Civil de SP prevê fortes chuvas até terça-feira em todo estado

Gabinete de crise vai coordenar ações relacionadas às previsões

Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/01/2025 — 17:35
São Paulo
São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defe­sa Civ­il do Esta­do de São Paulo emi­tiu bole­tim espe­cial, para o perío­do de domin­go (26) a terça-feira (28), com pre­visão de chu­vas inten­sas em todo o esta­do. Essas condições climáti­cas serão cau­sadas pela pas­sagem de uma frente fria, que trará pan­cadas de chu­va acom­pan­hadas de raios e rajadas de ven­to.

A pre­visão de chu­va de forte inten­si­dade, com acu­mu­la­dos altos, abrange a cap­i­tal paulista, Região Met­ro­pol­i­tana de São Paulo, Vale do Paraí­ba, Ser­ra da Man­tiqueira, Litoral Norte, Camp­inas e Soro­ca­ba, Baix­a­da San­tista, Vale do Ribeira, região de Itape­va, Fran­ca, Bar­retos, Ribeirão Pre­to, Bau­ru e Araraquara.

Já para as regiões de Pres­i­dente Pru­dente, Marília, Araçatu­ba e São José do Rio Pre­to, a pre­visão é de chu­va de inten­si­dade mod­er­a­da, porém com acu­mu­la­dos altos.

Gabinete de crise

A Defe­sa Civ­il mon­tará, de for­ma pres­en­cial, na segun­da-feira (27), o gabi­nete de crise no Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias (CGE) para coor­denar as ações rela­cionadas aos even­tos climáti­cos pre­vis­tos. Entre segun­da e terça-feira (28), há pre­visão de acu­mu­la­dos mais ele­va­dos de chu­va, além de forte inten­si­dade, infor­mou o órgão.

Empre­sas reg­u­lado­ras de serviços públi­cos, rep­re­sen­tantes de con­ces­sionárias de abastec­i­men­to de água e ener­gia tam­bém atu­am no gabi­nete.

Orientações

A Defe­sa Civ­il ori­en­ta que a pop­u­lação adote medi­das de pre­caução para min­i­mizar os riscos decor­rentes das fortes chu­vas. “É essen­cial evi­tar áreas de alaga­men­to e não atrav­es­sar vias inun­dadas, mes­mo de car­ro. Tam­bém é impor­tante ficar aten­to a sinais de desliza­men­tos, como incli­nação de postes, árvores ou rachaduras em ter­renos e pare­des”, aler­tou o órgão.

Além dis­so, durante ven­tos fortes, deve-se man­ter dis­tân­cia de árvores, postes e estru­turas frágeis. Em caso de tem­pes­tades com raios, desconec­tar apar­el­hos eletrôni­cos da toma­da.

O sis­tema Defe­sa Civ­il Aler­ta envia men­sagens de emergên­cia gra­tuita­mente e de for­ma automáti­ca para celu­lares que este­jam em áreas de risco. Para garan­tir o fun­ciona­men­to do serviço, é necessário ver­i­ficar se a fun­cional­i­dade está ati­va­da no dis­pos­i­ti­vo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …