...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Defesa Civil mantém alerta para chuvas fortes em Minas Gerais

Defesa Civil mantém alerta para chuvas fortes em Minas Gerais

Repro­du­ção: © Bom­bei­ros MG/Divulgação

Chuvas devem ficar mais intensas na capital no período da tarde


Publi­ca­do em 24/01/2024 — 11:49 Por Fabío­la Simin­bú — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

As for­tes chu­vas que atin­gi­ram Belo Hori­zon­te na tar­de de ter­ça-fei­ra (23), cau­san­do enxur­ra­das, que­das de árvo­res e ala­ga­men­tos, devem con­ti­nu­ar nos pró­xi­mos dias, aler­ta a Defe­sa Civil do Esta­do de Minas Gerais. De acor­do com nota divul­ga­da pelas redes soci­ais, gran­des quan­ti­da­des de chu­vas estão pre­vis­tas em todas as regiões do esta­do até o pró­xi­mo domin­go (28).

Segun­do o Sis­te­ma de Mete­o­ro­lo­gia e Recur­sos Hídri­cos de Minas Gerais, para esta quar­ta-fei­ra (24), há pos­si­bi­li­da­de de tem­pes­ta­des seve­ras tan­to na região metro­po­li­ta­na de Belo Hori­zon­te, no noro­es­te, nor­te e cen­tro do esta­do, quan­to nos Vales do Rio Doce, do Mucu­ri e Jequi­ti­nho­nha.

Na capi­tal, as chu­vas devem ficar mais inten­sas no perío­do da tar­de e com acu­mu­la­dos de até 120 milí­me­tros, que podem vir acom­pa­nha­das de rai­os, gra­ni­zo, raja­das de ven­tos e tro­vo­a­das.

A ori­en­ta­ção à popu­la­ção é que fique aten­ta e siga as reco­men­da­ções pri­o­ri­zan­do a segu­ran­ça ao ado­tar medi­das pre­ven­ti­vas. “Não subes­ti­me a for­ça da água, não atra­ves­se enxur­ra­das, mude o seu tra­je­to para evi­tar locais com his­tó­ri­co de ala­ga­men­tos. Em caso de tem­pes­ta­de com rai­os, bus­que abri­gos em edi­fi­ca­ções ou veí­cu­los”, aler­ta o sar­gen­to Emer­son Ribei­ro, da Polí­cia Mili­tar de Minas Gerais.

Segun­do o Cor­po de Bom­bei­ros do esta­do, duran­te o tem­po­ral de ter­ça-fei­ra foram aten­di­dos 162 cha­ma­dos sobre que­das de árvo­res e desa­ba­men­tos e 40 pedi­dos de socor­ro a pes­so­as ilha­das em regiões de ala­ga­men­to. A BR-040 che­gou a ser inter­di­ta­da, pró­xi­mo ao Km 564, por vol­ta das 20h depois que uma trom­ba d’água cau­sou o ala­ga­men­to da região e uma pes­soa pre­ci­sou ser res­ga­ta­da de den­tro do car­ro. Não hou­ve regis­tro de mor­tes em con­sequên­cia das chu­vas.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …