...
terça-feira ,15 outubro 2024
Home / Noticias / Defesa Civil mantém alerta para chuvas fortes em Minas Gerais

Defesa Civil mantém alerta para chuvas fortes em Minas Gerais

Repro­dução: © Bombeiros MG/Divulgação

Chuvas devem ficar mais intensas na capital no período da tarde


Pub­li­ca­do em 24/01/2024 — 11:49 Por Fabío­la Sim­in­bú — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

As fortes chu­vas que atin­gi­ram Belo Hor­i­zonte na tarde de terça-feira (23), cau­san­do enx­ur­radas, quedas de árvores e alaga­men­tos, devem con­tin­uar nos próx­i­mos dias, aler­ta a Defe­sa Civ­il do Esta­do de Minas Gerais. De acor­do com nota divul­ga­da pelas redes soci­ais, grandes quan­ti­dades de chu­vas estão pre­vis­tas em todas as regiões do esta­do até o próx­i­mo domin­go (28).

Segun­do o Sis­tema de Mete­o­rolo­gia e Recur­sos Hídri­cos de Minas Gerais, para esta quar­ta-feira (24), há pos­si­bil­i­dade de tem­pes­tades sev­eras tan­to na região met­ro­pol­i­tana de Belo Hor­i­zonte, no noroeste, norte e cen­tro do esta­do, quan­to nos Vales do Rio Doce, do Mucuri e Jequit­in­hon­ha.

Na cap­i­tal, as chu­vas devem ficar mais inten­sas no perío­do da tarde e com acu­mu­la­dos de até 120 milímet­ros, que podem vir acom­pan­hadas de raios, grani­zo, rajadas de ven­tos e tro­voadas.

A ori­en­tação à pop­u­lação é que fique aten­ta e siga as recomen­dações pri­or­izan­do a segu­rança ao ado­tar medi­das pre­ven­ti­vas. “Não subes­time a força da água, não atrav­es­se enx­ur­radas, mude o seu tra­je­to para evi­tar locais com históri­co de alaga­men­tos. Em caso de tem­pes­tade com raios, busque abri­gos em edi­fi­cações ou veícu­los”, aler­ta o sar­gen­to Emer­son Ribeiro, da Polí­cia Mil­i­tar de Minas Gerais.

Segun­do o Cor­po de Bombeiros do esta­do, durante o tem­po­ral de terça-feira foram aten­di­dos 162 chama­dos sobre quedas de árvores e desaba­men­tos e 40 pedi­dos de socor­ro a pes­soas ilhadas em regiões de alaga­men­to. A BR-040 chegou a ser inter­di­ta­da, próx­i­mo ao Km 564, por vol­ta das 20h depois que uma trom­ba d’água cau­sou o alaga­men­to da região e uma pes­soa pre­cisou ser res­gata­da de den­tro do car­ro. Não hou­ve reg­istro de mortes em con­se­quên­cia das chu­vas.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …