...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

Intensidade deve diminuir entre terça e quarta-feira próximas

Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:54
São Luís
Santa Catarina 07/12/2024 Chuva intensa em Santa Catarina causa alagamentos e inundações em diversas regiões. Foto: Coredec/Santa Catarina.
Repro­dução: © Coredec/Santa Cata­ri­na.

As chu­vas inten­sas que atingem San­ta Cata­ri­na des­de a madru­ga­da deste sába­do (7) devem per­manecer até segun­da-feira (9), segun­do bole­tim da Defe­sa Civ­il do esta­do divul­ga­do hoje. Além das chu­vas inten­sas, o avanço de uma frente fria reforça a pos­si­bil­i­dade de tem­po­rais iso­la­dos com fortes rajadas de ven­to e even­tu­al que­da de grani­zo.

Os vol­umes de chu­va reg­istra­dos entre a sex­ta-feira (6) e a madru­ga­da de hoje já causaram alaga­men­tos e enx­ur­radas em diver­sas regiões do esta­do. No municí­pio de Bom Retiro, na Ser­ra Catari­nense, foram reg­istra­dos danos sig­ni­fica­tivos, com 50 residên­cias afe­tadas e cer­ca de 200 pes­soas impactadas pelas enx­ur­radas. A Defe­sa Civ­il infor­mou que não há reg­istro de víti­mas.

O municí­pio de Joinville tam­bém enfren­tou enx­ur­radas, e muitos bair­ros ficaram ala­ga­dos. Nas últi­mas 12 horas, o vol­ume reg­istra­do chegou a 120 milímet­ros (mm) em toda região.

“Out­ros municí­pios, como Xanx­erê e Dioní­sio Cerqueira, tam­bém enfrentaram alaga­men­tos pon­tu­ais. A insta­bil­i­dade mete­o­rológ­i­ca é provo­ca­da por uma frente fria semi-esta­cionária, que man­tém a pre­visão de chu­vas inten­sas até segun­da-feira (9), com riscos ele­va­dos para desliza­men­tos e alaga­men­tos em diver­sas áreas”, infor­mou a Defe­sa Civ­il.

Ao lon­go do sába­do, a chu­va ocorre de for­ma per­sis­tente e abrangente, espe­cial­mente entre as regiões do Grande Oeste, Vale do Ita­jaí, Planal­to Norte e Litoral Norte. Nes­sas regiões, são esper­a­dos os maiores vol­umes acu­mu­la­dos de chu­va.

“O risco é alto para ocor­rên­cias asso­ci­adas a alaga­men­tos, enx­ur­radas e even­tu­ais desliza­men­tos nes­tas regiões. Já na porção sul do esta­do, tam­bém são esper­a­dos tem­po­rais com chu­va pon­tual­mente inten­sa, mas os acu­mu­la­dos devem ser menores em com­para­ção aos das demais regiões, trazen­do risco mod­er­a­do para alaga­men­tos e enx­ur­radas pon­tu­ais”, acres­cen­tou a Defe­sa Civ­il.

No domin­go (8) e na segun­da-feira (9), per­manece o tem­po nubla­do e chu­voso em grande parte do esta­do, man­ten­do-se o risco de mod­er­a­do a alto para ocor­rên­cias mete­o­rológ­i­cas, prin­ci­pal­mente nas áreas da divisa com o Paraná. Nes­sa região, a chu­va tende a ser mais volu­mosa, em espe­cial no Grande Oeste, Planal­tos, Vale do Ita­jaí e Litoral Norte.

“Ao final do even­to, nas áreas mais atingi­das, são esper­a­dos, em média, vol­umes entre 200mm e 250mm. Diante dis­to, o risco para ocor­rên­cias asso­ci­adas à chu­va volu­mosa, com pos­síveis impactos hidrológi­cos e geológi­cos, é con­sid­er­a­do alto”, infor­mou o órgão.

Já na área entre o Litoral Sul e a Grande Flo­ri­anópo­lis, a chu­va tam­bém vai per­manecer de for­ma fre­quente. São esper­a­dos vol­umes um pouco menores, var­ian­do entre 60 e 80 mm com pon­tu­ais em torno de 100mm. Nes­sas áreas, o risco é mod­er­a­do para ocor­rên­cias asso­ci­adas a chu­va inten­sa e volu­mosa, como alaga­men­tos e enx­ur­radas.

Na segun­da-feira, a chu­va diminui em parte, prin­ci­pal­mente nas áreas próx­i­mas ao Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o sis­tema esta­cionário que estará posi­ciona­do sobre o Paraná, soma­do à influên­cia de uma área de baixa pressão, ain­da man­tém maior cober­tu­ra de nuvens e condição para chu­va pon­tual­mente inten­sa.

“O risco per­manece mod­er­a­do a alto para ocor­rên­cias asso­ci­adas a alaga­men­tos, enx­ur­radas e desliza­men­tos. No aman­hecer, as tem­per­at­uras vari­am entre 10°C na Ser­ra e 17°C no Oeste e Litoral Norte. À tarde, as tem­per­at­uras sobem pouco, var­ian­do entre 13°C e 21°C pelo esta­do. O mar fica pouco agi­ta­do com ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2m. Os ven­tos de sudeste/leste vari­am entre 30 e 50 km/h”,alerta a Defe­sa Civ­il.

A insta­bil­i­dade deve diminuir entre terça (10) e quar­ta-feira (11), mas, segun­do o bole­tim, o trans­porte de umi­dade do mar para a cos­ta deixa o tem­po encober­to e chu­voso, sobre­tu­do em áreas do litoral e regiões próx­i­mas.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …