...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Política / Defesa de Bolsonaro afirma que ele oferecerá sigilo bancário à Justiça

Defesa de Bolsonaro afirma que ele oferecerá sigilo bancário à Justiça

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Advogados afirmaram que ele jamais se apropriou de bens públicos


Pub­li­ca­do em 11/08/2023 — 22:08 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A defe­sa do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro declar­ou nes­ta sex­ta-feira (11) que ele “jamais se apro­pri­ou ou desvi­ou” bens públi­cos. Em nota divul­ga­da à impren­sa, os advo­ga­dos tam­bém afir­maram que Bol­sonaro vai colo­car seu sig­i­lo bancário à Justiça.

Pouco antes da divul­gação da nota, veícu­los da impren­sa afir­maram que a Polí­cia Fed­er­al (PF) pedirá à Justiça a que­bra de sig­i­lo bancário e tele­fôni­co do ex-pres­i­dente.

A man­i­fes­tação da defe­sa foi moti­va­da pela defla­gração da Oper­ação Lucas 12:2, que apu­ra o supos­to fun­ciona­men­to de uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa para desviar e vender pre­sentes de autori­dades estrangeiras durante o gov­er­no Bol­sonaro.

Os advo­ga­dos Paulo Amador Bueno e Daniel Tess­er afir­maram que o ex-pres­i­dente já havia solic­i­ta­do ao Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) o depósi­to dos pre­sentes rece­bidos.

“Sobre os fatos ven­ti­la­dos na data de hoje nos veícu­los de impren­sa nacional, a defe­sa do [ex] pres­i­dente Jair Bol­sonaro, vol­un­tari­a­mente e sem que hou­vesse sido insta­da, peti­cio­nou jun­to ao TCU, em mea­d­os de março, requeren­do o depósi­to dos itens naque­la Corte até final decisão sobre seu trata­men­to, o que de fato foi feito. O [ex] pres­i­dente Bol­sonaro reit­era que jamais apro­pri­ou-se ou desvi­ou quais­quer bens públi­cos, colo­can­do à dis­posição do Poder Judi­ciário sua movi­men­tação bancária.”, declar­ou a defe­sa.

Entre as provas obti­das na inves­ti­gação, está um áudio obti­do pela Polí­cia Fed­er­al (PF), que rev­el­ou uma con­ver­sa de Mau­ro Cid, ex-aju­dante de ordens de Jair Bol­sonaro, na qual hou­ve a citação do val­or de US$ 25 mil “pos­sivel­mente per­ten­centes” ao ex-pres­i­dente.

Con­forme regras do TCU, os pre­sentes de gov­er­nos estrangeiros devi­am ser incor­po­ra­dos ao Gabi­nete Adjun­to de Doc­u­men­tação Históri­ca (GADH), setor da Presidên­cia da Repúbli­ca respon­sáv­el pela guar­da dos pre­sentes, que não pode­ri­am ficar no acer­vo pes­soal de Bol­sonaro, nem deixar de ser cat­a­lo­ga­dos.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 04/10/2023 Reunião da CCJ durante discursão para liberação do comércio de Plasma. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

CCJ do Senado aprova PEC que permite comercialização de plasma humano

Proposta será agora analisada pelo plenário da Casa Pub­li­ca­do em 04/10/2023 — 17:46 Por Lucas …