...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Justiça / Defesa de Bolsonaro quer acesso a depoimentos de ex-comandantes das FA

Defesa de Bolsonaro quer acesso a depoimentos de ex-comandantes das FA

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

comandantes das FA

As falas de Freire Gomes e Carlos Baptista Júnior seguem sob sigilo


Publicado em 06/03/2024 — 10:39 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A defe­sa do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro pediu ao min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), aces­so aos depoi­men­tos dados à Polí­cia Fed­er­al (PF) pelos ex-coman­dantes do Exérci­to, Mar­co Antônio Freire Gomes, e da Aeronáu­ti­ca, Car­los Bap­tista Júnior.

Ambos foram ouvi­dos no âmbito do inquéri­to que apu­ra uma tra­ma golpista que teria se desen­volvi­do no núcleo do gov­er­no fed­er­al, durante a segun­da metade de 2022, cujo obje­ti­vo seria impedir a posse do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, eleito naque­le ano.

Os advo­ga­dos do ex-pres­i­dente pedi­ram que os autos do proces­so sejam atu­al­iza­dos com os “ter­mos de declar­ações rel­a­tivos às últi­mas oitavas real­izadas”. Além dos ex-coman­dantes, prestaram depoi­men­to dezenas de inves­ti­ga­dos, incluin­do mil­itares que foram min­istros no gov­er­no Bol­sonaro.

O próprio Bol­sonaro com­pare­ceu à PF para depor, mas exerceu o dire­ito de ficar cal­a­do. A mes­ma ati­tude tiver­am out­ros inves­ti­ga­dos, como o ex-min­istro da Defe­sa, Wal­ter Bra­ga Net­to.

Os ex-coman­dantes do Exérci­to e da Aeronáu­ti­ca prestaram depoi­men­to entre o fim de fevereiro e o iní­cio de março e foram ouvi­dos na condição de teste­munhas. Até o momen­to a PF não os impli­cou na tra­ma golpista.

O depoi­men­to de Freire Gomes durou cer­ca de oito horas e per­manece sob sig­i­lo, sendo tido como um dos mais cru­ci­ais para desven­dar o plane­ja­men­to de um golpe de Esta­do.

As falas do ex-coman­dante do Exérci­to seguem sob sig­i­lo. Segun­do as infor­mações disponíveis, Freire Gomes se defend­eu afir­man­do ter resis­ti­do à tra­ma golpista e impli­can­do Bol­sonaro no plane­ja­men­to de uma min­u­ta de decre­to sobre o golpe.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Preso PM suspeito de ser o segundo atirador do caso Gritzbach

Total detidos sobe para 26, sendo 17 policiais militares Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia …