...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Justiça / Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações

Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações

Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro

Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/12/2024 — 17:26
Brasília
Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR
Repro­dução: © Isac Nóbrega/PR

Os advo­ga­dos de defe­sa do gen­er­al  Wal­ter Bra­ga Net­to divul­gar­am uma nota, na tarde deste sába­do (14), em que man­i­fes­taram a crença no “dev­i­do proces­so legal” e que “ter­e­mos a opor­tu­nidade de com­pro­var que não hou­ve qual­quer obstrução as inves­ti­gações”.

Os advo­ga­dos Luís Hen­rique Cesar Pra­ta, Gabriela Leonel Venân­cio e Fran­cis­co Eslei de Lima, todos da Pra­ta Advo­ca­cia, de Brasília, divul­gar­am que tomaram con­hec­i­men­to “par­cial”, pela man­hã, da decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), e que vão se man­i­fes­tar nos autos do proces­so após “ple­na ciên­cia dos fatos que ense­jaram a decisão pro­feri­da”.

“Papel de liderança”

A Polí­cia Fed­er­al pren­deu o ex-min­istro da Defe­sa e gen­er­al Wal­ter Bra­ga Net­to. Ele é um dos alvos do inquéri­to que apu­ra a ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do no país após as eleições de 2022. Bra­ga Net­to foi can­dida­to a vice-pres­i­dente na cha­pa com Jair Bol­sonaro nas eleições de 2022.

De acor­do com o relatório da Polí­cia Fed­er­al, há “diver­sos ele­men­tos de pro­va” con­tra Bra­ga Net­to, que teria atu­a­do para impedir a total elu­ci­dação dos fatos, com ten­ta­ti­va de obstru­ir as inves­ti­gações e “com o obje­ti­vo de con­tro­lar as infor­mações forneci­das, alter­ar a real­i­dade dos fatos apu­ra­dos, além de con­sol­i­dar o alin­hamen­to de ver­sões entre os inves­ti­ga­dos”.

Segun­do o min­istro do STF Alexan­dre de Moraes, rela­tor do inquéri­to que inves­ti­ga a tra­ma golpista, os des­do­bra­men­tos da inves­ti­gação, a par­tir da oper­ação “Con­tragolpe”, e novos depoi­men­tos de Mau­ro Cid, ex-aju­dante de ordens de Bol­sonaro, “rev­e­laram a gravís­si­ma par­tic­i­pação de Wal­ter Souza Bra­ga Net­to nos fatos inves­ti­ga­dos, em ver­dadeiro papel de lid­er­ança, orga­ni­za­ção e finan­cia­men­to, além de demon­strar rel­e­vantes indí­cios de que o rep­re­sen­ta­do atu­ou, reit­er­ada­mente, para embaraçar as inves­ti­gações”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …