...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Saúde / Dengue: 80% dos hospitais privados de SP têm alta em internações

Dengue: 80% dos hospitais privados de SP têm alta em internações

Repro­du­ção: © 41330/Pixabay

Mais de 42 mil casos de dengue foram confirmados no estado


Publi­ca­do em 09/02/2024 — 17:39 Por Elai­ne Patri­cia Cruz – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil* — São Pau­lo

ouvir:

Nos últi­mos dias, 80% dos hos­pi­tais pri­va­dos do esta­do de São Pau­lo regis­tra­ram aumen­to nas inter­na­ções por den­gue. Isso é o que apon­tou uma pes­qui­sa iné­di­ta divul­ga­da nes­ta sex­ta-fei­ra (9) pelo Sin­di­ca­to dos Hos­pi­tais, Clí­ni­cas e Labo­ra­tó­ri­os do Esta­do de São Pau­lo (SindHosp).

A pes­qui­sa ouviu 91 hos­pi­tais pri­va­dos pau­lis­tas entre os dias 29 de janei­ro e 7 de feve­rei­ro e cons­ta­tou ain­da que a mai­or par­te dos paci­en­tes inter­na­dos com den­gue nes­ses hos­pi­tais está na fai­xa etá­ria entre 30 e 50 anos.

No pron­to-aten­di­men­to, onde se aten­dem casos de urgên­cia e emer­gên­cia, 89% dos ser­vi­ços de saú­de par­ti­cu­la­res do esta­do regis­tra­ram alta de casos sus­pei­tos de den­gue. Meta­de dos hos­pi­tais con­sul­ta­dos (51% do total) reve­lou cres­ci­men­to entre 11% e 20% nas inter­na­ções em lei­tos clí­ni­cos.

A mai­o­ria das uni­da­des (89% do total) não regis­trou aumen­to nas inter­na­ções em uni­da­des de tera­pia inten­si­va (UTI). Em 11% das ins­ti­tui­ções, hou­ve cres­ci­men­to de até 5%. Nes­tes hos­pi­tais, a média de tem­po que um paci­en­te ficou inter­na­do em UTI por cau­sa da doen­ça foi de qua­tro dias.

“O sur­to cres­ce rapi­da­men­te e o úni­co con­tro­le mais efe­ti­vo é o aumen­to das ações das auto­ri­da­des sani­tá­ri­as para ori­en­tar a popu­la­ção no con­tro­le da pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to trans­mis­sor e ações dire­tas de com­ba­te ao mos­qui­to”, dis­se Fran­cis­co Bales­trin, pre­si­den­te do SindHosp, em nota.

Hoje, o gover­no de São Pau­lo lan­çou o Pai­nel de Moni­to­ra­men­to da Den­gue, onde é apre­sen­ta­da a evo­lu­ção dos casos de arbo­vi­ro­ses em todo o esta­do. Segun­do dados des­se pai­nel, 42.134 casos de den­gue já foram con­fir­ma­dos em São Pau­lo nes­te ano, com nove óbi­tos e 15 em inves­ti­ga­ção. Cin­co mor­tes ocor­re­ram na cida­de de Tau­ba­té. As demais foram regis­tra­das nas cida­des de Bar­re­tos, Bau­ru, São Pau­lo e Mogi das Cru­zes.

A den­gue é uma doen­ça cau­sa­da por um vírus que é trans­mi­ti­do pelo mos­qui­to Aedes aegyp­ti. Os sin­to­mas de den­gue mais comuns são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no cor­po, man­chas aver­me­lha­das na pele, cocei­ra, náu­se­as e dores mus­cu­la­res e arti­cu­la­res. Uma das prin­ci­pais for­mas de pre­ven­ção da doen­ça é o com­ba­te ao mos­qui­to trans­mis­sor. Isso pode ser fei­to eli­mi­nan­do água para­da ou obje­tos que acu­mu­lem água, como pra­tos de plan­tas ou pneus usa­dos.

Busca por repelentes

Por con­ta da explo­são do núme­ro de casos, a pro­cu­ra por repe­len­tes de inse­tos vem aumen­tan­do des­de o final do ano pas­sa­do. De acor­do com uma rede de far­má­ci­as, entre novem­bro de 2023 e janei­ro de 2024, a bus­ca por de repe­len­tes cres­ceu 450% em todo o Bra­sil. Na sema­na pas­sa­da, a alta foi de 120% em rela­ção a janei­ro.

Covid-19

A pes­qui­sa fei­ta pelo SindHosp mos­tra que 60% dos ser­vi­ços de saú­de con­fir­ma­ram aumen­to de até 5% no pron­to-aten­di­men­to para casos de covid-19. Em rela­ção aos lei­tos clí­ni­cos, todos os hos­pi­tais regis­tra­ram aumen­to de até 5% em inter­na­ções. No entan­to, os casos têm sido menos gra­ves. Em 98% dos hos­pi­tais pri­va­dos de São Pau­lo, não hou­ve alta em inter­na­ções em UTIs por cau­sa da doen­ça.

* Cola­bo­rou Flá­via Albu­quer­que

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde e Anvisa reforçam alerta sobre uso de pomada capilar no carnaval

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom/ Agên­cia Bra­sil Produto é usado para manter penteados e tranças Publi­ca­do …