...
domingo ,14 abril 2024
Home / Saúde / Dengue: Anvisa vai priorizar registro de dispositivos para diagnóstico

Dengue: Anvisa vai priorizar registro de dispositivos para diagnóstico

Repro­du­ção: © shammiknr/Pixabay

Objetivo é permitir resposta mais rápida no controle da epidemia


Publicado em 07/03/2024 — 09:46 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) vai pri­o­ri­zar, em cará­ter de urgên­cia, todos os pedi­dos de regis­tro de dis­po­si­ti­vos des­ti­na­dos ao diag­nós­ti­co da den­gue. A deci­são foi toma­da duran­te reu­nião da dire­to­ria cole­gi­a­da.

“O obje­ti­vo é ampli­ar o for­ne­ci­men­to de mei­os efi­ca­zes para o diag­nós­ti­co pre­co­ce da doen­ça, per­mi­tin­do uma res­pos­ta mais rápi­da no con­tro­le da epi­de­mia”, des­ta­cou a Anvi­sa em nota.

A medi­da abran­ge as soli­ci­ta­ções em anda­men­to e tam­bém as que forem pro­to­co­la­das ao lon­go dos pró­xi­mos 60 dias. Segun­do a agên­cia, tam­bém terão pri­o­ri­da­de pedi­dos de Cer­ti­fi­ca­ção de Boas Prá­ti­cas de Fabri­ca­ção de empre­sas fabri­can­tes de tes­tes para den­gue, “garan­tin­do a qua­li­da­de e a segu­ran­ça des­ses pro­du­tos”.

Autotestes

Em nota, a Anvi­sa infor­mou que ain­da está ava­li­an­do, a pedi­do do Minis­té­rio da Saú­de, a pos­si­bi­li­da­de de comer­ci­a­li­za­ção de auto­tes­tes para den­gue. “Em bre­ve, a agên­cia deve­rá se pro­nun­ci­ar sobre o tema”.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Estado do Rio mantém decreto de epidemia para dengue

Repro­du­ção: © Edu Kapps/SMS Mais cedo, capital do estado anunciou fim da epidemia Publicado em …