...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Saúde / Dengue: distribuição de doses pode começar na 2ª semana de fevereiro

Dengue: distribuição de doses pode começar na 2ª semana de fevereiro

Repro­du­ção: © Rogé­rio Vidmantas/Prefeitura de Dou­ra­dos

Laboratório produtor deve incluir bula em português


Publi­ca­do em 30/01/2024 — 11:25 Por Pau­la Labois­siè­re — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A dis­tri­bui­ção da vaci­na con­tra a den­gue para os 521 muni­cí­pi­os bra­si­lei­ros sele­ci­o­na­dos pode come­çar na segun­da sema­na de feve­rei­ro. A minis­tra da Saú­de, Nísia Trin­da­de, dis­se nes­ta ter­ça-fei­ra (30) que as doses ain­da não come­ça­ram a ser entre­gues em razão de uma exi­gên­cia da Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa), a ser cum­pri­da pelo labo­ra­tó­rio Take­da, res­pon­sá­vel pela pro­du­ção do imu­ni­zan­te.

“A rela­ção de pri­o­ri­da­des da vaci­na já foi fei­ta. A ideia é dis­tri­buir den­tro daque­le mapa já apre­sen­ta­do. Ain­da não ini­ci­a­mos essa dis­tri­bui­ção por­que há uma exi­gên­cia e ela tem que ser cum­pri­da pelo labo­ra­tó­rio pro­du­tor. É uma exi­gên­cia regu­la­tó­ria da Anvi­sa que a bula este­ja em por­tu­guês. Esta­mos fina­li­zan­do esse pro­ces­so”, expli­cou. “A par­tir do momen­to em que seja solu­ci­o­na­da essa ques­tão, essa é a nos­sa pre­vi­são. Não have­rá por que ter mais delon­gas.”

De acor­do com a minis­tra, a pas­ta não des­car­ta a pos­si­bi­li­da­de de pri­o­ri­zar alguns dos 521 muni­cí­pi­os sele­ci­o­na­dos, caso haja neces­si­da­de. “Não esta­be­le­ce­mos pri­o­ri­da­des naque­la lis­ta, mas o cri­té­rio de gra­vi­da­de de casos, de núme­ro de casos sem­pre será con­si­de­ra­do, se for neces­sá­rio esca­lo­nar aqui­lo que já defi­ni­mos como pri­o­ri­da­de”, des­ta­cou.

Ain­da segun­do Nísia, na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (1º), o minis­té­rio, o Con­se­lho Naci­o­nal de Secre­tá­ri­os de Saú­de (Conass) e o Con­se­lho Naci­o­nal de Secre­ta­ri­as Muni­ci­pais de Saú­de (Cona­sems) devem se reu­nir para a reu­nião men­sal da Comis­são Inter­ges­to­res Tri­par­ti­te, em Bra­sí­lia. O tema da den­gue deve retor­nar à pau­ta duran­te o encon­tro.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom/ Agên­cia Bra­sil Dados foram atualizados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde …