...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Desabamento de teto de igreja histórica causa morte de jovem na Bahia

Desabamento de teto de igreja histórica causa morte de jovem na Bahia

Outras seis pessoas ficaram feridas no acidente

Luiz Cláu­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/02/2025 — 21:03
Brasília
Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação
Repro­dução: © Defe­sa Civ­il de Salvador/Divulgação

O desaba­men­to do teto da Igre­ja de São Fran­cis­co de Assis, no Cen­tro Históri­co de Sal­vador (BA), nes­ta quar­ta-feira (5), cau­sou a morte de Giu­lia Pan­choni Righet­to, de 26 anos. Out­ras seis pes­soas ficaram feri­das no aci­dente. Equipes da Defe­sa Civ­il, do Cor­po de Bombeiros e da Polí­cia Civ­il da Bahia atu­am no local para prestar suporte e apu­rar as causas do desaba­men­to.

Em nota à impren­sa, o Min­istério da Cul­tura e o Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan) man­i­fes­taram pro­fun­do “pesar pelo trági­co desaba­men­to de parte do for­ro do teto” da igre­ja. “Neste momen­to de dor, expres­samos nos­sa sol­i­dariedade às víti­mas, seus famil­iares e à comu­nidade local”.

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, tam­bém man­i­festou “tris­teza e pesar” com o aci­dente na igre­ja de Sal­vador e disse em nota que o gov­er­no atu­ará na “recon­strução desse lugar sagra­do para mil­hares de brasileiros”. Em rede social, a min­is­tra da Cul­tura, Mar­gareth Menezes, tam­bém lamen­tou o que chamou de “tragé­dia” e disse que irá, nes­ta quin­ta-feira (6), a Sal­vador.

Obras

O gov­er­no infor­mou que o imóv­el históri­co é de pro­priedade da Ordem Primeira de São Fran­cis­co, respon­sáv­el dire­ta pela gestão e manutenção da edi­fi­cação. O Iphan argu­men­tou que atua na preser­vação do bem, com ações como o restau­ro dos painéis de azule­jaria por­tugue­sa.

A obra foi con­cluí­da em maio de 2023. Há a elab­o­ração de um pro­je­to de restau­ração do edifí­cio.

Os órgãos do gov­er­no acres­cen­taram que estão à dis­posição para colab­o­rar com as inves­ti­gações e ado­tar as medi­das necessárias para a preser­vação e restau­ração do patrimônio históri­co e cul­tur­al.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …