...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Economia / Desenrola Fies contabiliza 164 mil renegociações de dívidas

Desenrola Fies contabiliza 164 mil renegociações de dívidas

Repe­o­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr/Agência Bra­sil

Prazo para solicitar renegociação termina em 31 de maio


Publi­ca­do em 11/01/2024 — 09:15 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Balan­ço divul­ga­do pelo Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) con­ta­bi­li­za mais de 164 mil rene­go­ci­a­ções de dívi­das do Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (Fies), nos pri­mei­ros dois meses do Desen­ro­la Fies. Os acor­dos repre­sen­tam um total de R$ 7,6 bilhões, sen­do que R$ 338 milhões já retor­na­ram aos cofres públi­cos. 

Os des­con­tos pre­vis­tos no pro­gra­ma imple­men­ta­do pelo gover­no fede­ral para rene­go­ci­a­ção das dívi­das vari­am entre 77%, 92% e 99%. Já o aba­ti­men­to dos juros pode che­gar a 100%.

“A ini­ci­a­ti­va ofe­re­ce con­di­ções atra­ti­vas para aque­les que têm débi­tos rela­ci­o­na­dos a con­tra­tos cele­bra­dos até 2017, em fase de paga­men­to e com ina­dim­plên­cia regis­tra­da até 30 de junho de 2023”, infor­mou o MEC, que bus­ca, com a rene­go­ci­a­ção, auxi­li­ar 1,2 milhão de pes­so­as com difi­cul­da­des finan­cei­ras para qui­tar seus débi­tos.

A rene­go­ci­a­ção (ou a simu­la­ção da rene­go­ci­a­ção) pode ser fei­ta por meio do ban­co com o qual foi assi­na­do o con­tra­to – no caso, Ban­co do Bra­sil ou Cai­xa Econô­mi­ca Fede­ral. O MEC escla­re­ce que todo o pro­ces­so pode ser fei­to de for­ma vir­tu­al, por meio dos apli­ca­ti­vos des­sas ins­ti­tui­ções.

O pra­zo para a soli­ci­tar a rene­go­ci­a­ção vai até 31 de maio de 2024.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em janeiro

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Calendário de pagamento segue mês de nascimento ou fim …