...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Cultura / Desfile de escolas do Rio abre comemoração do Dia Nacional do Samba

Desfile de escolas do Rio abre comemoração do Dia Nacional do Samba

Desfiles começam nesta sexta-feira e prosseguem até domingo

Cristi­na Índio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/11/2024 — 13:36
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro. 13/02/2024. Carnaval 2024 Sambódromo da Marquês de Sapucaí, desfile da Portela. Foto: Alex Ferro | Riotur
Repro­dução: © Foto: Alex Fer­ro | Rio­tur

O Dia Nacional do Sam­ba, comem­o­ra­do em 2 de dezem­bro, vai ser hom­e­nagea­do no Rio de Janeiro com três dias de des­file das esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial. As apre­sen­tações começam nes­ta sex­ta-feira (29) prosseguem até domin­go (1°).

A entra­da é a doação de 1 kg de ali­men­to não perecív­el. Em todos os dias, os portões na Cidade do Sam­ba, na Gam­boa, região por­tuária do Rio, serão aber­tos às 19h.

“A data é muito impor­tante para que a gente pos­sa cel­e­brar o Dia Nacional do Sam­ba, um dia tão impor­tante para nós, sam­bis­tas, com mui­ta rep­re­sen­ta­tivi­dade para todo mun­do que vive car­naval o ano inteiro, que tra­bal­ha com o car­naval, para todos os sam­bis­tas como um todo. O even­to é fun­da­men­tal para que ten­hamos, de fato, uma comem­o­ração da importân­cia de ser sam­bista”, disse à Agên­cia Brasil, o pres­i­dente da Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio (Liesa), Gabriel David.

Hoje vão des­fi­lar as esco­las que pas­sarão pelo Sam­bó­dro­mo no primeiro dia do Grupo Espe­cial no Car­naval 2025. O públi­co vai poder assi­s­tir hoje a Unidos de Padre Miguel, que venceu na Série Ouro em 2024, e com isso, con­quis­tou o dire­ito de inte­grar o Grupo Espe­cial, con­sid­er­a­do a elite do car­naval.

Na sequên­cia, entram a Imper­a­triz Leopoldinense, Viradouro, atu­al campeã do Espe­cial, e a Mangueira. A aber­tu­ra ficará por con­ta do tradi­cional blo­co car­navale­sco Cacique de Ramos e o encer­ra­men­to com o can­tor Belo.

Aman­hã (30), o públi­co vai assi­s­tir a Unidos da Tiju­ca, a Bei­ja-Flor, o Salgueiro e a Vila Isabel. Neste dia, a aber­tu­ra será com o Ter­reiro de Crioulo e o encer­ra­men­to com o grupo Sam­ba da Vol­ta.

No últi­mo dia, des­fil­am a Moci­dade Inde­pen­dente, a Paraí­so do Tuiu­ti, a Grande Rio e a Portela. A con­frat­er­niza­ção con­ta tam­bém com apre­sen­tação do can­tor e com­pos­i­tor Jorge Aragão.

“Tan­to os amantes de car­naval e torce­dores das esco­las, quan­to os diri­gentes e os artis­tas já esper­am este even­to ao lon­go dos anos, e ele vem crescen­do muito. A expec­ta­ti­va e a procu­ra já era grande e, por isso, a gente vem ele­van­do o nív­el em cada ano que pas­sa, mantendo‑o como even­to pop­u­lar de suma importân­cia para a comem­o­ração ofi­cial do Dia Nacional do Sam­ba”, disse o pres­i­dente da Liesa.

Desfiles

Todas as agremi­ações des­fi­larão com os prin­ci­pais seg­men­tos das esco­las. “Cada esco­la vai ter 40 min­u­tos para des­fi­lar, can­tan­do seu sam­ba enre­do do ano e levan­do ali seg­men­tos como comis­são de frente, casal de mestre-sala e por­ta-ban­deira, bate­ria, pas­sis­tas, algu­mas alas da comu­nidade, as baianas, a vel­ha guar­da. Então, basi­ca­mente os prin­ci­pais artis­tas estarão pre­sentes em um des­file reduzi­do, se com­para­do ao des­file prin­ci­pal”, disse David.

Segun­do ele, esta será a quar­ta vez que o des­file neste for­ma­to ocorre na Cidade do Sam­ba, mas é a primeira que comem­o­ra o Dia Nacional do Sam­ba.

“É a primeira vez que ocorre por três dias e que tem entra­da solidária com 1 kg de ali­men­to, que não tem ingres­so sendo cobra­do. A gente espera que isso gere um impacto pop­u­lar maior porque a qual­i­dade do even­to tem evoluí­do muito ao lon­go dess­es qua­tro anos. Ten­ho certeza de que vai ser um even­to mais bem estru­tu­ra­do, com maior número de pes­soas e com várias sur­pre­sas inter­es­santes”, con­cluiu.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …