...
terça-feira ,21 maio 2024
Home / Meio Ambiente / Desmatamento na Amazônia cai em setembro, aponta o Inpe

Desmatamento na Amazônia cai em setembro, aponta o Inpe

Repro­du­ção: © Cris­tie Sic­sú

No Cerrado, área desmatada passou de 273,41 km² para 516,73 km²


Publi­ca­do em 06/10/2023 — 18:48 Por Lety­cia Bond — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

Em um ano, com a vira­da de gover­no e ações arti­cu­la­das, a área de des­ma­ta­men­to da Amazô­nia Legal caiu de 1.454,76 quilô­me­tros qua­dra­dos (km²) para 590,3 km², na com­pa­ra­ção de setem­bro de 2022 para o mes­mo mês des­te ano. Os dados são do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pes­qui­sas Espa­ci­ais (Inpe), vin­cu­la­do ao Minis­té­rio de Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção.

Em agos­to, a que­da foi ain­da mais expres­si­va. Hou­ve vari­a­ção de 1.661,02 km² para 563,09 km².

Já no Cer­ra­do, bio­ma que tem sido sub­me­ti­do a inter­fe­rên­ci­as pro­fun­das, por con­ta do avan­ço da mono­cul­tu­ra da soja, que tam­bém muda radi­cal­men­te a pai­sa­gem e afe­ta a fau­na e a flo­ra locais, o perí­me­tro toma­do pelo des­ma­ta­men­to aumen­tou de 273,41 km² para 516,73 km², em setem­bro des­te ano, na com­pa­ra­ção com setem­bro do ano pas­sa­do. Ao se con­fron­tar os qua­dros de agos­to de ambos os anos, o que se nota é que o tama­nho da área se man­te­ve pra­ti­ca­men­te igual, pas­san­do de 451,81 km² para 463,36 km².

Ambi­en­ta­lis­tas já têm rei­te­ra­do pedi­dos para que as auto­ri­da­des olhem para o Cer­ra­do com o mes­mo cui­da­do que têm com a Região Amazô­ni­ca. Con­for­me apu­rou a Agên­cia Bra­sil, no iní­cio des­te ano, o bio­ma, que pode ser clas­si­fi­ca­do como uma sava­na e é cha­ma­do, não à toa, de “ber­ço das águas”, pelas reser­vas de água que abri­ga, pode per­der 33,9% dos flu­xos dos rios até 2050, caso o rit­mo da explo­ra­ção agro­pe­cuá­ria per­ma­ne­ça com os níveis atu­ais.

Os esta­dos que apre­sen­tam situ­a­ção mais crí­ti­ca de des­ma­ta­men­to no Cer­ra­do, são Bahia, Mara­nhão e Tocan­tins.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Rádio Nacional chega onde falta energia e ajuda população do RS

Repro­du­ção: © Tânia Rêgo/Agência Bra­sil Rádio de pilha ressurge como principal meio de comunicação Publicado …