...
sexta-feira ,17 janeiro 2025
Home / Noticias / Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Golpistas enviam mensagens falsas se passando pelo Detran

Ana Car­oli­na Alli Mar­ques*
Pub­li­ca­do em 19/11/2024 — 07:02
Brasília
Carteira nacional de Habilitação , CNH
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Unidades dos depar­ta­men­tos estad­u­ais de Trân­si­to (Detrans) em todo o Brasil têm chama­do a atenção para ten­ta­ti­vas de golpe envol­ven­do men­sagens de tex­to. Essas men­sagens dire­cionam para sites fal­sos que solici­tam dados pes­soais, ale­gan­do sus­pen­são ou cas­sação da carteira nacional de habil­i­tação (CNH)..

Os golpis­tas envi­am men­sagens de tex­to se pas­san­do pelo Detran, afir­man­do que a CNH está com proces­so de sus­pen­são ou cas­sação. As men­sagens con­têm links que, quan­do aces­sa­dos, dire­cionam a pes­soa para sites fal­sos que sim­u­lam o sis­tema do gov­er­no fed­er­al, o gov.br, e apre­sen­tam for­mulários ou bole­tos que pedem dados pes­soais dos usuários. Além de pedir infor­mações pes­soais, os sites mostram supostas infrações cometi­das e seus val­ores, com um cam­po com a opção “reg­u­larizar”.

O Detran infor­ma que não entra em con­ta­to com os usuários por SMS, e‑mail ou lig­ação. Todas as noti­fi­cações sobre proces­sos são envi­adas em cor­re­spondên­cias iden­ti­fi­cadas pelos Cor­reios e pub­li­cadas no Diário Ofi­cial do Esta­do.

O órgão recomen­da que a pop­u­lação não clique em links sus­peitos e enfa­ti­za a pos­si­bil­i­dade de con­sul­tar canais ofi­ci­ais: Em caso de dúvi­da, os usuários podem aces­sar o site ofi­cial do Detran do esta­do ou procu­rar atendi­men­to pres­en­cial em qual­quer unidade do depar­ta­men­to. Tam­bém é pos­sív­el usar o aplica­ti­vo da Carteira Dig­i­tal de Trân­si­to, que ofer­ece aces­so às infor­mações do con­du­tor e do veícu­lo.

*Estag­iária sob super­visão de Marce­lo Brandão.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …