...
sexta-feira ,19 julho 2024
Home / Noticias / Detran-RJ faz mutirão para emitir identidade de candidatos ao Enem

Detran-RJ faz mutirão para emitir identidade de candidatos ao Enem

Repro­dução: © Insti­tu­to-Ger­al de Perí­cias do Rio Grande do Sul

Candidato a vestibular, curso e concurso também pode tirar documento


Pub­li­ca­do em 09/09/2022 — 06:02 Por Mari­na Bur­ck* — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

Pes­soas que farão o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) e não têm carteira de iden­ti­dade poderão aproveitar o mutirão que o Depar­ta­men­to de Trân­si­to do Rio de Janeiro (Detran-RJ) fará neste sába­do (10), em todos os pos­tos de iden­ti­fi­cação civ­il. A opor­tu­nidade vale tam­bém para can­didatos a vestibu­lares, cur­sos e con­cur­sos, como os dos colé­gios Mil­i­tar e Pedro II.

Serão emi­ti­das tan­to a primeira quan­to a segun­da via da carteira. Para ser aten­di­do no mutirão, será pre­ciso apre­sen­tar o com­pro­vante de inscrição nos exam­es, vestibu­lares, cur­sos ou con­cur­sos, além de orig­i­nal ou cópia aut­en­ti­ca­da da cer­tidão de nasci­men­to (para solteiros) ou de casa­men­to. O atendi­men­to será feito por ordem de chega­da, por meio da dis­tribuição de sen­has. Não há neces­si­dade de agen­da­men­to.

A primeira via da iden­ti­dade é gra­tui­ta. Para a segun­da é cobra­do o val­or de R$ 46,15, que dev­erá ser pago com Doc­u­men­to Úni­co de Arrecadação (Duda), emi­ti­do no site do Brade­sco, com o códi­go 500–2. Pes­soas desem­pre­gadas, que recebem até um salário mín­i­mo ou em situ­ação de pobreza, podem solic­i­tar a isenção da taxa, apre­sen­tan­do declar­ação de hipos­su­fi­ciên­cia econômi­ca, declar­ação de isenção emi­ti­da pela Fun­dação Leão XII ou decisão de autori­dade judi­cial.

As carteiras de iden­ti­dade emi­ti­das para menores de idade devem ser sub­sti­tuí­das aos 18 anos. Nesse caso, se a segun­da via for pedi­da nos 30 dias ante­ri­ores ao 18º aniver­sário, não há cobrança de taxa.

No sába­do, o serviço de iden­ti­fi­cação civ­il do Detran-RJ será exclu­si­vo para as pes­soas con­tem­pladas pelo mutirão e não serão aber­tas vagas para agen­da­men­to do públi­co nesse dia.

*Estag­iária sob a super­visão de Mario Tole­do

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: semana tem 30 anos do tetra, Dia do Amigo e das florestas

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Confira as principais efemérides da semana entre 14 e 20 …