...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Saúde / DF flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos a partir de hoje

DF flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos a partir de hoje

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Proteção ainda será obrigatória no transporte, comércio e condomínios


Pub­li­ca­do em 03/11/2021 — 07:30 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Agên­cia Brasília

O Dis­tri­to Fed­er­al (DF) é mais uma unidade da Fed­er­ação que pas­sa a flex­i­bi­lizar as regras para o uso de más­caras de pro­teção con­tra a covid-19. A par­tir des­ta quar­ta-feira (3), em ambi­entes aber­tos como ruas, clubes e par­ques, o uso fica lib­er­a­do. A pro­teção, no entan­to, de acor­do com decre­to pub­li­ca­do na últi­ma terça-feira (26) pelo gov­er­nador Ibaneis Rocha, con­tin­ua sendo obri­gatória no trans­porte públi­co, comér­cio, indús­trias e em áreas comuns de con­domínios.

O mes­mo decre­to reduz, a par­tir de hoje, a neces­si­dade de dis­tan­ci­a­men­to entre as mesas em restau­rantes, bares e cen­tros gas­tronômi­cos. A atu­al­iza­ção per­mite a diminuição do espaça­men­to de dois para um metro. Out­ra novi­dade do doc­u­men­to é que aulas cole­ti­vas em acad­e­mias tam­bém estão lib­er­adas.

Em relação às esco­las da rede públi­ca, os pro­to­co­los e as medi­das de segu­rança pre­vis­tos no novo decre­to não se apli­cam. Para elas, o regra­men­to con­tin­uará sendo definido por ato próprio da Sec­re­taria de Edu­cação, como já acon­tece des­de o iní­cio da pan­demia.

A medi­da, ain­da polêmi­ca, é jus­ti­fi­ca­da pelo fato de o DF já ter 71% da pop­u­lação com­ple­ta­mente imu­niza­dos. Des­de o iní­cio da pan­demia, o DF reg­istrou 515.134 casos e 10.886 mortes pela doença. A taxa de trans­mis­são está em 0.72. Há uma sem­ana, o índice era de 0.81. Quan­do esse val­or é igual ou maior que 1, a tendên­cia é de aumen­to do con­tá­gio. Com índices menores que 1, como está o cenário atu­al, a tendên­cia é de desacel­er­ação da epi­demia.

O sub­se­cretário de Vig­ilân­cia à Saúde, Divi­no Valero, afir­ma que a medi­da será mon­i­tora­da pela saúde públi­ca. “Com a flex­i­bi­liza­ção, vamos faz­er uma avali­ação téc­ni­ca do com­por­ta­men­to do vírus na pop­u­lação. Vamos anal­is­ar como vão se com­por­tar a taxa de trans­mis­são e o índice de casos graves da infecção, que hoje estão em que­da no DF”, expli­cou.

Para Valero, como a doença ain­da é muito nova, as con­tem­po­riza­ções tam­bém são necessárias. “Com relação à covid não existe recei­ta preesta­b­ele­ci­da. A flex­i­bi­liza­ção está sendo fei­ta com mui­ta cautela, tan­to que ape­nas em ambi­entes públi­cos ao ar livre esta­mos liberan­do”, com­ple­tou o sub­se­cretário.

Outros estados

No Rio de Janeiro, a lei que flex­i­bi­liza o uso de más­caras já está em vig­or des­de a últi­ma quin­ta-feira (28). No mes­mo dia, a prefeitu­ra tam­bém flex­i­bi­li­zou o uso de más­caras em lugares aber­tos na cidade, alcançan­do os 65% de toda a pop­u­lação com­ple­ta­mente imu­niza­da. Belo Hor­i­zonte e São Paulo tam­bém já dimin­uíram algu­mas restrições em função da pan­demia, como o horário de fun­ciona­men­to de esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais, bares, restau­rantes e shows, mas a obri­ga­to­riedade do uso de más­caras em locais aber­tos con­tin­ua.

Ouça na Radioagência Nacional:

Ouça out­ras notí­cias da Radioagên­cia Nacional.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula fará novo procedimento médico nesta quinta

Presidente permanece sob cuidados intensivos no Sírio-Libanês Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …