...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Noticias / DF: Parque da Cidade recebe atividades para pessoas com deficiência

DF: Parque da Cidade recebe atividades para pessoas com deficiência

Repro­du­ção: © Pro­je­to UNA Parque/Reprodução

Circuito de esportes conta com canoagem, mergulho e escalada


Publi­ca­do em 20/08/2022 — 08:13 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Ouça a maté­ria:

O Par­que da Cida­de Sarah Kubits­chek, em Bra­sí­lia, rece­be a par­tir des­te sába­do (20) o 3º Cir­cui­to de Ati­vi­da­des Inclu­si­vas para Pes­so­as com Defi­ci­ên­cia, par­te do pro­je­to Uni­da­de Naci­o­nal de Aces­si­bi­li­da­de (UNA) Par­que.

O cro­no­gra­ma de ati­vi­da­des abran­ge espor­tes aquá­ti­cos, como cano­a­gem e stand-up pad­dle (SUP), tor­re de esca­la­da e até mes­mo uma pis­ci­na de mer­gu­lho. Tam­bém serão ofe­re­ci­das aulas de tiro com arco, tênis de mesa, dan­ça, yoga e aten­di­men­to psi­cos­so­ci­al.

Segun­do a cri­a­do­ra e res­pon­sá­vel pelo pro­je­to, Andréa Pon­tes, a ideia é ten­tar trans­for­mar a vida de pes­so­as com defi­ci­ên­ci­as por meio da inclu­são soci­al. “Nos­so pro­pó­si­to é exer­ci­tar a trans­for­ma­ção e a empa­tia. É impor­tan­te que as ini­ci­a­ti­vas adap­ta­das e aces­sí­veis sejam do alcan­ce de todos. Bra­sí­lia vem se des­ta­can­do pela pre­o­cu­pa­ção com a inclu­são”, dis­se.

Projeto UNA Parque 2022
Repro­du­ção: Par­ti­ci­pan­tes pra­ti­cam espor­tes super­vi­si­o­na­dos no pro­je­to UNA Par­que, em Bra­sí­lia — Pro­je­to UNA Parque/Reprodução

Além dos ganhos físi­cos com as ati­vi­da­des, Andréa tam­bém lem­bra que a soci­a­li­za­ção e o bem-estar men­tal são fato­res impor­tan­tes na vida de pes­so­as com neces­si­da­des espe­ci­ais. “As ati­vi­da­des físi­cas tra­zem inú­me­ros bene­fí­ci­os para o bem-estar físico e men­tal, e no caso das pes­so­as com defi­ci­ên­cia são ain­da mais impor­tan­tes. Esti­mu­lam auto­no­mia e inde­pen­dên­cia, aju­dam na rea­bi­li­ta­ção e no emo­ci­o­nal, com soci­a­li­za­ção, for­ta­le­ci­men­to de vín­cu­los, melho­ria da auto­es­ti­ma e redu­ção da ansi­e­da­de, estres­se e depres­são”.

Andréa Pon­tes é espor­tis­ta e  faz par­te da sele­ção bra­si­lei­ra de para­ca­no­a­gem, além de ser cam­peã sul-ame­ri­ca­na de 2021 na moda­li­da­de.

As ati­vi­da­des serão ofe­re­ci­das até 6 de janei­ro de 2023, aos sába­dos e domin­gos, das 9h às 18h, no Esta­ci­o­na­men­to 10 do Par­que da Cida­de. A par­ti­ci­pa­ção é gra­tui­ta, e as ins­cri­ções já podem ser fei­tas onli­ne.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Voto feminino Fonte: Agência Câmara de Notícias

Hoje é Dia: combate ao alcoolismo e voto feminino são destaques

Repro­du­ção: © FGV/CPDOC Confira as principais datas e fatos da semana entre 18 e 24/02 …