...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Saúde / Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Mobilização é para reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos


Pub­li­ca­do em 02/03/2024 — 08:15 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde real­iza neste sába­do (2), em todo o país, o Dia D de Mobi­liza­ção con­tra a Dengue. O obje­ti­vo do even­to, denom­i­na­do Brasil unido con­tra a dengue, é faz­er uma ação integra­da de mobi­liza­ção nacional em todas os esta­dos, con­vo­can­do a sociedade civ­il, influ­en­ci­adores dig­i­tais, mídia e atores locais para con­sci­en­ti­zar a pop­u­lação sobre car­ac­terís­ti­cas da dengue e pro­ced­i­men­tos de pre­venção.

Com o tema Dez min­u­tos con­tra a dengue, a mobi­liza­ção nacional pre­tende reforçar as ações de pre­venção e elim­i­nação dos focos do mos­qui­to. Segun­do o Min­istério, a ação terá a par­tic­i­pação maciça de agentes de saúde, min­istros, gov­er­nadores, prefeitos e secretários para serem por­ta-vozes do com­bate ao mos­qui­to Aedes aegyp­ti.

Nes­ta sem­ana, a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários estad­u­ais de Saúde do país para mobi­lizar os esta­dos em torno da ini­cia­ti­va e reforçar as ações de pre­venção e elim­i­nação dos focos do mos­qui­to. Durante o encon­tro, a min­is­tra enfa­ti­zou a neces­si­dade da união dos entes da fed­er­ação para o enfrenta­men­to do sur­to da doença.

“Este é um momen­to de atenção não só das autori­dades san­itárias, do Min­istério da Saúde, mas tam­bém de toda a sociedade”, aler­tou.

Des­de o iní­cio do ano, o Brasil reg­istrou 1.038.475 casos prováveis de dengue e 258 mortes con­fir­madas pela doença. Out­ros 651 óbitos estão em inves­ti­gação. O coe­fi­ciente de incidên­cia da dengue no país neste momen­to é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habi­tantes, segun­do o Painel de Mon­i­tora­men­to das Arbovi­ros­es.

Campanha

O gov­er­no fed­er­al lançou recen­te­mente a cam­pan­ha Dez min­u­tos con­tra a dengue. O con­teú­do sug­ere ao cidadão que sep­a­re dez min­u­tos por sem­ana para o com­bate à dengue, já que cer­ca de 75% dos cri­adouros estão nos domicílios.

A ideia é que esse tem­po é sufi­ciente para garan­tir que caixas d´água este­jam bem fechadas, jog­ar areia nos vasos de plan­ta, garan­tir que os sacos de lixo este­jam bem amar­ra­dos, con­ferir cal­has, evi­tar pneus em locais descober­tos, não acu­mu­lar sucatas e entul­hos e esvaziar gar­rafas PET, potes e vasos.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

Dano podem ser maiores se produto for clandestino, alerta especialista Bruno de Fre­itas Moura – …