...
domingo ,14 abril 2024
Home / Saúde / Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Mobilização é para reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos


Publi­ca­do em 02/03/2024 — 08:15 Por Sabri­na Crai­de — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O Minis­té­rio da Saú­de rea­li­za nes­te sába­do (2), em todo o país, o Dia D de Mobi­li­za­ção con­tra a Den­gue. O obje­ti­vo do even­to, deno­mi­na­do Bra­sil uni­do con­tra a den­gue, é fazer uma ação inte­gra­da de mobi­li­za­ção naci­o­nal em todas os esta­dos, con­vo­can­do a soci­e­da­de civil, influ­en­ci­a­do­res digi­tais, mídia e ato­res locais para cons­ci­en­ti­zar a popu­la­ção sobre carac­te­rís­ti­cas da den­gue e pro­ce­di­men­tos de pre­ven­ção.

Com o tema Dez minu­tos con­tra a den­gue, a mobi­li­za­ção naci­o­nal pre­ten­de refor­çar as ações de pre­ven­ção e eli­mi­na­ção dos focos do mos­qui­to. Segun­do o Minis­té­rio, a ação terá a par­ti­ci­pa­ção maci­ça de agen­tes de saú­de, minis­tros, gover­na­do­res, pre­fei­tos e secre­tá­ri­os para serem por­ta-vozes do com­ba­te ao mos­qui­to Aedes aegyp­ti.

Nes­ta sema­na, a minis­tra da Saú­de, Nísia Trin­da­de, se reu­niu com os secre­tá­ri­os esta­du­ais de Saú­de do país para mobi­li­zar os esta­dos em tor­no da ini­ci­a­ti­va e refor­çar as ações de pre­ven­ção e eli­mi­na­ção dos focos do mos­qui­to. Duran­te o encon­tro, a minis­tra enfa­ti­zou a neces­si­da­de da união dos entes da fede­ra­ção para o enfren­ta­men­to do sur­to da doen­ça.

“Este é um momen­to de aten­ção não só das auto­ri­da­des sani­tá­ri­as, do Minis­té­rio da Saú­de, mas tam­bém de toda a soci­e­da­de”, aler­tou.

Des­de o iní­cio do ano, o Bra­sil regis­trou 1.038.475 casos pro­vá­veis de den­gue e 258 mor­tes con­fir­ma­das pela doen­ça. Outros 651 óbi­tos estão em inves­ti­ga­ção. O coe­fi­ci­en­te de inci­dên­cia da den­gue no país nes­te momen­to é de 511,4 casos para cada gru­po de 100 mil habi­tan­tes, segun­do o Pai­nel de Moni­to­ra­men­to das Arbo­vi­ro­ses.

Campanha

O gover­no fede­ral lan­çou recen­te­men­te a cam­pa­nha Dez minu­tos con­tra a den­gue. O con­teú­do suge­re ao cida­dão que sepa­re dez minu­tos por sema­na para o com­ba­te à den­gue, já que cer­ca de 75% dos cri­a­dou­ros estão nos domi­cí­li­os.

A ideia é que esse tem­po é sufi­ci­en­te para garan­tir que cai­xas d´água este­jam bem fecha­das, jogar areia nos vasos de plan­ta, garan­tir que os sacos de lixo este­jam bem amar­ra­dos, con­fe­rir calhas, evi­tar pneus em locais des­co­ber­tos, não acu­mu­lar suca­tas e entu­lhos e esva­zi­ar gar­ra­fas PET, potes e vasos.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Estado do Rio mantém decreto de epidemia para dengue

Repro­du­ção: © Edu Kapps/SMS Mais cedo, capital do estado anunciou fim da epidemia Publicado em …