...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Meio Ambiente / Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro

Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil; Agen­cia Brasil

Restaura Caatinga ganha destaque neste 21 de setembro


Pub­li­ca­do em 21/09/2022 — 06:32 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Para mar­car o Dia da Árvore, comem­o­ra­do hoje (21), a Asso­ci­ação Caatin­ga lança o pro­je­to Restau­ra Caatin­ga, com o obje­ti­vo de difundir con­hec­i­men­to téc­ni­co, treinar cole­tores de sementes e restau­rar flo­restas de ecos­sis­temas degrada­dos. A data foi insti­tuí­da a fim de con­sci­en­ti­zar e aju­dar os brasileiros a refle­tirem sobre a importân­cia das flo­restas para os seres vivos. 

A ideia, segun­do a asso­ci­ação, é a “alin­har téc­ni­cas ino­vado­ras de restau­ração flo­re­stal, capac­i­tação de pes­soal e pro­moção da rede de sementes para pro­teção do bio­ma”. Entre as ativi­dades pro­gra­madas está a restau­ração flo­re­stal do entorno da Reser­va Par­tic­u­lar do Patrimônio Nat­ur­al (RPPN) Neném Bar­ros, local­iza­da no municí­pio de Crateús (CE).

“A ação vai ben­e­fi­ciar 20 hectares ao redor da área, con­tribuin­do com a recom­posição de uma região degrada­da e pro­te­gen­do ain­da mais a Reser­va Par­tic­u­lar do Patrimônio Nat­ur­al (RPPN)”, expli­ca o coor­de­nador-ger­al da Asso­ci­ação Caatin­ga, Daniel Fer­nan­des.

“Isso tudo amplia a ofer­ta dos serviços ecos­sistêmi­cos ger­a­dos a par­tir da flo­res­ta em pé, como o estoque e a remoção de car­bono e a segu­rança hídri­ca”, acres­cen­tou ao infor­mar que o Restau­ra Caatin­ga con­tem­pla qua­tro dos 17 Obje­tivos de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (ODS) esta­b­ele­ci­dos pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU): o ODS 4 (Edu­cação de qual­i­dade); o 11 (Cidades e comu­nidades sus­ten­táveis); o 13 (Ação con­tra a mudança glob­al do cli­ma); e o 15º (Vida ter­restre).

De acor­do com a asso­ci­ação, o pro­je­to tam­bém está alin­hado à Déca­da de Recu­per­ação dos Ecos­sis­temas (2021–2030), esta­b­ele­ci­da pela ONU. O pro­je­to é divi­di­do em três ativi­dades, sendo uma volta­da à real­iza­ção de cur­so de restau­ração ecológ­i­ca da Caatin­ga, em for­ma­to online, “para atores envolvi­dos na cadeia da recu­per­ação do bio­ma”.

A segun­da ativi­dade é a con­sol­i­dação da Reser­va Nat­ur­al Ser­ra das Almas, local­iza­da entre os municí­pios de Crateús (CE) e Buri­ti dos Montes (PI), como pon­to de treina­men­to de cole­tores de sementes.

“A ter­ceira é a restau­ração de 20 hectares de ecos­sis­temas da caatin­ga da RPPN Neném Bar­ros, em Crateús, a par­tir de téc­ni­ca desen­volvi­da pelo Lab­o­ratório de Ecolo­gia da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio Grande do Norte (UFRN)”, infor­ma a asso­ci­ação.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

Professora teme que crianças fiquem ansiosas Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …