...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Cultura / Dia da Música e Viola Caipira é comemorado em museu do DF

Dia da Música e Viola Caipira é comemorado em museu do DF

Repro­dução: © FAC/Divulgação

Data foi instituída por lei em homenagem ao escritor Cornélio Pires


Publicado em 13/07/2024 — 08:10 Por Gilberto Costa — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Este sába­do (13) é dia de Luar do SertãoTris­teza do JecaRios de Lágri­masMoren­in­ha Lin­daEncon­tro de Ban­deira e de muitas out­ras músi­cas do can­cioneiro brasileiro. Hoje comem­o­ra-se o Dia Nacional da Músi­ca e Vio­la Caipi­ra, con­forme insti­tuí­do por lei (Lei nº 14.472/2022), em hom­e­nagem ao jor­nal­ista, escritor e fol­clorista Cornélio Pires, nasci­do nes­sa data em 1884.

Brasília (DF, 12.07.2024 - Bete Silva, violeira do DF. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Repro­dução:  Musicista e pro­fes­so­ra Bete Sil­va, uma das atrações do pro­je­to Café com Vio­la — Arqui­vo pessoal/Divulgação

Cornélio é apon­ta­do como respon­sáv­el por trans­por, na déca­da de 1920, a músi­ca caipi­ra orig­i­nal do inte­ri­or para a metró­pole, da roça para a indús­tria fono­grá­fi­ca. “No iní­cio, quan­do ela foi lev­a­da pra cidade, par­tic­i­pa­va de saraus”, con­ta à Agên­cia Brasil a musicista e pro­fes­so­ra Bete Sil­va, que par­tic­i­pa Clube do Vio­leiro Caipi­ra em Brasília.

Bete é uma das atrações do pro­je­to Café com Vio­la, no Museu Vivo da Memória Can­dan­ga, que neste sába­do, a par­tir das 9h, comem­o­ra o Dia Nacional da Músi­ca e Vio­la Caipi­ra. Ela vai tocar acom­pan­ha­da de qua­tro músi­cos da Orques­tra de Vio­la de Brasília e do Coral Habeas Can­tus.

Folias e missa sertaneja

Para a musicista e pro­fes­so­ra, o dedil­ha­do da vio­la caipi­ra é pleno de afe­tos: “Eu sou vio­leira porque, des­de a min­ha infân­cia, eu fui cri­a­da no inte­ri­or de Minas. E eu acom­pan­ha­va as folias de reis, né? Tin­ha as fes­tas de reis lá, todo janeiro, e eu ia nes­sas folias e eu via aque­le som daque­le instru­men­to de dez cor­das, eu acha­va aqui­lo o fim do mun­do. Eu sem­pre gostei.”

Foi o som das folias na cidade de For­mosa (GO), no Entorno do DF, que tam­bém lev­ou o com­pos­i­tor, arran­jador e pro­du­tor musi­cal Claud­in­ho da Vio­la ao instru­men­to quan­do cri­ança e às apre­sen­tações em públi­co mais tarde.

Brasília (DF, 12.07.2024 - Claudinho da Viola. Dia Nacional da Música e Viola Capiria. Foto: Luiz Fernandes/Divulgação
Repro­dução: Com­pos­i­tor, arran­jador e pro­du­tor musi­cal Claud­in­ho da Vio­la se apre­sen­tará no pro­je­to Café com Vio­la — Luiz Fernandes/Divulgação

“Aqui acon­tece todo ano a folia grande, a folia da roça, que o povo fala. Aí teve uma mis­sa ser­tane­ja e um ami­go do meu pai foi sortea­do para ser o guia dessa folia, o mestre guia dessa folia. E ele foi lá em casa me chamar pra tocar jun­to”, remem­o­ra.

Depois de par­tic­i­par de mis­sas e folias, Claud­in­ho virou atração na emis­so­ra de rádio local e hoje tem seu primeiro dis­co instru­men­tal disponív­el em serviços de stream­ing.

Assim como Bete Sil­va, Claud­in­ho vai tocar no Café com Vio­la. As apre­sen­tações poderão ser vis­tas no YouTube. Além deles, haverá out­ras atrações e mui­ta con­ver­sa rega­da a café coa­do, pão de quei­jo, bolo e iguar­ias do café da man­hã da roça.

“Depois das apre­sen­tações, a gente vai ter um momen­to de roda de prosa sobre cul­tura, quan­do a gente pre­tende dar voz às pes­soas da comu­nidade, do Núcleo Ban­deirante, da Can­dan­golân­dia, além do pes­soal do Museu Vivo da Memória Can­dan­ga”, infor­ma Luiz Fer­nan­des Rodrigues da Sil­va, pres­i­dente do Clube do Vio­leiro Caipi­ra.

Serviço:

Café com Vio­la — Dia Nacional da Músi­ca e Vio­la Caipi­ra

Museu Vivo da Memória Can­dan­ga — Lote D, Setor Jusceli­no Kubistchek, Núcleo Ban­deirante

Horário: Das 9h ao meio-dia

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …