...
domingo ,27 abril 2025
Home / Noticias / Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo

Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo

Repro­dução: © Arqui­vo Agên­cia Brasil

Comemoração na maioria dos países ocorre em junho


Pub­li­ca­do em 14/08/2022 — 09:02 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

O segun­do domin­go de agos­to é a data reser­va­da no Brasil para hom­e­nagear os pais. Aqui, o Dia do Papai foi insti­tuí­do pelo pub­lic­itário Sylvio Bher­ing em 1953, na época dire­tor do jor­nal O Globo e da Rádio Globo, con­forme reg­istros do site de memória da empre­sa de comu­ni­cação

Ini­cial­mente, a data escol­hi­da era 16 de agos­to, quan­do a Igre­ja Católi­ca cel­e­bra­va São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus. O dia ded­i­ca­do ao san­to mudou, mas o oita­vo mês do ano fez suces­so entre os com­er­ciantes que gan­haram um perío­do para aque­cer as ven­das.

“O Dia das Mães já exis­tia, então a ideia foi: por que não ter tam­bém um Dia dos Pais? E, aqui no Brasil, mais declar­ada­mente, surgiu como uma ideia mer­cadológ­i­ca, pub­lic­itária mes­mo. Então muito dita­do até mes­mo para movi­men­tar o comér­cio”, expli­cou Sér­gio Dan­tas, pro­fes­sor de Mar­ket­ing da Uni­ver­si­dade Pres­bi­te­ri­ana Macken­zie.

A data foi con­sagra­da em agos­to e no domin­go, tradi­cional­mente um dia de encon­tros famil­iares. São Joaquim pas­sou a ser cel­e­bra­do em 26 de jul­ho, jun­to de Sant´Ana, mãe de Maria, que virou o Dia dos Avós.

Dan­tas, no entan­to, indi­ca out­ro prováv­el moti­vo para a manutenção da hom­e­nagem em agos­to. “Eu acred­i­to que foi estrate­gi­ca­mente escol­hi­do porque o comér­cio tem datas mar­cantes. A gente final­iza o ano com o Natal, que é a grande data. Tem depois, no primeiro semes­tre, o Dia das Mães, que é a segun­da maior data de movi­men­to. Logo depois, em jun­ho, tem o Dia dos Namora­dos. E aí só o Dia das Cri­anças, em out­ubro. Acho que a ideia foi ten­tar espaçar isso ao lon­go do ano”, apon­ta. Entre essas datas, o Dia dos Pais foi a últi­ma a ser defini­da.

Outros países

As especi­fi­ci­dades da data escol­hi­da para o Brasil fazem com que o país seja um dos úni­cos a hom­e­nagear os pais em agos­to. A data mais dis­sem­i­na­da no mun­do, recon­heci­da em pelo menos 70 país­es, é o ter­ceiro domin­go de jun­ho, uma história que começa nos Esta­dos Unidos.

Sono­ra Luise Smart, fil­ha de um agricul­tor que lutou na Guer­ra Civ­il em 1862, que­ria hom­e­nagear o pai, William Jack­son, que criou os fil­hos soz­in­hos após a morte da esposa.

A data escol­hi­da para a primeira comem­o­ração, ocor­ri­da em 1910, foi 19 de jun­ho, data do aniver­sário do pai de Sono­ra. A ideia se espal­hou e foi ofi­cial­iza­da, em 1966, pelo pres­i­dente Lyn­don John­son como o ter­ceiro domin­go de jun­ho.

“Padroni­zou de ser no ter­ceiro domin­go, que até era um dia mais fácil das famílias estarem jun­tas e de viven­cia­rem o propósi­to do Dia dos Pais, que é jus­ta­mente essa união, a comunhão. Como os Esta­dos Unidos são um país que dita tendên­cias, muitos país­es acabaram seguin­do essa deter­mi­nação deles”, apon­ta Dan­tas.

Há tam­bém país­es que cel­e­bram a data em 19 de março, Dia de São José, como Por­tu­gal, Espan­ha, Itália, Andor­ra, Bolívia e Hon­duras.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …