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Dia Mundial Sem Carro tem manifestações por modais mais sustentáveis

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Brasil tem um carro para cada 3,32 habitantes


Pub­li­ca­do em 22/09/2023 — 16:40 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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Ciclis­tas de diver­sas partes do país ped­alaram nes­ta sex­ta-feira (22) pelo Dia Mundi­al sem Car­ro, como for­ma de repen­sar os hábitos de mobil­i­dade urbana, com foco nos bene­fí­cios para o meio ambi­ente, para econo­mia e para a saúde físi­ca e men­tal daque­les quem optam por deixar o veícu­lo motor­iza­do na garagem e, no lugar, ado­tar meios mais sus­ten­táveis, como a cam­in­ha­da, bici­cle­ta, mono­ci­clo elétri­co, patins, skate ou patinete, os chama­dos modais de mobil­i­dade ati­va.

A data inte­gra a Sem­ana Nacional do Trân­si­to, que começou na segun­da-feira (18) e vai até a segun­da-feira (25). Neste perío­do, tam­bém é comem­o­ra­da a Sem­ana Nacional da Mobil­i­dade.

Em Brasília, a orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Rodas da Paz, cri­a­da em 2003, pro­moveu um pas­seio ciclís­ti­co de 5 quilômet­ros, da Rodoviária do Plano Pilo­to à Câmara Leg­isla­ti­va do Dis­tri­to Fed­er­al. Mes­mo com o calor e a baixa umi­dade, o grupo de ciclis­tas usou itens de segu­rança e apoiou a mobil­i­dade sus­ten­táv­el e o fim da “car­rode­pendên­cia”, como foi apel­i­da­da a relação com os veícu­los motor­iza­dos.

O bonde de ciclis­tas lev­ou ban­ner em defe­sa de um trân­si­to mais con­sciente e ecológi­co, com menos car­ros e moto­ci­cle­tas em cir­cu­lação; e ain­da pre­garam a con­vivên­cia pací­fi­ca entre motoris­tas, ciclis­tas e pedestre no Dis­tri­to Fed­er­al.

Brasília, DF 22/09/2023 Cicloativistas e servidores públicos pedalaram em um bonde de bicicleta saindo da Rodoviária do Plano Piloto com destino à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Dia Mundial sem Carro (CLDF). Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: Cicloa­t­ivis­tas e servi­dores públi­cos ped­alaram em um bonde de bici­cle­ta em Brasília — Foto: Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

Frota de veículos

Para mar­car o Dia Mundi­al sem Car­ro, a Con­fed­er­ação Nacional de Municí­pios (CNM) divul­gou um lev­an­ta­men­to que mostra o cresci­men­to da fro­ta de veícu­los no Brasil e o impacto neg­a­ti­vo às cidades, com per­das econômi­cas de aprox­i­mada­mente R$ 247,2 bil­hões por prob­le­mas na mobil­i­dade urbana, que igual­mente afe­tam a qual­i­dade de vida das pes­soas com os con­ges­tion­a­men­tos, poluição, atra­sos e aci­dentes no trân­si­to.

O estu­do téc­ni­co foi pro­duzi­do com base em dados cole­ta­dos até jul­ho deste ano, pela Sec­re­taria Nacional de Trân­si­to (Sen­a­tran), do Min­istério dos Trans­portes.

De acor­do com as infor­mações do Sen­a­tran, agru­padas pela CNM, atual­mente exis­tem 61,2 mil­hões de car­ros reg­istra­dos no país. O número, se com­para­do com o Cen­so Demográ­fi­co de 2022, divul­ga­do pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), resul­tará na pro­porção de um car­ro para cada 3,32 habi­tantes. Se con­sid­er­adas somente as moto­ci­cle­tas, atual­mente exis­tem 32.474.102 unidades em cir­cu­lação nos municí­pios, o que rep­re­sen­ta aprox­i­mada­mente uma moto para cada seis pes­soas, no Brasil. Já a quan­ti­dade de cam­in­hões, chega a 17.466.728.

De acor­do com o estu­do, são aprox­i­mada­mente 120 mil­hões de veícu­los, número 35% maior que a fro­ta de 10 anos atrás, quan­do havia cer­ca de 80 mil­hões de veícu­los em cir­cu­lação pelo país.

Brasília, DF 22/09/2023 Cicloativistas e servidores públicos pedalaram em um bonde de bicicleta saindo da Rodoviária do Plano Piloto com destino à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Dia Mundial sem Carro (CLDF). Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília, DF 22/09/2023 Cicloa­t­ivis­tas e servi­dores públi­cos ped­alaram em um bonde de bici­cle­ta sain­do da Rodoviária do Plano Pilo­to com des­ti­no à Câmara Leg­isla­ti­va do Dis­tri­to Fed­er­al pelo Dia Mundi­al sem Car­ro (CLDF). Foto: Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil — Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O pres­i­dente da CNM, Paulo Ziulkos­ki, con­sid­era pre­ocu­pante o aumen­to de veícu­los nas ruas. “[Os veícu­los] são respon­sáveis pela poluição, prej­u­dicam a saúde da pop­u­lação, trazem out­ros transtornos no trân­si­to, além do impacto finan­ceiro nos municí­pios, que, na maio­r­ia das vezes, não têm estru­tu­ra para rece­ber esse fluxo inten­so”, desta­cou.

Os dados do lev­an­ta­men­to tam­bém apon­tam que, ape­sar de pou­ca capaci­dade de trans­portar pes­soas, 52% dos con­du­tores pref­er­em usar o veícu­lo de pas­seio par­tic­u­lar. A escol­ha de moto­ci­cle­tas figu­ra na segun­da posição, com a prefer­ên­cia de 28% dos con­du­tores. E o trans­porte cole­ti­vo rep­re­sen­ta ape­nas 1% da fro­ta.

A con­fed­er­ação desta­ca que, ape­sar do pouco inter­esse pelos ônibus, essa opção abar­ca nas via­gens entre 24% e 26% dos pas­sageiros trans­porta­dos no sis­tema por dia.

De acor­do com a Sec­re­taria Nacional de Trân­si­to, de 2018 a 2023, o Brasil reg­istrou cer­ca de 1.048.575 de sin­istros de trân­si­to, que são as ocor­rên­cias que resul­taram em dano mate­r­i­al, lesão cor­po­ral ou morte no trân­si­to. A Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) avalia que os sin­istros de trân­si­to con­fig­u­ram a oita­va prin­ci­pal causa de óbitos do Brasil, sendo que o país é o ter­ceiro com o maior número de mortes no trân­si­to no plan­e­ta, atrás ape­nas da Chi­na e da Índia.

O estu­do da CNM propõe a pro­moção de alter­na­ti­vas de trans­porte públi­co de qual­i­dade, o estí­mu­lo ao com­par­til­hamen­to de veícu­los e o inves­ti­men­to em infraestru­tu­ra viária inteligente, com o obje­ti­vo de pro­por­cionar maior segu­rança ao cidadão.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

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