...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Noticias / Dia nacional traz alerta sobre furtos na rede nacional de dutos

Dia nacional traz alerta sobre furtos na rede nacional de dutos

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Transpetro promove ações em 12 estados e no DF


Pub­li­ca­do em 16/08/2023 — 06:43 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A sub­sidiária da Petro­bras Transpetro pro­move nes­ta quar­ta-feira (16) mobi­liza­ção em 13 esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al visan­do a con­sci­en­ti­za­ção da pop­u­lação sobre a importân­cia da preser­vação das faixas por onde pas­sam dutos de com­bustíveis em todo país. 

O Dia da Segu­rança na Faixa de Dutos, pro­movi­do anual­mente pela empre­sa, é con­heci­do como Dia do 168, em alusão ao tele­fone gra­tu­ito cri­a­do pela com­pan­hia nes­sa data, há seis anos, para aler­tar sobre a neces­si­dade de man­ter a inte­gri­dade dos dutos.

O tele­fone 168 é o canal ofi­cial para denún­cias e con­ta­to dire­to da pop­u­lação com a Transpetro.

As ações ocor­rerão nos esta­dos de Alagoas, Ama­zonas, Bahia, Ceará, Espíri­to San­to, Minas Gerais, Paraná, Per­nam­bu­co, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, San­ta Cata­ri­na, São Paulo e Sergipe e no Dis­tri­to Fed­er­al. Em parce­ria com órgãos públi­cos, prefeituras e insti­tu­ições pri­vadas, serão ofer­ta­dos serviços que incluem des­de a emis­são de doc­u­men­tos até exam­es lab­o­ra­to­ri­ais, além de serviços jurídi­cos e de beleza. Segun­do o pres­i­dente da Transpetro, Ser­gio Bac­ci, os serviços são ofer­e­ci­dos “no sen­ti­do de aju­dar as comu­nidades no entorno das nos­sas faixas de dutos”.

Derivações

Bac­ci comem­o­rou a que­da do número de derivações clan­des­ti­nas, nome dado aos fur­tos de com­bustív­el nos dutos. “Caiu ver­tig­i­nosa­mente”, afir­mou. “Há qua­tro anos, nós tive­mos, durante o ano, 251 derivações clan­des­ti­nas. Este ano (2023), até o dia 31 de jun­ho, tive­mos 14 só. A gente quer man­ter esse número. Se con­seguirmos chegar ao final do ano abaixo de 30 derivações será uma grande vitória para nós”. Em 2022, foram 58 fur­tos.

O pres­i­dente da sub­sidiária ressaltou, entre­tan­to, que uma úni­ca derivação que causa um aci­dente traz con­se­quên­cias muito graves, como incên­dios, explosões, vaza­men­tos, poluição, con­t­a­m­i­nação de áreas. “A gente pre­cisa ficar o tem­po todo aten­to para evi­tar que ten­ha derivação. Esse tipo de aci­dente, se a gente não tiv­er muito cuida­do, pode causar prob­le­mas de graves pro­porções”. Equipes da Transpetro oper­am nas faixas de dutos, acom­pan­han­do diari­a­mente as condições dos dutos, ver­i­f­i­can­do se não há ninguém andan­do nas faixas de dutos com propósi­to de efe­t­u­ar algu­ma derivação. “Esse é um com­pro­mis­so diário nos­so para preser­var os nos­sos ativos”.

O fur­to de com­bustív­el de dutos pode, inclu­sive, provo­car fer­i­men­tos em pes­soas e, até, óbitos. Em 23 de maio de 2019, a meni­na Ana Cristi­na Pacheco Luciano, de 9 anos, mor­reu no Hos­pi­tal Estad­ual Adão Pereira Nunes, em Saracu­runa, na Baix­a­da Flu­mi­nense. Ela teve 80% do cor­po queima­do no vaza­men­to de gasoli­na de um duto da Transpetro no Par­que Amapá, em Duque de Cax­i­as, no Rio de Janeiro. Ao dar entra­da no hos­pi­tal, na madru­ga­da de 26 de abril, seu esta­do de saúde era gravís­si­mo, con­forme o bole­tim médi­co. A meni­na havia caí­do em uma poça de gasoli­na e bron­coaspi­ra­do o pro­du­to, ten­do seque­las inter­nas e exter­nas. A polí­cia inves­tigou, à época, a pos­si­bil­i­dade de roubo de com­bustív­el do duto por crim­i­nosos.

Fiscalização

A Transpetro pos­sui 8,5 mil quilômet­ros de faixas de dutos. As equipes da Transpetro tra­bal­ham diari­a­mente na fis­cal­iza­ção dos dutos, disse o pres­i­dente. “Tem gente de Norte a Sul do Brasil que, às vezes, per­corre a pé essas faixas de duto”. Atual­mente, a com­pan­hia vem uti­lizan­do a tec­nolo­gia de drones para faz­er tam­bém essa ver­i­fi­cação.

Reafir­mou a importân­cia da con­sci­en­ti­za­ção das pes­soas, bem como a uti­liza­ção do tele­fone 168 para enviar dúvi­das e sug­estões ou comu­nicar qual­quer movi­men­tação sus­pei­ta nas faixas e em ter­renos próx­i­mos, como ativi­dades notur­nas, cheiro forte de com­bustív­el e pre­sença de car­ros e pes­soas com mangueiras e out­ros equipa­men­tos. O anon­i­ma­to é garan­ti­do. O tele­fone fun­ciona 24 horas por dia, sete dias por sem­ana.

Grafite

Durante a ação, a Transpetro vai realizar uma nova eta­pa do pro­je­to 168 em Cores, que con­siste na pin­tu­ra de grafite em muros de local­i­dades viz­in­has aos dutos oper­a­dos pela empre­sa.  São 12 artis­tas que vão atu­ar em São Paulo, Rio Grande do Sul, San­ta Cata­ri­na, Paraná, Bahia e no Dis­tri­to Fed­er­al, pro­duzin­do desen­hos alu­sivos ao tema de segu­rança em dutos, com o obje­ti­vo de aumen­tar a con­fi­ança na segu­rança dos dutos; sen­si­bi­lizar moradores nos cuida­dos com o local; cri­ar empa­tia com a mar­ca e aumen­tar a rep­utação da empre­sa; além de pro­mover a comu­nidade por meio de tra­bal­hos artís­ti­cos.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …